Secção de Astronomia

Deixa aqui as tuas sugestões!

Secção de Astronomia

Mensagempor filipematos em Quarta Out 17, 2012 7:17 pm

Visto já começar a ser hábito ser um quarkiano a ganhar as olimpíadas nacionais de Astronomia e pela crescente taxa de quarkianos a gostarem de astronomia sugiro a criação de uma secção dedicada unicamente à Astronomia de modo a a poder ser discutida esta ciência tão ligada à física como objectivo de estimular o gosto pelo céu a toda quarkónia bem como aumentar o conhecimento sobre esta área para os que já dela gostam.
Nesta secção tinha como objectivo:

Divulgação de eventos
Discussão de Problemas
Ferramentas físicas úteis para a Astronomia
Convencer o professor JAP e FNOG a organizarem sessões de observação durante as sessões :)
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Re: Secção de Astronomia

Mensagempor ruifm em Quarta Out 17, 2012 11:20 pm

Eu acho que a SPF nao teria particular interesse em preparar os seus quarkianos/olimpicos para as IOA, pelo contrario, ate podia considerar um factor de distraccao.
Isso praticamente so seria possivel se a SPA apoiasse essa sessão e a SPF aceitasse tal coisa.
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Mensagempor filipematos em Quinta Out 18, 2012 3:16 pm

ruifm Escreveu:Eu acho que a SPF nao teria particular interesse em preparar os seus quarkianos/olímpicos para as IOA, pelo contrario, ate podia considerar um factor de distraccao.
Isso praticamente so seria possivel se a SPA apoiasse essa sessão e a SPF aceitasse tal coisa.

A ideia era abrir uma secção no fórum, não qualquer "preparação" a nível das sessões em Coimbra. Apenas propunha sessões com observações astronómicas apenas por lazer tal como as sessões de JAZZ.

PS = É IOAA não IOA :p
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Quinta Out 18, 2012 8:47 pm

Não vejo problema em abrir uma secção de Astronomia, se acharem bem... :roll:
Quanto às sessões de observação nocturna durante as sessões quarkianas, informo que já fizemos várias, com a colaboração da secção de Astronomia e Astrofísica da Associação Académica de Coimbra, e, em pelo menos uma delas, até ocorreu uma mistura interessante de Astronomia e Jazz...:lol: O problema foi só que o local de observação (telhado do edifício do DF), apesar de espectacular, ter muita poluição luminosa... :cry:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor filipematos em Sexta Out 19, 2012 4:43 pm

Eu acho que era bastante interessante criar uma secção de astronomia aqui no fórum :) Pois realmente a questão da poluição luminosa pode ser um factor desmotivante, mas pelo menos comparando com Lisboa, Coimbra tem um céu apreciável :)

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ruifm em Sexta Out 19, 2012 7:23 pm

filipematos Escreveu:Eu acho que era bastante interessante criar uma secção de astronomia aqui no fórum :) Pois realmente a questão da poluição luminosa pode ser um factor desmotivante, mas pelo menos comparando com Lisboa, Coimbra tem um céu apreciável :)

basta recordar logo na 1a sessão do quark!, o espetcular alinhamento planetario Marte-Lua-Saturno que se podia observar desde os ceus de Coimbra ate aos ceus de Vilar a Fornos :lol:
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Domingo Out 21, 2012 4:50 pm

Na organização do fórum, onde devo colocar a secção de Astro(nomia + física)? Qual a vossa opinião? :roll:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor ruifm em Domingo Out 21, 2012 5:52 pm

jap Escreveu:Na organização do fórum, onde devo colocar a secção de Astro(nomia + física)? Qual a vossa opinião? :roll:

Hmm, nas "Questoes de fisica"?
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor filipematos em Segunda Out 22, 2012 9:09 pm

Eu acho que nas Questões de Física não é o mais apropriado porque um dos interesses era a divulgação de eventos e de noticias e debate de temas relacionados com a ciência em questão.
Tenho duas sugestões:
1ª Cria-se uma secção de astronomia nas questões de fisica e uma na de comnudade quarkiana
2ª Faz-se uma secção como está a de Matematiquices

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ruifm em Segunda Out 22, 2012 10:05 pm

Filipe, não podes logo precipitar-te e pedir para se criar um separador totalmente novo no forum, isso é mexer com a sua estrutura básica. Ainda por cima se esse separador só tivesse uma secção, a secção de astronomia. Precisavas no minimo de 2 seccçoes, o que é apenas um problema logistico.

Mas se nem garantes alfuencia suficiente a uma secção quanto mais a 2, sobre quase o mesmo tema. Eu concordo com a organização, mas isto tem de ser minimamente protegido da fragmentação.
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor sofiademonteiro em Quarta Jan 30, 2013 5:33 pm

Olá a todos!
Dia 16 de fevereiro (sábado) vai haver na Universidade do Porto uma apresentação sobre o curso de Astronomia do CAUP e também sobre o Astrocamp 2013 (http://www.astro.up.pt/astrocamp/info.html).
Os interessados podem ver o programa e inscrever-se em http://www.astro.up.pt/curso_astronomia
Beijinhos e abraços, Bia :wink:
sofiademonteiro

Registado: Segunda Jun 11, 2012 10:06 pm

Mensagempor cr72004 em Domingo Fev 03, 2013 8:58 pm

Astronomia, no meu ver, é um assunto interessantíssimo, muito completo ... estou a ver que colocaste esta sugestão há mais ao menos um ano, e se eu estivesse inscrito desde essa altura, já teria manifestado o meu agrado
cr72004
gluão
gluão

Registado: Quinta Jan 03, 2013 3:16 pm

Mensagempor filipematos em Segunda Fev 04, 2013 1:56 pm

cr72004 Escreveu:Astronomia, no meu ver, é um assunto interessantíssimo, muito completo ... estou a ver que colocaste esta sugestão há mais ao menos um ano, e se eu estivesse inscrito desde essa altura, já teria manifestado o meu agrado

Não sei o que para ti é um ano mas pronto :)

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor cr72004 em Quinta Fev 07, 2013 10:38 pm

olhei para a publicação e vislumbrei mal, foi isso ... nada a ver com um ano, não deve ter nem meio meio ano ( felipematos, escusavas ter sido tão sarcástico)
cr72004
gluão
gluão

Registado: Quinta Jan 03, 2013 3:16 pm

Voltar para Sugestões

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes