Viagens no tempo: Realidade ou ficçao?

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Viagens no tempo: Realidade ou ficçao?

Mensagempor fcouto em Segunda Fev 09, 2009 6:04 pm

Deixo aki uma qustao que decerto ira causar muita discussao: "Será que algum dia havera forma de viagar no tempo?"

A fisica moderna nao nega que seja possivel viajar para o futuro, isso esta mais do que provado, no entanto o que parece imporvavel e voltar ao passado.
Deixo aki algumas teorias que vi no outro dia no nat geo:

- Se viajarmos perto da velocidade da luz como o tempo passa mais devagar para nos conseguiremos ir para o futuro.

- Há cientistas que defendem que se duas cordas cosmicas se encontrarem a gravidade sera tanta que dobrará o espaço e como a luz tem que percorrer o espaço se nos passarmos no espaço entre as cordas chegaremos antes de partir, pois percorreremos um trajecto mais curto do que a luz. Esta teoria tem 2 grandes defeitos, a probabilidade de duas cordas (se existirem) se encontrarem é infinitamente pequena e se tal acontecesse, segundo os calculos de varios fisicos, ao dobrar o espaço/tempo iria criar um buraco negro.

- Um cientista defende que a luz tal como a massa consegue distorcer o espaço tempo, logo se utilizarmos um grande numero de lazer a viagem no tempo e possivel.

Espero nao ter cometido nenhum erro grave ao enunciar as teorias mas ja as vi a algum tempo...

Cumps
fcouto
gluão
gluão

Registado: Segunda Fev 09, 2009 5:14 pm

Re: Viagens no tempo: Realidade ou ficçao?

Mensagempor jap em Segunda Fev 09, 2009 9:37 pm

fcouto Escreveu:(..)
Espero nao ter cometido nenhum erro grave ao enunciar as teorias mas ja as vi a algum tempo...

Cumps

Cometeste sim,

...mas já as vi há algum tempo...
:lol:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor sagardipak em Segunda Fev 09, 2009 9:41 pm

Para além dos paradoxos filosóficos que as viagens no tempo (para o passado) implicam, eu acho que as viagens ao passado não vão ser possíveis... Atenção, esta resposta é baseada em "acho" e, portanto, muito pouco científica.

Acho é que as viagens para o futuro são possíveis, mas irreversíveis. Se andares perto da velocidade da luz, o tempo para ti passa mais devagar, ou seja, de um certo modo estás a obrigar o tempo a andar mais depressa fora de ti. :P Agora, quanto ao voltar para trás...
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor fcouto em Segunda Fev 09, 2009 9:56 pm

Mas temos que ver que quando nos aproximamos da velocidade da luz a nossa massa tambem vai aumentar substancialmente, tal como demonstra a equaçao E = mc^2.

Tanto que eles no CERN conseguiram aumentar o tempo de existencia dos muões para alguns segundos acelerando-os quase a velocidade da luz, no entanto a sua massa aumentou circunstancialmente...
fcouto
gluão
gluão

Mensagempor Asofia em Quarta Fev 11, 2009 10:54 pm

Eu penso que um dia poderemos saber como viajar para o passado, tal como sabemos hoje como viajar para o futuro - daí até conseguirmos é que é outra coisa.
Segundo a teoria da relatividade quanto mais próximo estivermos da velocidade da luz mais devagar andamos no tempo, de tal modo que para um fotão o tempo não passa. Se conseguisse-mos andar mais rápido do que a velocidade da luz então poderíamos recuar no tempo, só que há um pormenor:
- A velocidade da luz é a velocidade máxima que se consegue atingir
Mas se o espaço-tempo é curvo perto de uma massa muito grande então a luz perto de um campo gravitacional curva-se com ele, desta forma cria-se um atalho que possibilita a chegada de um "indivíduo" antes de um raio de luz. Se em vês de se acompanhar o espaço curvo se se conseguir passar a direito por esse mesmo espaço então o "indivíduo" terá chegado a "X" antes de um raio de luz que saiu de "Y" ao mesmo tempo que o "indivíduo".
Agora se isto é possível??? não faço ideia até porque não consigo imaginar um caminho a direito num espaço que é curvo.
Por mim a dúvida continua no ar... :)
Asofia
gluão
gluão

Registado: Terça Jan 20, 2009 7:22 pm

Mensagempor fcouto em Quarta Fev 11, 2009 11:47 pm

Em teoria ha uma maneira de ultrapassar a curva espaço/tempo, a ocorrencia de um wormhole.
A verdade e que esta teoria é muito explorada pelos realizadores de filmes e series de ficçaoo cientifica, no entanto ainda está para provar se existem, tal como se nao existem...
fcouto
gluão
gluão

Mensagempor ruimedina em Domingo Fev 15, 2009 1:39 pm

Viajar no tempo, um dos grandes sonhos da humanidade desde a sua adolescência, para o futuro, mas não digo propriamente viajar para o futuro digo mais andar mais depressa do que o universo pois é isso que acontece é relativamente fácil, é só atingir velocidades perto da velocidade da luz, e para isto não é preciso muito, basta 5% da velocidade da luz e em 40 anos viajaríamos 400 anos (?), mas essas viajens no tempo seriam uma seca, para quê viajar para o futuro se n sabemos o que vamos encontrar?

Portais no tempo são completamente uma impossibilidade? Wormholes, segundo muitos fisicos isso seria uma possibilidade de ir atráz no tempo, mas a que custo? Para quê mudar o passado? Se o fizesse-mos talvez deixariamos de existir... á muitas variaveis que podem mudar só de ir ao passado poderiamos fazer alterações desastrósas e irreversiveis.

Eu podia fazer aqui um texto de meio metro mas não vale a pena, acho que se houve-se uma maquina do tempo iria mover todos os recursos possiveis para a destruir, pois ha certo "poderes" que ninguém deve ter.
ruimedina
gluão
gluão

Registado: Sábado Fev 14, 2009 12:47 am

Mensagempor fcouto em Segunda Fev 16, 2009 7:12 pm

Em relaçao a viajar ao passado, há muitos fisicos que defendem que mesmo que viajemos ao passado nao ia adiantar de nada, pois mesmo que alteremos o rumo da historia isso nao afectaria o nosso universo, mas sim iria criar um outro universo paralelo ao nosso...

Cumps
fcouto
gluão
gluão

Mensagempor Asofia em Quinta Fev 19, 2009 6:25 pm

O físicos dizem isso com base em alguma explicação/teoria ou é só porque é o que acham que acontece?
Asofia
gluão
gluão

Registado: Terça Jan 20, 2009 7:22 pm

Mensagempor Miro em Quarta Abr 29, 2009 7:34 pm

eu li o livro Cosmic Wormholes de Paul Halpern 1992 e explica bastante bem as varias possibilidades, recomendo para os intressados no assunto!

se alguem quiser posso levar na sessão de junho do Quark! ou então procurem numa biblioteca que devem arranjar, eu compre este nuam feira do livro que estava na estaçao da campanha quando ia para a 1ºsessão

o livro "a fisica do impossivel" do Michio Kaku tambem aborda o assunto mas axei um bocado superficial

axo que tambem postei um video do youtube no topico dos ducumentarios que expunha uma teoria que envolvia ter a luz a "rodopiar" e que nao vi em mais lado nenhum
666
Miro
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Jun 15, 2007 2:53 pm

Mensagempor Drizzel em Quarta Abr 29, 2009 11:12 pm

Pessoalmente, acho que as viagens no tempo serão possíveis um dia. Porque é que não o haviam de ser? Não há nada que diga que é impossível viajar no tempo. Aliás, como já foi aqui referido, até se começa a ponderar seriamente essa possibilidade. Como o próprio Michio Kaku diz no "A Física do Impossível" há 150 anos ninguém imaginava que teríamos fax, redes de comunicações mundiais, entre outros. No entanto temos. Então porque não havia de ser possível viajar até amanhã para ver se vale a pena comer na escola? :D (mas não vale a pena fazê-lo para as cantinas de Coimbra, a não ser que viajemos até ao próximo semestre :lol: )
Failure? Sorry, nerver heard of such.
Drizzel
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Fev 25, 2008 2:45 pm

Mensagempor Tharis em Sexta Maio 01, 2009 9:45 pm

Se por viagens no tempo entendes para o passado e para o futuro, porque é que ninguém do futuro veio cá ter e porque é que ninguém do passado veio cá ter? :mrgreen:

A segunda podes sempre dizer que antes deste momento ela (a machine) ainda não foi criada, mas se é possível viajar para o passado, porque é que ninguém do futuro nos veio visitar? Ou devem achar-nos pré-históricos? :lol:

Anyways, me is not saying me doesn't believe in time traveling.
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor Drizzel em Sábado Maio 02, 2009 12:04 am

As viagens no tempo são um tema do qual ainda não temos certezas praticamente nenhumas. Em primeiro lugar, se de facto for possível viajar no tempo, não sabemos qual o grau de liberdade com que nos podemos mover na recta cronológica. Podemos só ser capazes de nos mover para o passado, ou só para o futuro (o que explica porque é que ninguém do futuro nos veio visitar ainda :D ) ou em ambos os sentidos. Para além disso, se de facto for possível viajar no tempo e se existirem, de facto, universos paralelos, pode acontecer que só possamos mover-nos no tempo de universos paralelos ao nosso. Parece absurdo, mas porque é que não havia de ser possível que assim fosse? Não há nada, neste momento, que o impeça. :D
Resumindo, ainda não podemos tirar grandes conclusões quanto a viagens temporais...ainda. 8)

P.S.: A não ser que fosse para uma época da qual não houvesse registos históricos acho que não seria tão interessante assim viajar para o passado. Era muito mais interessante viajar para o futuro, onde não sabes o que vai acontecer! :D
Failure? Sorry, nerver heard of such.
Drizzel
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Fev 25, 2008 2:45 pm

Mensagempor Ricardo Faria em Segunda Jul 27, 2009 1:48 am

Viajar para o futuro e possivel, conforme demonstrado pela relatividade restrita. Inclusive tem a famosa demonstraçao teorica do paradoxo dos gemeos. Esta teoria foi confirmada medindo o tempo de decaimento dos muons na atmosfera, que tem um tempo de vida maior devido a sua alta velocidade.
Outra confirmaçao da teoria da relatividade é o atraso dos relogios em campo gravitacional mais forte. O relogio na superficie da Terra anda mais devagar do que um relogio posicionado em um satelite afastado da Terra, tambem comprovado experimentalmente.
O problema sao as viagens no tempo para o passado, pois desafia o principio da causalidade, quem ja ouvir falar do paradoxo do avô?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_do_av%C3%B4
Ricardo Faria
gluão
gluão

Registado: Quinta Nov 22, 2007 8:37 pm

Mensagempor Dynamis em Segunda Jul 27, 2009 10:22 am

Ah, então é isso!! Sempre me questionei sobre como os "bruxos" (e "bruxas") "conseguiam adivinhar" o nosso "futuro"...

É assim: eles metem-se numa "máquina do tempo", vão até ao "futuro" espreitar o que por lá se passa, voltam à nossa "realidade" e contam-nos o que vai acontecer... !!

E será que eles "apanham o avião", ou vão num "DeLorean" como no "Back To The Future"??

Imagem

... O avião sempre chegava mais perto da velocidade da Luz... Devia dar mais "efeito"... :lol:

Fora de brincadeiras, viajar para o passado (pelo menos o passado Histórico) parece-me um absurdo, provavelmente mais ainda do que parecia aos povos pré-históricos uma ida até à Lua... E ir para o futuro...?? Não sei não... :? Uma coisa é certa: o futuro não está escrito (pelo menos para quem, como eu, não acredita em dogmas da predestinação e outros princípios religiosos afins...) Se ainda conseguiremos um dia viajar no tempo para o futuro, não sei, mas deve ser uma concepção de "futuro" bem diferente da que nós temos, até porque me parece muitíssimo improvável que uma massa possa coexistir no mesmo binário espaço-tempo como sucedia no filme "Back To The Future", um clássico espectacular :D

Mas até conseguirmos "viajar no tempo", assim tipo como quem compra na Net um voo na easyJet para o Funchal, vai ainda dar muito tempo para que "um meteorito do tamanho do Texas" (por que será que coisas destas têm sempre relação com os EUA?? :roll: ) colida com a Terra e recomece o princípio da evolução da vida, tal como há milhares de milhões de anos atrás... até uma "certa espécie", curiosa por natureza, chegar "outra vez" a uma troca de impressões num fórum deste género, através de "uma Internet qualquer" num "futuro" longínquo. Tal fenómeno ao estilo de déjà vu lembraria até um certo "regresso ao passado" para quem (ou algo que) pudesse observar, incansável, a evolução da vida, ao longo do tempo, destes seres irrequietos e sedentos de saber sempre mais... como um autêntico "Deus"... Não estaremos nós a aproximar-nos de "Deus" com estas perguntas e intenções... Ou seremos nós todos "Deuses"... ???

Abcs

Pedro

PS: o problema é se "os bruxos" ficam "presos" no futuro e não voltam. E lá ficamos nós à espera deles, neste presente chato e insatisfatório, furiosos por nos terem ficado com o dinheiro e desaparecerem... !! :lol:
Dynamis
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 21, 2008 8:41 pm

Próximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes