Apresentação - Rui Marques

Os novos utilizadores do fórum deverão deixar aqui a sua primeira mensagem de apresentação!

Re: Apresentação - Rui Marques

Mensagempor rita_silva em Terça Jan 17, 2012 8:45 pm

Olá pessoal!

Antes de mais Rui, parabéns por teres entrado no projecto quark! :D

Eu chego de avião a Lisboa na sexta e depois apanho o comboio para Coimbra às 4 acho eu. Se nos encontrarmos todos juntos lá na boa, se não... até dia 28!

(Nem acredito que visitaste o CERN, que inveja!)
rita_silva
gluão
gluão

Registado: Sexta Jan 13, 2012 12:20 am

Mensagempor ruifm em Terça Jan 17, 2012 9:52 pm

rita_silva Escreveu:Olá pessoal!

Antes de mais Rui, parabéns por teres entrado no projecto quark! :D

Eu chego de avião a Lisboa na sexta e depois apanho o comboio para Coimbra às 4 acho eu. Se nos encontrarmos todos juntos lá na boa, se não... até dia 28!

(Nem acredito que visitaste o CERN, que inveja!)

obrigado ;). e sim a visita ao cern foi fixe, mas so visitei um dos detectores (o ATLAS), explicaram tudo e tal. Espero lá voltar
Chegas a que horas?
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Mensagempor rita_silva em Quarta Jan 18, 2012 6:55 pm

Chego à 1h da tarde, se não me engano. Já agora, esqueci-me de dizer que também gosto imenso do Stephen Hawking e também do Peter Higgs (não sei se viste o seu bosão lá no CERN ;) ).
rita_silva
gluão
gluão

Mensagempor ruifm em Quarta Jan 18, 2012 7:03 pm

rita_silva Escreveu:Chego à 1h da tarde, se não me engano. Já agora, esqueci-me de dizer que também gosto imenso do Stephen Hawking e também do Peter Higgs (não sei se viste o seu bosão lá no CERN ;) ).

é interessante gostares de 2 arqui-inimigos :lol: (que acho que até fizeram uma aposta sobre isso mesmo)
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor rita_silva em Quarta Jan 18, 2012 7:26 pm

:lol: ya, eu lembro-me de ter visto um documentário sobre eles os dois em que apresentavam umas teorias sobre os buracos negros. Acho que o hawking defendia que a "informação" ou matéria que chegava próximo dos buracos negros era destruída. O higgs provou que não. Too bad 1-0. :wink:
rita_silva
gluão
gluão

Mensagempor ruifm em Quarta Jan 18, 2012 7:48 pm

rita_silva Escreveu::lol: ya, eu lembro-me de ter visto um documentário sobre eles os dois em que apresentavam umas teorias sobre os buracos negros. Acho que o hawking defendia que a "informação" ou matéria que chegava próximo dos buracos negros era destruída. O higgs provou que não. Too bad 1-0. :wink:

eu não vi o documentário, mas sei que o Hawking usou o Teorema de Penrose (amigo dele também) para deduzir o aparecimento de singularidades nos buracos negros (contração da matéria a um ponto matemático), e mais tarde provou que os buracos negros irradiam, radiação que se passou a chamar hawking radiation, portanto fiquei sem perceber se a informação é realmente destruida ou não.
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor rita_silva em Quarta Jan 18, 2012 11:15 pm

ya, o hawking estudou muito aprofundadamente os buracos negros. Eu pessoalmente acho mesmo que estudando os buracos negros é uma forma de tentarmos compreender o ínicio da formação do Universo uma vez que tal que os próprios buracos negros têm uma enorme densidade, isto é, estados de matéria bastante condensados, e segundo o que muitos cientistas costumam dizer à medida que nos aproximamos de um buraco negro parece que o tempo é cada vez mais lento até que pára. É um bocado estranho ouvirmos esta expressão aplicada no mundo real, não é ? Mas, se a densidade era de tal forma infinita que não havia espaço nem tempo, se calhar nunca houve algo antes do ínicio. É um bocado esquisito, não é :?: Isto tudo para dizer que a parte que mais adorei sobre os buracos negros foi quando vi o documentário dos Mistérios do Universo com Morgan Freeman quando alguns cientistas apresentaram algumas teorias que se calhar talvez fosse possível viajar no tempo através dos buracos negros. Seria interessante construirmos uma máquina do tempo no projecto quark :lol:
rita_silva
gluão
gluão

Mensagempor ruifm em Quarta Jan 18, 2012 11:28 pm

rita_silva Escreveu:ya, o hawking estudou muito aprofundadamente os buracos negros. Eu pessoalmente acho mesmo que estudando os buracos negros é uma forma de tentarmos compreender o ínicio da formação do Universo uma vez que tal que os próprios buracos negros têm uma enorme densidade, isto é, estados de matéria bastante condensados, e segundo o que muitos cientistas costumam dizer à medida que nos aproximamos de um buraco negro parece que o tempo é cada vez mais lento até que pára. É um bocado estranho ouvirmos esta expressão aplicada no mundo real, não é ? Mas, se a densidade era de tal forma infinita que não havia espaço nem tempo, se calhar nunca houve algo antes do ínicio. É um bocado esquisito, não é :?: Isto tudo para dizer que a parte que mais adorei sobre os buracos negros foi quando vi o documentário dos Mistérios do Universo com Morgan Freeman quando alguns cientistas apresentaram algumas teorias que se calhar talvez fosse possível viajar no tempo através dos buracos negros. Seria interessante construirmos uma máquina do tempo no projecto quark :lol:

ahahah receio que isso não seja possível por quetões logicas. Não é nenhuma teoria o facto de não podermos viajar atras no tempo. É um "teorema". Porque está provado por processos lógicos (método de redução ao absurdo). Começamos por assumir que viajar atras no tempo é possivel, e chegamos a conclusoes ridiculas, que para alem de ridiculas são impossiveis, e para alem de impossiveis são paradoxais, logo é "anti-logico". Therefore...
Agora viajar para o futuro, já possivel, com o a dilatação temporal. :P.
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor rita_silva em Quarta Jan 18, 2012 11:41 pm

ya e existem aquelas teorias interessantes sobre universos paralelos e que vivemos em 11 dimensões (teoria das cordas).

Será que podíamos fazer uma visita de estudo no projecto quark? Seria interessante irmos ao CERN ou então aos estados unidos visitar a NASA. :lol:
rita_silva
gluão
gluão

Mensagempor ruifm em Quarta Jan 18, 2012 11:59 pm

rita_silva Escreveu:ya e existem aquelas teorias interessantes sobre universos paralelos e que vivemos em 11 dimensões (teoria das cordas).

Será que podíamos fazer uma visita de estudo no projecto quark? Seria interessante irmos ao CERN ou então aos estados unidos visitar a NASA. :lol:

:lol: eu sou não tesoureio do quark mas... tenho um feeling que esta fora de budget, a não ser que sejamos nós a pagar tudo xD (mas seria sem duvida interessante), e a visita de estudo devia ser mais "tecnica" e aprofundada, ao bom estilo das masterclasses. . Na minha turma foram 275€ por cabeça (3 dias, 2 em genebra-1 no LHC). Sugestão: se quiseres mesmo ir este ano, e se não der pelo projecto quark, propoe à tua stora de fisica, e se houver no minimo umas 12 pessoas interessadas em pagar 300€ por uma visita de estudo dessas, entao provavelmente vais conseguir ir lá no 3º periodo.
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor filipematos em Terça Jan 24, 2012 2:44 pm

ruifm Escreveu:Fixe então. Quando sair alguma coisa, logo vemos se chegamos as 7, 8 ou 9, não? Depois combinamos encontrarmo nos no Oriente e isso.
Conheces mais alguem que venha de Lisboa ou arredores?

EDIT: não fica a 28€, fica a 30.4€ com 20% de desconto mas também está aceitável :D. Coitadinhos dos que vêm dos Açores, Madeira, etc... ficam rotos mesmo com o reembolso xD.
´

Apanhamos o das 18:39 no oriente?
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Mensagempor ruifm em Terça Jan 24, 2012 3:10 pm

filipematos Escreveu:
ruifm Escreveu:Fixe então. Quando sair alguma coisa, logo vemos se chegamos as 7, 8 ou 9, não? Depois combinamos encontrarmo nos no Oriente e isso.
Conheces mais alguem que venha de Lisboa ou arredores?

EDIT: não fica a 28€, fica a 30.4€ com 20% de desconto mas também está aceitável :D. Coitadinhos dos que vêm dos Açores, Madeira, etc... ficam rotos mesmo com o reembolso xD.
´

Apanhamos o das 18:39 no oriente?

Sim parece bom. Os lugares são marcados ou assim? temos de comprar com antecedencia? Olha talvez consiga levar um colega da minha escola que tambem foi seleccionado. Chama-se Gil Cardoso.
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor filipematos em Terça Jan 24, 2012 3:20 pm

Sim são marcados!!!
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ruifm em Terça Jan 24, 2012 3:27 pm

então podiamos combinar na 5ª para comprarmos, não?
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor filipematos em Terça Jan 24, 2012 3:34 pm

Eu costumo comprar pela internet... E acho que é mais barato

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

AnteriorPróximo

Voltar para Apresentações

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes