Uma nova era olímpica e um renovado Quark!

Temas de interesse geral à comunidade quarkiana

Uma nova era olímpica e um renovado Quark!

Mensagempor jap em Quarta Out 24, 2007 9:20 pm

Caros Olímpicos,

A partir de hoje, e por minha iniciativa, deixei de fazer parte da Comissão Nacional das Olimpíadas de Física. :cry: A SPF divulgará em breve a nova Comissão, que continua a ser presidida pelo meu colega e amigo Fernando Nogueira.

Após quase 10 anos de trabalho nesta Comissão, e assumindo a team-liderança em muitas participações olímpicas, com resultados de que me orgulho, é com pena que vos comunico esta situação, mas tenho a certeza que a nova equipa manterá bem vivo o espírito olímpico e continuará a impulsionar esta iniciativa, ampliando-a e procurando que ela continue a crescer, quer no número de participantes, quer nos resultados nas competições internacionais.

Estou certo de que compreenderão esta minha posição face aos acontecimentos deste ano que impunham esta decisão. Também é tempo de se renovar a equipa!

Apesar de deixar de ter qualquer ligação formal às Olimpíadas de Física, os jovens olímpicos podem continuar a contar comigo, nomeadamente disponibilizo-me desde já para continuar a ajudá-los na preparação para as competições internacionais. :D

Há novidades a este respeito, que vos comunico (quase) em primeira mão.

O Departamento de Física da FCTUC vai lançar em breve uma iniciativa da sua exclusiva responsabilidade (com o patrocínio, entre outros, da Agência Ciência Viva), a "Escola/projecto Quark!" que vai funcionar muito à semelhança do projecto Delfos. Acolheremos nesta escola, que funcionará uma vez por mês aos fins de semana, os olímpicos pré-seleccionados pela SPF nas olimpíadas nacionais e cerca de mais 30 jovens "de excelência" de todo o país, do 11º e 12º anos, que estejam interessados em aprender física. E boa, divertida e interessante física! Alguns destes fins de semana serão mais dedicados aos alunos do 12º ano, no espírito das sessões de preparaçao olímpicas, mas abertos a todos. Daremos, em breve, mais detalhes. :wink:

Também este fórum, deixará de ser o "fórum das olimpíadas de física" para passar a ser, simplesmente, o fórum Quark! , talvez com o subtítulo "Escola de Física para jovens" (como o Delfos). Na essência, pouco mudará neste fórum, que continuará a ter secções de problemas, projectos experimentais, etc, etc, e uma secção olímpica - mas o fórum estará associado à escola/projecto Quark! da FCTUC e não às olimpíadas, que manterão o seu site web oficial.

Fiquem atentos às novidades e gostaria de ouvir a vossa opinião sobre esta iniciativa. :roll:

Abraço do
jap
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor jmgb em Quinta Out 25, 2007 12:16 am

A partir de hoje, e por minha iniciativa, deixei de fazer parte da Comissão Nacional das Olimpíadas de Física.

Uma enorme perda... :(

"Escola/projecto Quark!" que vai funcionar muito à semelhança do projecto Delfos.

Genial! :D Excelente iniciativa!

Abraço!
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 1:10 am

Mensagempor Eloísa, a matemática em Quinta Out 25, 2007 12:36 am

Subscrevo as duas frases do Gama =)
Eloísa, a matemática
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Terça Fev 20, 2007 9:37 pm

Mensagempor manuelmarque em Quinta Out 25, 2007 7:35 am

De facto, subscrevo também as palavras do João Gama... o professor sempre foi uma constante nas preparações olímpicas, é uma pena que vá deixar de estar presente... e ainda para mais, por causa de uma situação tão irritante. :?

No entanto, estas "modificações" da estrutura olímpica parecem-me muito interessantes (à excepção da saída do professor, claro). Poder alargar a "experiência" a mais gente, inclusive pessoas que não tiveram oportunidade de participar nas olimpíadas (conheço muita gente que gostaria de ter participado, aqui no meu curso... :roll: ) parece-me uma ideia excelente.

Pode-se dizer que aprendi muito nestas preparações, e que o meu futuro profissional foi certamente influenciado (pela positiva, claro!) ao frequentar estas sessões :D.

PS: o professor vai continuar por cá pelo Quark!, mesmo já não estando ligado às olimpíadas?
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jap em Quinta Out 25, 2007 7:54 am

manuelmarque Escreveu:(...)
PS: o professor vai continuar por cá pelo Quark!, mesmo já não estando ligado às olimpíadas?

Sim, claro, continuarei a dinamizar o fórum e na linha da frente do projecto/escola Quark! :D Não terei é qualquer cargo ou responsabilidade relativas às Olimpíadas de Física.
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor RicardoCampos em Quinta Out 25, 2007 5:28 pm

Oh... Eu a pensar que ia ser treinado pelo professor!
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor Ilúvatar em Quinta Out 25, 2007 8:02 pm

Bem...que dizer?

Já se previa, não era? Ainda bem que esperou que as coisas assentassem e se realizasse a OIbF. É lamentável pelos motivos que foi mas tenho a certeza que continuará um membro activíssimo :D da comunidade. Ao Prof. Fernando Nogueira, força nisso :p tenho a certeza que fará um excelente trabalho.

Quanto à outra iniciativa, acho excelente!!

Abraço,
Flávio Coelho
37th IPhO 2006 Bronze Medal
Ilúvatar
gluão
gluão

Registado: Terça Nov 14, 2006 9:22 pm

Mensagempor Zé Teixeira em Sexta Out 26, 2007 12:33 am

Concordo que a saída do Professor é uma grande perda para as futuras equipas olímpicas. :(

Mas o lançamento da iniciativa do Projecto Quark! é uma óptima notícia :D Espero que seja um sucesso tão grande como o Projecto Delfos (ou maior ainda), o que é bastante provável; há por aí muitos alunos interessados em Física que decerto aproveitarão a oportunidade de aprender mais :wink:
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor jap em Sexta Out 26, 2007 10:56 am

RicardoCampos Escreveu:Oh... Eu a pensar que ia ser treinado pelo professor!

Como o treino dos olímpicos vai ser incluído no projecto/escola Quark!, não te vais ver livre de mim na preparação... :lol: mas já não te acompanharei (:P) na viagem a Hanói... :cry:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor RicardoCampos em Sexta Out 26, 2007 1:02 pm

À vontade que o projecto quark seja baseado no projecto delfos...

Desde que as datas do projecto quark nao sejam baseados nas do projecto delfos! :P

Espero conseguir fazer tudo :)
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor RaulP em Sexta Out 26, 2007 1:04 pm

Bem, mesmo tendo o professor avisado para a possibilidade desta demissão, esta notícia foi um grade choque! É realmente um motivo de tristeza porque o professor era uma peça fundamental no treino dos olimpícos.

Quanto à nova iniciativa, penso que é uma evolução muito importante pois já conheci algumas pessoas que gostariam de ter participado nas olimpíadas e não puderam, e assim abrem-se mais oportunidades para as pessoas que gostam de física poderem aprender um pouco mais.
Raúl Pereira
RaulP
gluão
gluão

Registado: Sábado Nov 18, 2006 7:52 pm

Mensagempor pmp em Sexta Out 26, 2007 1:06 pm

Pelo que conversámos na OIbF, esta noticia não é surpreendente. No entanto, não deixa de ser triste e dramática, não só da parte do prof que vivia as Olimpíadas como ninguém, como para todos os olímpicos que o conheceram e agora observam-no a abandonar este projecto devido às circunstâncias que todos conhecemos.

Agora, esta iniciativa da escola de física, parece-me de facto muito boa. E não tenho dúvidas que o fnog continuará o excelente trabalho. Boa sorte! (Para o ano espero 5 ouros na IPhO!)

Da minha parte, vou tentar manter-me atento ao forum e propor uns problemas tricky ao pessoal!

Um sentido abraço ao jap.
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 3:35 pm

Re: Uma nova era olímpica e um renovado Quark!

Mensagempor JCaldeira em Sexta Out 26, 2007 1:49 pm

jap Escreveu:A partir de hoje, e por minha iniciativa, deixei de fazer parte da Comissão Nacional das Olimpíadas de Física. :cry: A SPF divulgará em breve a nova Comissão, que continua a ser presidida pelo meu colega e amigo Fernando Nogueira.

*Oh-oh...*

jap Escreveu:Apesar de deixar de ter qualquer ligação formal às Olimpíadas de Física, os jovens olímpicos podem continuar a contar comigo, nomeadamente disponibilizo-me desde já para continuar a ajudá-los na preparação para as competições internacionais. :D

Uff... Nem tudo está perdido. :)

Quanto à escola Quark!, é obviamente uma excelente ideia :D
JCaldeira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 4:43 pm

Mensagempor jap em Sexta Out 26, 2007 5:40 pm

Caros,

Obrigado pelas vossas palavras amigas. :D
É triste deixar de ser team-líder :cry: , mas sei que continuarei muito ligado à comunidade olímpica.

Claro que o fnog e eu continuaremos a colaborar para que as olimpíadas de física se mantenham ao mais alto nível, mas a minha colaboração será digamos, Quarkiana... :roll:

Creio que a preparação olímpica através do projecto Quark! será até mais interessante e vamos colaborar com o Delfos para sinergias. A questão do calendário será tida em conta, naturalmente, pois sabemos que há (e ainda bem) uma boa intersepção entre as duas comunidades. :D

Estamos a trabalhar em força para que o projecto/escola Quark! arranque já em Janeiro, e vamos precisar da vossa ajuda em vários aspectos, e peço aqui já uma colaboração. Queremos fazer um bonito cartaz de propaganda para enviar a todas as escolas do país dentro de um prazo de 2 semanas. Alguém têm ideias para este cartaz? :roll:

Abraço a todos,
jap

PS:Claro que continuo a contar com os ex-olímpicos para animar o Quark! em todas as suas vertentes - em particular o Pedro Ponte está *obrigado* a uma participação assídua no Quark! enviando problemas "triquies" para os caloiros...e não só! Boas notícias para ele: já me comunicaram que estão a começar a preparar a fase regional das olímpiadas de física nos Açores! Boa! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor RicardoCampos em Sexta Out 26, 2007 5:52 pm

Agradeço qualquer tipo de tentativa de conciliaçao de calendario...

Nao queria ter de escolher.

E ha pelo menos 3 anos que tem ido sempre pelo menos um delfico a uma olimpiada internacional (Joao guerreiro, joao caldeira, eduardo). (E ricardo campos *caham* *caham*)
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Próximo

Voltar para Comunidade Quarkiana

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes