Olimpíadas... só para os miudos?

Deixa aqui as tuas sugestões!

Olimpíadas... só para os miudos?

Mensagempor jmgb em Terça Nov 28, 2006 2:27 am

Ainda há uns meses fiz a minha última participação olímpica, e já começo a dar por mim a remoer na ideia "É injusto já não poder participar"... E então vejo grandes amigos meus partir periodicamente para competições e torneios inter-universitários de programação, e fico com isto no pensamento: que acham da ideia de se criar uma "Olimpíada Universitária da Física"?
Penso que talvez fosse um meio de juntar alunos de Física de todo o país, em bom ambiente de confratrenização, e com algum objectivo para além do habitual almoço ou jantar... Resolver problemas difíceis é sempre um desafio estimulante!

Digam qualquer coisa, nem que seja um "Cala-te Gama, estás a ser inconveniente.".

Abraço.
última vez editado por jmgb s Terça Nov 28, 2006 2:35 am, editado 1 vez no total
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 1:10 am

Mensagempor Zé Teixeira em Terça Nov 28, 2006 2:33 am

Apoio a ideia, nós também merecemos :P Não sei é se será viável, afinal é mais dinheiro que a SPF teria de gastar, e sem ter o proveito de ganhar notoriedade para Portugal em competições internacionais... A não ser que haja olimpíadas universitárias internacionais de física (há?).

De qualquer forma, acho uma óptima ideia. O espírito olímpico não morre nunca, nem na universidade! :)
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor jap em Terça Nov 28, 2006 1:00 pm

Zé Teixeira Escreveu:(...)A não ser que haja olimpíadas universitárias internacionais de física (há?).

Não existem olimpíadas universitárias internacionais de física :cry:

Podemos pensar numa competição/confraternização entre alunos universitários, mas a aposta da SPF passa sobretudo por promover a Física entre os alunos mais novos, que é onde é mais preciso. O número de turmas com Física de 12º ano tem diminuido drasticamente nos últimos anos e esta opção está em vias de tornar-se residual...

Acresce que a nível de financiamentos isto vai de mal a pior. Este ano anunciam-se cortes drásticos do Ministério da Educação às olimpíadas (o ME financia metade, a outra metade é o Ministério da Ciência). Como as olimpíadas de matemática conseguiram o apoio de um banco, agora o ME acha que as outras olimpíadas deviam ser sustentadas de forma semelhante... :cry:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor manuelmarque em Terça Nov 28, 2006 7:34 pm

jap Escreveu:
Zé Teixeira Escreveu:(...)A não ser que haja olimpíadas universitárias internacionais de física (há?).

Podemos pensar numa competição/confraternização entre alunos universitários, mas a aposta da SPF passa sobretudo por promover a Física entre os alunos mais novos, que é onde é mais preciso. O número de turmas com Física de 12º ano tem diminuido drasticamente nos últimos anos e esta opção está em vias de tornar-se residual...

Isso é bem verdade. Na minha escola, apenas se conseguiram fazer 1 e 1/2 turmas de Física - em contrapartida, as turmas de Química estão a rebentar com tanta gente :roll:
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor Real em Terça Nov 28, 2006 7:40 pm

Gama, talvez seja uma ideia mais prática (e menos ousada) tentar criar encontros mensais (?) do pessoal do fórum! :wink: Sempre era um ponto de partida!
É claro, é tudo a sair do nosso bolso... Por isso é sempre ah e tal ... (e o comandro, evidentemente :P)
Diogo Fernandes
(IPhO 2005 - Salamanca)
Real
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 7:52 pm

Mensagempor jmgb em Terça Nov 28, 2006 8:42 pm

O número de turmas com Física de 12º ano tem diminuido drasticamente nos últimos anos e esta opção está em vias de tornar-se residual...

NUNCA!
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor manuelmarque em Terça Nov 28, 2006 9:47 pm

jmgb Escreveu:
O número de turmas com Física de 12º ano tem diminuido drasticamente nos últimos anos e esta opção está em vias de tornar-se residual...

NUNCA!

Somos de facto nós quem faz a diferença... :) Sei de escolas onde esteve para não haver Física, foi tudo para Química/Psicologia...
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor jmgb em Quarta Dez 06, 2006 1:58 am

Acresce que a nível de financiamentos isto vai de mal a pior. Este ano anunciam-se cortes drásticos do Ministério da Educação às olimpíadas (o ME financia metade, a outra metade é o Ministério da Ciência). Como as olimpíadas de matemática conseguiram o apoio de um banco, agora o ME acha que as outras olimpíadas deviam ser sustentadas de forma semelhante...

Será que os bancos não estariam interessados em fazer alguma publicidade junto dos alunos com gosto pela Física? Achei bastante pobre o patrocínio feito pela Texas Instruments na edição 2005-2006 das olimpíadas, e penso que talvez se conseguissem apoios fortes se utilizássemos os devidos argumentos.

As minhas sugestões:

Argumento nº 1: todos os bancos internacionais de sucesso têm físicos a trabalhar nas secções de gestão financeira e de jogadas na bolsa; se os bancos nacionais menosprezarem os alunos de Física portugueses, como esperam contar com o seu possível apoio, no futuro? [faz-se subentender que as instituições em causa estão a deitar dinheiro fora a longo prazo, já que é a única coisa que os poderá fazer pensar em mudar de posição]

Argumentos nº 2, nº 3, nº 4 ... nº n: pensem e digam vocês. :wink:

Abraço.
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor Zé Teixeira em Quarta Dez 06, 2006 2:08 am

Argumento nº 2: Se este ano, bem como nos anos seguintes, voltarmos a ter um desempenho nas olimpíadas internacionais tão bom como o do ano passado (o que é perfeitamente possível, agora que temos veteranos a colaborar com caloiros), isso seria boa publicidade para qualquer banco; poderiam simplesmente dizer que foi graças ao seu apoio financeiro que a preparação portuguesa deu frutos.
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor Andre França em Quarta Dez 06, 2006 4:19 pm

Argumento nº 3.14:
Se não colaborarem connosco, quando [e se] os nossos computadores quânticos começarem a factorizar números fofos (por fofos entende-se muito grandes), não hesitaremos em dar cabo de todas as chaves de encriptação que eles possuírem :twisted:
IPhO 2006 - Singapura.
Andre França
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Nov 12, 2006 11:10 am

Mensagempor vbmaster em Quarta Dez 06, 2006 5:53 pm

Acho realmente muito estranho, num país com um governo que supostamente tem o plano tecnológico como uma das propostas prioritárias para o desenvolvimento do país, não se apostar também, e muito menos financiar devidamente, este tipo de campeonatos que só desenvolvem e promovem a massa cinzenta existente em Portugal (que, ao contrário do que se possa pensar, existe e muita... pode é não estar a ser aproveitada, e isso é um grande erro).

É uma vergonha uma sociedade portuguesa de física ter dificuldades para poder, da melhor maneira possível, ajudar a preparar meia dúzia de gatos pingados. Não haverá ninguém em Portugal que nos possa patrocinar? Também não há muitas empresas no nosso país relacionadas com física, mas de qualquer maneira... nem que fosse o patrocínio da padaria da esquina... :shock:
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 11:49 pm

Mensagempor jmgb em Segunda Dez 11, 2006 3:34 am

É uma vergonha uma sociedade portuguesa de física ter dificuldades para poder, da melhor maneira possível, ajudar a preparar meia dúzia de gatos pingados. Não haverá ninguém em Portugal que nos possa patrocinar? Também não há muitas empresas no nosso país relacionadas com física, mas de qualquer maneira... nem que fosse o patrocínio da padaria da esquina...

Um dia, talvez as grandes empresas percebam que podem promover o seu nome, publicitando-o de uma forma mais saudável e barata que as dispendiosas estampagens em camisolas de indivíduos imbecis, descerebrados e fúteis, que correm em grupos de onze atrás de uma bola...

Mas isto sou eu a pensar...

Abraço.
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Problema...

Mensagempor marco23 em Quarta Dez 13, 2006 10:14 pm

De facto as turmas de fisica sao cada vez menos...
Aqui na minha terra (Trofa) existe apenas uma turma de fisica com 10 alunos!!!

Urge suscitar o interesse pela fisica entre os mais novos.

Quanto aos cortes orçamentais...é um problema. Cabe à SPF promover a recolha de patrocinios, pois nao se pode esperar eternamente por subsidios do estado, pois eles por vezes tardam, nem sempre sao justos nem suficientes.

Abraços Olimpicos
Marco Ferreira
Olimpiadas 2006
marco23

Registado: Sexta Nov 17, 2006 12:04 am

Mensagempor manuelmarque em Quinta Dez 14, 2006 10:02 pm

jmgb Escreveu:
É uma vergonha uma sociedade portuguesa de física ter dificuldades para poder, da melhor maneira possível, ajudar a preparar meia dúzia de gatos pingados. Não haverá ninguém em Portugal que nos possa patrocinar? Também não há muitas empresas no nosso país relacionadas com física, mas de qualquer maneira... nem que fosse o patrocínio da padaria da esquina...

Um dia, talvez as grandes empresas percebam que podem promover o seu nome, publicitando-o de uma forma mais saudável e barata que as dispendiosas estampagens em camisolas de indivíduos imbecis, descerebrados e fúteis, que correm em grupos de onze atrás de uma bola...

Mas isto sou eu a pensar...

Abraço.

Muito me ri com o teu post :lol:
Mas é, de facto, triste. E é como o Miguel diz, existem capacidades (os estudantes não são burros, pelo menos a maior parte :)), só que estão a ser sub-aproveitadas.
Fica tudo em potencial... depois dissipa-se e já não há conservação! (desculpem, a mecânica e a conservação de energia têm andado a moer-me a cabeça... são demasiados problemas similares :? )

Cumps
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor <MHS> em Quinta Fev 22, 2007 7:23 pm

É verdade... aliás, há escolas que nem se quer oferecem essa opção, aqui em Lisboa
May Simple Harmonic be your Motion
<MHS>
gluão
gluão

Registado: Quarta Fev 14, 2007 7:21 pm

Próximo

Voltar para Sugestões

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante