Dúvidas sobre o futuro

Temas de interesse geral à comunidade quarkiana

Dúvidas sobre o futuro

Mensagempor gloria em Sábado Maio 31, 2014 8:17 pm

Olá caros quarkianos e professores,
Estamos quase no fim do Projeto Quark consequentemente do ano letivo e com isto surgiram me algumas dúvidas, principalmente para que cursos me candidatar. O Projeto despertou, ainda mais, o meu interesse por algumas áreas, como relatividade.., mas também aumentou o meu medo de outras, especialmente eletromagnetismo. Fiquei também com receio de ir para física ou engenharia física e ser, como costumam dizer, "demasiada areia para a minha carroça", ou seja, não conseguir acompanhar as aulas e não passar do medíocre como aluna e posteriormente como profissional.
Espero que os ex-quarkianos e os professores me possam ajudar:

Na universidade a matéria e dada como no quark?

Se tirar eng física, dependendo da área de mestrado posso trabalhar como físico teórico?

É normal não ter percebido quase nada de eletromagnetismo ou isso e um alerta que eng física não e o curso certo para mim?

Desde já, muito obrigada.

Glória de Sá Pereira,
Olímpica e quarkiana
gloria

Registado: Sexta Jan 31, 2014 9:49 pm

Re: Dúvidas sobre o futuro

Mensagempor xpt0x em Domingo Jun 01, 2014 11:58 am

Eletromagnetismo é uma cadeira difícil pelo formalismo que envolve, não tanto pela "física". A única dificuldade é mesmo a matemática, e essa, apesar de não ser muito fácil, é dada de uma maneira muito mais lenta nos cursos do que no quark. Além disso, a maneira como as coisas nos foram dadas no quark não representa um referencial válido para decidir se determinada matéria é demasiado difícil, porque foram dadas 1500 páginas em 6 estágios de 2 dias... E, por outro lado, se fores para eng física, já tens quase toda a areia posta na carroça! :lol:

Digo isto não tendo experiência universitária, claro, falo do que me disseram, visto que ainda sou quarkiano também ! :)
"A pencil and a dream can take you anywhere." - Joyce A. Myers
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Mar 18, 2012 10:39 pm

Mensagempor gloria em Domingo Jun 01, 2014 6:31 pm

Ahaha obrigada, já estou mais descansada!!

xpt0x Escreveu:Eletromagnetismo é uma cadeira difícil pelo formalismo que envolve, não tanto pela "física". A única dificuldade é mesmo a matemática, e essa, apesar de não ser muito fácil, é dada de uma maneira muito mais lenta nos cursos do que no quark. Além disso, a maneira como as coisas nos foram dadas no quark não representa um referencial válido para decidir se determinada matéria é demasiado difícil, porque foram dadas 1500 páginas em 6 estágios de 2 dias... E, por outro lado, se fores para eng física, já tens quase toda a areia posta na carroça! :lol:

Digo isto não tendo experiência universitária, claro, falo do que me disseram, visto que ainda sou quarkiano também ! :)
gloria

Registado: Sexta Jan 31, 2014 9:49 pm

Mensagempor RicardoCampos em Terça Jun 03, 2014 12:00 pm

Na universidade as coisas andam bem mais rapido que na escola, mas sem duvida mais devagar do que no Quark!.

O facto de nao teres percebido tudo o que se deu em electromagnetismo e' bastante normal. Quanto ao quase nada, se e' normal ou nao, depende onde e' que estas a meter a barreira do quase :P . Mas seja como for, isso certamente nao significa que engenharia fisica nao e' o curso certo pra ti. As coisas foram dadas a correr e em grande quantidade, as pessoas tem tendencia a aprender mais aquilo que gostaram mais ou que tiveram mais facilidade, porque e' dificil aprender tudo. Consequentemente e' normal que sintas que sabes muito pouco de um determinado topico. Agora, podes e' fazer uma reflexao e perguntar-te a ti propria se achas que nao percebeste electromagnetismo porque nao lhe dedicaste tempo suficiente ou se achas que nao atinas mesmo com aquilo.

Anyway, a experiencia que tenho e' que os quarkianos tem tendencia a ser muito bons nas cadeiras de matematica e de fisica dos primeiros anos da universidade, independentemente do curso.
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor jap em Quinta Jun 05, 2014 11:58 pm

RicardoCampos Escreveu:Na universidade as coisas andam bem mais rapido que na escola, mas sem duvida mais devagar do que no Quark!.

(...)

Anyway, a experiencia que tenho e' que os quarkianos tem tendencia a ser muito bons nas cadeiras de matematica e de fisica dos primeiros anos da universidade, independentemente do curso.

Exactamente como diz o Ricardo! :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Comunidade Quarkiana

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante