Para os nossos "Pequeninos"!

Deixa aqui as tuas sugestões!

Para os nossos "Pequeninos"!

Mensagempor Ivo_Timóteo em Domingo Maio 06, 2007 8:32 pm

Bem, o facto de estar a ajudar (ou pelo menos a tentar) uma equipa de três jovenzinhos interessados em física (Escalão A) levou-me a pensar se uma área reservada a problemas "Júnior" não seria um bom upgrade ao fórum.

Não sei se sai fora dos "princípios" do Fórum ou se o fórum deverá ser para problemas mais complexos (até para evitar um certo spam)...

No entanto, sendo o título "Quark! Fórum das Olimpíadas de Física" penso que os "A's" também poderiam estar incluídos :)

E os regionais são já na próxima semana!
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor jap em Domingo Maio 06, 2007 8:49 pm

Ivo,

Desde já agradeço-te a disponibilidade para ajudar essa equipa de jovens na sua preparação para a fase regional das olimpíadas! Isso é que é verdadeiro espírito olímpico! :D

Vou (vamos!) reflectir sobre a tua sugestão. Em princípio parece-me uma boa ideia, embora também esteja a antever alguns problemas na gestão do "Quark!", se o número de utilizadores sofrer uma grande "expansão", potenciando, por exemplo, problemas de spam. Mas como é por uma boa causa, talvez valha a pena tentar, o que acham? :roll:

Se avançarmos para uma "secção júnior", vou certamente precisar de mais ajuda para garantir uma resposta "em tempo real" às mensagens dos mais jovens. Talvez alguém que conheça bem os programas e a realidade do ensino básico e secundário, eu só tenho "trabalhado" com pessoal do 12º ano... :inocent:

Gostava de ouvir a vossa opinião sobre esta sugestão do Ivo. Fico à espera. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor manuelmarque em Domingo Maio 06, 2007 8:56 pm

Eu acho que tem bastante interesse. Já tive que explicar alguns rudimentos de Física a alunos de 7.º ano (durante uma feira de Ciência, na minha escola) e foi bastante interessante. Agora há, é claro, a necessidade de não complicar, não ir demasiado fundo na explicação, ou ainda os amedronto e lá se vai um suposto olímpico! :P
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor Nuno_Monteiro em Domingo Maio 06, 2007 9:22 pm

Eu cá acho que seria uma optima iniciativa.
Nuno_Monteiro
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 9:39 pm

Mensagempor vbmaster em Domingo Maio 06, 2007 9:27 pm

Haverá o natural problema da diversidade dos problemas que podem ser postos a estudantes ainda com fracas bases na Física, mas lá está, alguém com imaginação e experiência nesses anos de escolaridade e será uma secção de fórum com a sua importância.
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 11:49 pm

Mensagempor Zé Teixeira em Domingo Maio 06, 2007 10:27 pm

jap Escreveu:Se avançarmos para uma "secção júnior", vou certamente precisar de mais ajuda para garantir uma resposta "em tempo real" às mensagens dos mais jovens.

Há sempre a possibilidade de se arranjar alguns moderadores (por exemplo, professores do ensino básico que tenham disponibilidade e interesse) para ajudarem.
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor fnbrandao em Domingo Maio 06, 2007 11:40 pm

Nunca ajudei olímpicos mais jovens, mas já dei a explicações miúdos de física e química (eram do Colégio Militar, não lhes cobrei nada :inocent: ) e julgo que um conjunto de fórmulas ou texto escrito não é a melhor maneira de os ensinar.

Isto é, eu acho uma óptima ideia expandir o fórum ao escalão mais novo, mas julgo-o mais útil para os mais velhos, porque penso que os mais novos ainda não têm uma capacidade tão grande de abstracção; nesse caso, parece-me que o ensino/ajuda/etc. seja mais lucrativo cara-a-cara.

É só uma opinião...Por si só não vale nada :lol:
fnbrandao
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Fev 25, 2007 10:43 pm

Mensagempor Ivo_Timóteo em Segunda Maio 07, 2007 9:59 pm

O grande problema que eu identifico é mesmo o spam que pode começar a existir :(

Penso que ninguém quer estragar o excelente ambiente que este fórum tem tido até à data. :D

Esta ideia surgiu-me um bocadinho do ar, mas agora que já ouvi algumas opiniões e que já passou algum tempo, julgo que realmente não é uma ideia muito boa. Até porque os problemas nunca poderiam ser muito desenvolvidos, devido aos conhecimentos que eles possuem, e assim perder-se-ia um bocado o espírito de descoberta contínua que caracteriza o fórum. Os problemas a esse nível de conhecimento são demasiado práticos e sem as deliciosas subtilezas.

Acabo por ficar um pouco inclinado para o "não", não porque não concorde com a ideia de alargar mas por achar que não se justifica.
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor kelker em Segunda Maio 07, 2007 11:25 pm

Acho a ideia boa.

Quanto ao spam, acho que a administração pode contratar uns olímpicos que se ofereçam para ir fazendo a limpeza, caso esta venha a dar mais trabalho que o conveniente...
kelker
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Terça Mar 13, 2007 10:56 pm

Mensagempor jap em Quarta Maio 09, 2007 10:34 pm

Bom, tendo pensado um bocado sobre este assunto, acho que vale a pena criar uma secção júnior, mas com uma filosofia muito especial: em vez de ser uma secção de problemas, ou de discussão sobre temas de física, será uma zona onde, sob a forma de vídeo, serão sugeridas experiências do estilo "try it yourself at home" que divirtam os miúdos e que, simultaneamente, os despertem para a física. Tudo muito lúdico e sem grandes pretensões...o que acham? :roll:

Vou precisar de ajuda de alguns voluntários, como moderadores, ou até para filmarem algumas experiências... :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor kelker em Quarta Maio 09, 2007 10:46 pm

jap Escreveu:Bom, tendo pensado um bocado sobre este assunto, acho que vale a pena criar uma secção júnior, mas com uma filosofia muito especial: em vez de ser uma secção de problemas, ou de discussão sobre temas de física, será uma zona onde, sob a forma de vídeo, serão sugeridas experiências do estilo "try it yourself at home" que divirtam os miúdos e que, simultaneamente, os despertem para a física. Tudo muito lúdico e sem grandes pretensões...o que acham? :roll:

Vou precisar de ajuda de alguns voluntários, como moderadores, ou até para filmarem algumas experiências... :D

Eu acho a ideia muito boa, e sem dúvida adequada!
kelker
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Terça Mar 13, 2007 10:56 pm

Mensagempor Zé Teixeira em Quarta Maio 09, 2007 11:02 pm

Concordo, é uma boa ideia. Habituá-los desde pequenos a fazer Física através da experiência vai de certeza dar frutos no futuro :)
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor manuelmarque em Segunda Maio 14, 2007 6:51 pm

Bem, vejo que a secção para os mais pequenos já está on aqui no fórum! Tenho que falar nisto lá na escola, a ver se entusiasmo os miúdos do Básico :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Voltar para Sugestões

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes