Uma nova era olímpica e um renovado Quark!

Temas de interesse geral à comunidade quarkiana

Mensagempor jap em Sexta Out 26, 2007 5:56 pm

RicardoCampos Escreveu:

Nao queria ter de escolher.

Está descansado quanto a este ponto.

RicardoCampos Escreveu:
E ha pelo menos 3 anos que tem ido sempre pelo menos um delfico a uma olimpiada internacional (Joao guerreiro, joao caldeira, eduardo). (E ricardo campos *caham* *caham*)

Isso! :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sexta Out 26, 2007 7:06 pm

é pena que o professor deixe de fazer parte da comissão... não posso falar muito porque não tenho qualquer experiência em tais andanças mas certamente tinha um papel marcante (tendo em conta o que já aprendi neste fórum)...

Esse tal projecto Quark/escola vai envolver outras escolas? :roll:
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor jap em Sexta Out 26, 2007 7:17 pm

MiguelReisOrcinha Escreveu:(...)
Esse tal projecto Quark/escola vai envolver outras escolas? :roll:

O projecto Quark! vai trabalhar com 50 alunos, os 20 alunos seleccionados nas olimpíadas de Física do ano anterior, mais 30 alunos de qualquer ponto do país que queiram vir até à Universidade de Coimbra um fim de semana por mês aprender Física - pagaremos alojamento, transporte e alimentação. É nisto que consiste a "escola" Quark!, que é também uma "escola virtual" através do nosso fórum. Mais do que uma escola, no sentido formal, será uma comunidade que gosta de Física e quer saber mais do assunto.

Para participar bastará enviar um pedido, uma carta de recomendação de um professor, e uma cópia do histórico escolar do secundário. Aceitamos na escola alunos que estejam actualmente a cursar o 11º ou o 12º ano (neste caso, dá-se preferência a alunos que estejam a frequentar a disciplina de Física).
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Zé Teixeira em Sexta Out 26, 2007 7:41 pm

As aulas na escola Quark! vão ser abertas? Isto é, podemos ir assistir de vez em quando (obviamente, pagando as nossas próprias despesas)?
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor jap em Sexta Out 26, 2007 7:44 pm

Zé Teixeira Escreveu:As aulas na escola Quark! vão ser abertas? Isto é, podemos ir assistir de vez em quando (obviamente, pagando as nossas próprias despesas)?

O mais abertas possível - e até vamos convidar ex-olímpicos para darem umas sessões de vez em quando; neste caso pagamos transporte, alojamento e refeições, está claro! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Ivo_Timóteo em Sexta Out 26, 2007 7:49 pm

Tudo bem até agora... Só espero que as sessões fiquem demasiado banalisadas e que o nível se mantenha... O que acredito que sim :D

Boa sorte para o Projecto Quark!

P.S. Já tenho aqui uns problemas que me parecem interessantes e, quem sabe, ligeiramente tricky! Até ao final da próxima semana devo começar a postar
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor Zé Teixeira em Sexta Out 26, 2007 7:53 pm

jap Escreveu:e até vamos convidar ex-olímpicos para darem umas sessões de vez em quando

Interessante :D

Acho que já fizeram isto no Delfos (não tenho a certeza).
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor jap em Sexta Out 26, 2007 7:57 pm

Ivo_Timóteo Escreveu:Tudo bem até agora... Só espero que as sessões fiquem demasiado banalisadas e que o nível se mantenha... O que acredito que sim :D
(...)

Essa é uma preocupação nossa, e temos discutido bastante o assunto. Até agora a melhor sugestão foi a seguinte: alternar fins de semana "trivia" com fins de semana "tricky", mas não com estes nomes. A ideia é a seguinte:

Janeiro: sessão comum (11º + 12 º ano)
Fevereiro: sessão (*) (12º ano, aka 1ª sessão de preparação olímpica)
Março: sessão comum (11º + 12º ano)
Abril: sessão (*) (12º ano, aka 2ª sessão de preparação olímpica)
etc..

As chamadas sessão (*) serão de presença obrigatória para os alunos da pré-selecção olímpica, tal como tem acontecido até aqui. A diferença é que será aberta a *todos* os alunos, embora recomendada apenas aos alunos do 12º ano (não só aos olímpicos). Mas se o pessoal do 11º ano quiser vir também, será muito bem vindo, mas já fica a saber que a natureza das sessões (*) é mais puxada...Todos os alunos poderão vir, se quiserem, a todas as sessões.

De qualquer forma, as sessões para alunos mais novos (a que também virão os mais velhos, se quiserem) não serão aulas triviais... :P , embora tenham que estar ao alcance do *entendimento* dos alunos brilhantes do 11º ano (não significa que estejam enquadradas nos programas!)

Mas isto é apenas uma ideia. O que acham? Têm outras sugestões? :roll:
última vez editado por jap s Sábado Out 27, 2007 11:49 am, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor sagardipak em Sexta Out 26, 2007 11:44 pm

Acho uma iniciativa excelente! Espero que tenha tanto sucesso como o Delfos.

Eu gostava de vir a participar mas agora tenho mais uma preocupação: o Sigma tematica. Se os calendários forem compatíveis, talvez me candidate :inocent:

Parabens!
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor jvstorres em Sexta Out 26, 2007 11:46 pm

Tenho muita pena que o Professor abandone a Comissão Nacional das Olimpíadas, mas percebo a sua atitude. As pessoas têm de se dar ao respeito, e encaro a sua saída como uma demonstração disso mesmo!

Por outro lado, o projecto/escola Quark! parece-me fantástico e permitirá que continue ligado às Olimpíadas, para além de proporcionar a um conjunto alargado de jovens uma experiência muito interessante, sob todos os pontos de vista. :)

Parabéns pela iniciativa!
João Torres
(OIbF 2004 - Brasil)
jvstorres
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Nov 12, 2006 2:41 am

Mensagempor jap em Sexta Out 26, 2007 11:52 pm

jvstorres Escreveu:Tenho muita pena que o Professor abandone a Comissão Nacional das Olimpíadas, mas percebo a sua atitude. As pessoas têm de se dar ao respeito, e encaro a sua saída como uma demonstração disso mesmo!

Por outro lado, o projecto/escola Quark! parece-me fantástico e permitirá que continue ligado às Olimpíadas, para além de proporcionar a um conjunto alargado de jovens uma experiência muito interessante, sob todos os pontos de vista. :)

Parabéns pela iniciativa!

Obrigado, João,

pelas tuas palavras e por todo o generoso e empenhado apoio à causa olímpica! :D

Abraço,
jap.
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sábado Out 27, 2007 12:47 am

epa é só falar co meu professor de física e já lá tou...

quando estiverem definidas datas (inscrições e assim) o professor avisa ou então diz onde ir para ver isso?
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor jap em Sábado Out 27, 2007 5:15 pm

MiguelReisOrcinha Escreveu:epa é só falar co meu professor de física e já lá tou...

quando estiverem definidas datas (inscrições e assim) o professor avisa ou então diz onde ir para ver isso?

Miguel, terás lugar garantido na escola, até porque já ganhaste o estatuto de "Quark!-entusiasta", não é verdade? :lol:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Sábado Out 27, 2007 7:41 pm

O fnog deu a sugestão de usar BD para o cartaz do Quark!, usando um programa do Mac (Comics?) que permite fazer BD com facilidade a partir de fotos. Não sei bem o que vai dar esta ideia, até porque é preciso arranjar uma história para contar na BD, enfim... :roll:

... e, procurando inspiração na Web, googlei Quark e BD no google imagens e vejam o que encontrei

:omg:

Surpresa!

E ainda por cima esta BD tem a ver com Física, vejam o contexto aqui:

Surpresa 2!

Incrível, né? :shock:
Acham que se consegue "vender" a escola Quark! com este poster!? :P :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sábado Out 27, 2007 8:21 pm

hahaha... sim só que não garanto que as pessoas venham só pela física :lol:

porque é que não criamos uma mascote para colocar no poster? era engraçado... há por aqui alguém que tenha uma veia artística ou goste de brincar com psp ou photoshop (ou outro progama qualquer)?

se alguém quiser experimentar fazer uma mascote podem sacar o PaintShopPro Photo X2 e tê-lo durante 30 dias em http://www.corel.com/servlet/Satellite/us/en/Product/1191272075228... eu tava a sacar a 1,3 megas/s :shock:
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

AnteriorPróximo

Voltar para Comunidade Quarkiana

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes