Arquivo de Problemas

Deixa aqui as tuas sugestões!

Concordas com a criação dos Arquivos de Problemas?

Sim
17
94%
Sim, mas com modificações (desenvolver em comentário)
1
5%
Não
0
Sem votos

Total de votos : 18

Arquivo de Problemas

Mensagempor hexphreak em Sábado Nov 20, 2010 8:16 pm

Caros Quarkianos,

Quero lançar à discussão uma ideia copiada dos nossos best friends: a criação de dois Arquivos de Problemas. Estes seriam subsecções, uma em cada uma das secções de Problemas, onde seriam colocados os tópicos com soluções verificadas e correctas. A ideia é desta forma tornar mais evidente quais os problemas ainda por resolver, em que os Quarkianos e, em particular, os olímpicos se deverão focar.

Embora isto obrigue a um esforço inicial para catalogar os tópicos já existentes, não é assim tanto trabalho e penso que a organização das secções seria muito melhorada. Por outro lado, seria aconselhável também alguma atenção extra às soluções postadas, por forma a verificá-las em tempo útil. Uma vez que o Prof. JAP nem sempre tem disponibilidade, como é óbvio, para verificar todas as soluções postadas, proponho ainda que haja um ou dois moderadores (ex-quarkianos?) que se disponham a fazer esta verificação e a manter a organização das duas secções.

Votem e digam o que pensam! :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Re: Arquivo de Problemas

Mensagempor rigillescherrer em Sábado Nov 20, 2010 8:54 pm

Acho uma ótima idéia :D
Também acho que seria uma boa idéia separar os problemas por categorias de dificuldade, ou quais os conhecimentos necessários para resolvê-lo. :wink:
Imagem \huge = \int
rigillescherrer
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Set 05, 2010 8:56 am

Mensagempor hexphreak em Sábado Nov 20, 2010 9:08 pm

rigillescherrer Escreveu:Acho uma ótima idéia :D
Também acho que seria uma boa idéia separar os problemas por categorias de dificuldade, ou quais os conhecimentos necessários para resolvê-lo. :wink:

É para isso que serve a separação em trivia e tricky. É certo que há trivia mais tricky e tricky mais trivia, mas acho que não precisamos de discretizar mais a divisão :wink:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor RicardoCampos em Sábado Nov 20, 2010 9:15 pm

hexphreak Escreveu:
rigillescherrer Escreveu:Acho uma ótima idéia :D

É para isso que serve a separação em trivia e tricky. É certo que há trivia mais tricky e tricky mais trivia, mas acho que não precisamos de discretizar mais a divisão :wink:

Yup.

E concordo com uma secção de arquivo.

E concordo com haver moderador(es) para ajudar.
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor jap em Sábado Nov 20, 2010 10:33 pm

Sim, isso pode ser feito, se acharem útil.

De qualquer forma, com ou sem arquivo, deveremos implementar pelo menos uma "sinalética" no cabeçalho de cada problema que indique se ele já está resolvido ou se ele ainda se encontra "aberto".

No problem com a introdução dos moderadores, embora isso obrigue a alguns contactos destes com Katmandu. Talvez, os moderadores wanna be tenham de passar algum ritual iniciático antes de tomarem posse nas novas funções. 8) Anyway, who's afraid of the :BW: ?

:lol:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor hexphreak em Sábado Nov 20, 2010 10:48 pm

jap Escreveu:Talvez, os moderadores wanna be tenham de passar algum ritual iniciático antes de tomarem posse nas novas funções. 8)

Talvez assinarem um NDA? :twisted:

Aproveito para dizer que estou, é claro, disponível para ajudar na moderação destas áreas :) Parece-me que o Ricardo também possa estar, embora já acumule o cargo de moderador no Delfos :lol:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Sábado Nov 20, 2010 10:53 pm

hexphreak Escreveu:
jap Escreveu:Talvez, os moderadores wanna be tenham de passar algum ritual iniciático antes de tomarem posse nas novas funções. 8)

Talvez assinarem um NDA? :twisted:

SIm, claro! :yes

PS: Completamente não relacionado com este tópico, tive recentemente uma notícia algo "chocante" que te envolve a ti, Henrique, a mim, jap, este fórum, os nossos amigos d'ELFOS e - imagina!- uma tal de QSP! Mas ainda não vou revelar... :P Vais ficar surpreendido quando souberes, ou quando e se descobrires do que se trata antes de eu revelar, o que, dadas as tuas qualidades para resolver problemas e charadas é bem possível! 8)
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Simbelmyne em Sábado Nov 20, 2010 11:11 pm

não deve ter nada a ver, mas é engraçado

http://en.wikipedia.org/wiki/Quark_Publishing_System
Simbelmyne
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Jan 09, 2008 7:58 pm

Mensagempor jap em Sábado Nov 20, 2010 11:28 pm

Simbelmyne Escreveu:não deve ter nada a ver, mas é engraçado

http://en.wikipedia.org/wiki/Quark_Publishing_System

Não é desta QPS que a minha mensagem acima se refere... :mock: Aliás, peço desculpa, havia um typo: queria dizer QSP não QPS! Já emendei acima.

Keep searching. :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor RicardoCampos em Domingo Nov 21, 2010 3:10 am

Voto Henrique para moderador!

Professor, porque é que é necessário assinalar se existir um arquivo?
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor Francisco_Lopes em Domingo Nov 21, 2010 1:39 pm

RicardoCampos Escreveu:Voto Henrique para moderador!

Francisco_Lopes
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jun 07, 2009 7:23 pm

Mensagempor hexphreak em Domingo Nov 21, 2010 2:22 pm

jap Escreveu:Keep searching. :wink:

Sabendo que a revista QSP tem este mês (a sua primeira edição; parabéns!) um artigo sobre os nossos queridos ELFos, será que o dito artigo cita o linkado tópico? :D

On-topic: Não sabia que também havia votos para moderador, mas obrigado :lol:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Domingo Nov 21, 2010 3:01 pm

hexphreak Escreveu:
jap Escreveu:Keep searching. :wink:

(...) será que o dito artigo cita o linkado tópico? :D
(...)

Beyond imagination!
:shock:

Não citam o dito artigo. Transcreveram-no (e sem nos dizerem nada! :twisted: ). Fui há dias surpreendido por me darem os parabéns pelo artigo (que eu desconhecia em absoluto!). Mais, como tu escreveste uma boa parte dos posts integralmente transcritos nesse artigo és também co-autor, embora infelizmente não reconhecido pela QSP, pelo que te deves sentir também parabenizado! :wink:

Ora vejam aqui:

Artigo QSP página 1
Artigo QSP página 2

O mundo está doido! :crazy: Agora já se copiam páginas inteiras da net e se publicam em revistas em papel, com editor e tudo, sem pedir autorização pela cópia e sem citar a origem da transcrição! :no Vá lá, colocaram o meu nome e a minha foto...de novo, sem autorização, mas não me importo, essa foto é (bem) pública! Enfim, vamos lá desculpá-los porque foi por uma boa causa, divulgar a interessante actividade da caça (d)ELFOS. :P

Mas as surpresas ainda não ficam por aqui... :wink:
Stay tuned.

PS: Agora venha a QSP processar-nos por colocar on-line as duas páginas acima! :lol: Anyway, parabéns à QSP por se interessar pelo assunto e à comunidade de radioamadores em Portugal que agora começa a interessar-se por caçar os nossos (best)-friends (d)ELFOS!.
PS2: Henrique, a QSP publica-se desde 1980. Este não é o primeiro número da revista...De onde tiraste essa ideia?
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor hexphreak em Segunda Nov 22, 2010 8:10 pm

Bem, isto é ridículo! Que falta de standards editoriais e de bases éticas! :evil: Sinceramente acho que devíamos contactar a revista a propósito disto...

jap Escreveu:PS2: Henrique, a QSP publica-se desde 1980. Este não é o primeiro número da revista...De onde tiraste essa ideia?

Li mal a frontpage, onde está o editorial de 1980, e não reparei na data :oops:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Segunda Nov 22, 2010 9:01 pm

hexphreak Escreveu:Bem, isto é ridículo! Que falta de standards editoriais e de bases éticas! :evil: Sinceramente acho que devíamos contactar a revista a propósito disto...
(...)

Estava a pensar enviar uma mensagem pitónica ao editor da revista sobre o assunto. Não é que realmente me importe com a "coisa em si", mas o procedimento deles do copianço sem sequer se dignarem contactar os autores das mensagens transcritas do fórum para a revista é, no mínimo, bizarro. :evil: Ao menos teria tido a oportunidade de corrigir uma informação errada (datada) que está lá: a de que não há portugueses à escuta do SAQ de Grimeton (em 2008 não havia, mas já há em 2010).

Acho que devíamos alertar o editor para que, se esta comunidade quarkiana é pacífica, este procedimento, a repetir-se, pode vir a causar graves dissabores à revista e ao seu editor no futuro - há, certamente, quem por menos tenha colocado editores em tribunal! :mock:

Anyway, estava a pensar que uma mensagem pitónica, meio a sério, meio a brincar, seria o melhor procedimento, dando-lhes parabéns pelo interesse no fórum Quark! e ameaçando-o simultaneamente com o :BW:. Na realidade o artigo deles também é pitónico, já reparaste no título da caixa na 2ª página? Algum leitor da revista (que não seja quarkiano ou délfico) irá perceber a pitada de humor pitónico desse título?

Ajudas-me a escrever a dita carta ao editor? :P

PS: Como indemnização acho que temos direito, no mínimo, a um número grátis da revista cada um! :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Próximo

Voltar para Sugestões

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante