Escadas e Torque

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Escadas e Torque

Mensagempor jos_moreira em Terça Jan 19, 2010 2:20 pm

tenho duvida no seguinte problema:
Uma escada AB de 3m de comprimento e massa 20kg repousa sobre uma parede sem atrito.
No solo tamb´em n˜ao existe atrito e para evitar que a escada escorregue, colocou-se a corda OA de
massa desprez´avel. Um homem de 60 kg est´a a dois ter¸cos da extremidade inferior da escada. A corda
rompe-se repentinamente.
devo calcular qual a tensao da corda no momento anterior a partir.

Parece me obvio que tenho que impor a condição de que o somatorio dos torques tem que ser nulo...
Começando a calcular em relação ao CM:
torque do peso da escada é nulo
torque do peso do homem bem como o das reações normais é o produto vectorial entre o raio e as forças...porem nao me é dado nenhum ângulo

Posso ainda impor que a resultante das forças é nula porem tenho demasiadas incognitas parece-me, contemos:
a força da corda, a reação horizontal e a vertical e o angulo, portanto 4 incognitas a duas equações...

Não sei o que fazer...talvez me faltem condiçoes talvez nao esteja a ver alguma coisa.
agradecia qualquer ajuda que pudessem dar, obrigado desde ja.
jos_moreira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Abr 21, 2009 4:25 pm

Re: Escadas e Torque

Mensagempor Ângela Guerra em Terça Jan 19, 2010 2:46 pm

Se impuseres que o torque resultante é nulo e a força resultante é nula, ficas com 3 equações, e consegues obter o valor da tensão em função do ângulo que escada faz com o chão, ou a parede, como quiseres.
Não é que seja importante, mas de certeza que a massa da escada é 20kg?
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes