Pólos magnéticos

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Pólos magnéticos

Mensagempor leonor em Quarta Jan 20, 2010 7:18 pm

Porque é que se diz que é impossível separar-se dois pólos de um íman?
leonor

Registado: Domingo Jan 17, 2010 11:24 pm

Re: Pólos magnéticos

Mensagempor renatofilipe em Quarta Jan 20, 2010 7:35 pm

Quando se divide um íman, as cargas distribuem-se de modo a que cada metade se torne um novo íman. Isto acontece até ao nível atómico, porque quando ficas só com um átomo ele também terá cargas negativas e positivas, ou seja um íman é um dípolo.
Não sei se me fiz entender, se quiseres eu posso tentar outra explicação.
"If time travel were possible, we'd be inundated with tourists from the future." Stephen Hawking
renatofilipe
gluão
gluão

Registado: Sexta Jan 08, 2010 9:53 pm

Mensagempor Ângela Guerra em Quarta Jan 20, 2010 7:52 pm

As cargas não se distribuem... Cargas em movimento produzem campos magnéticos, que têm sempre um sentido, o que origina os pólos. Logo, até um átomo, por ter electrões em movimento, produz campo magnético. Quando os campos magnéticos de um conjunto de átomos ficam alinhados e no mesmo sentido, como num íman, os campos somam-se, e são detectáveis. Se tentares cortar um íman ao meio, continuarão a existir muitos campos magnéticos, com sentido, logo, com 2 pólos. Imagina uma fita com muitas setas pequenas. Por mais que cortes a fita, as setas vão continuar a apontar no mesmo sentido, logo haverá sempre um lado de onde as setas apontam e um lado para onde as setas apontam. (É uma analogia um pouco parva, mas acho que dá para entender... :XD )
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Mensagempor renatofilipe em Quarta Jan 20, 2010 9:22 pm

Peço desculpa pelo meu erro, foi mais um erro de expressão. :oops:
Agora li de novo e pelo que escrevi parece que dá a ideia dos electrões se moverem de uma das metades para a outra. :oops:
"If time travel were possible, we'd be inundated with tourists from the future." Stephen Hawking
renatofilipe
gluão
gluão

Mensagempor Ângela Guerra em Quarta Jan 20, 2010 10:51 pm

Só acontece a quem tenta. :)
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor renatofilipe em Quarta Jan 20, 2010 11:13 pm

A verdade é que eu já li num livro uma excelente explicação para este fenómeno, já não me lembro é qual. :XD
Lembro-me que dizia que os ímanes são dípolos e que os átomos também, e essa tal separação dos pólos criaria um monópolo mas isso não existe. Acho que isto estava inserido num texto sobre levitação, e para isso os monópolos davam tanto jeito! :)
renatofilipe
gluão
gluão

Mensagempor Ângela Guerra em Quarta Jan 20, 2010 11:18 pm

Eu baseei-me na explicação que o monitor do meu projecto na Escola de Verão do Porto nos deu. Era sobre ferrofluidos.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor renatofilipe em Quarta Jan 20, 2010 11:25 pm

Eu não sei o que são ferrofluidos, achas que são compreensíveis para um aluno de 11º?
renatofilipe
gluão
gluão

Mensagempor Ângela Guerra em Quarta Jan 20, 2010 11:42 pm

Era o 11º ano que eu tinha terminado, quando participei na escola de verão... Mas não são muito fáceis de entender, parece-me. Mas, rapidamente, são líquidos com propriedades magnéticas, como se fossem ferro liquefeito (mas não são!). Não sei de que são feitos (ou não me lembro), mas tinham características engraçadas, como formar cones à superfície quando se aplica um campo magnético . :D Explicar o comportamento dos cones (que era essencialmente o trabalho do projecto) é que é um pouco mais complicado, porque mistura magnetismo com tensão superficial e assim.
Experimenta googlar "ferrofluidos", devem aparecer imensas imagens engraçadas. Até há arte com ferrofluidos! São tão interessantes (pelo menos esteticamente) que eram a imagem de cartaz da escola, esse ano...
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor renatofilipe em Quinta Jan 21, 2010 12:03 am

Bem isto é giro de verdade já tenho que entreter a cabeça nos próximos dias. Obrigado :D
renatofilipe
gluão
gluão

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes