Energia potencial gravítica

Temas de interesse geral à comunidade quarkiana

Energia potencial gravítica

Mensagempor jos_moreira em Terça Abr 21, 2009 8:26 pm

Gostaria de saber uma explicação lógica para que a energia potencial gravítica seja negativa. É mera convenção ou há uma explicação lógica? Deram me a justificação de que como é potencial é negativa, porem não me parece uma explicação viavel pois a energia potencial electrica por exemplo pode ser positiva.
Qualquer ajuda é bem vinda =)
Obrigado.
jos_moreira
bottom-Quark!
bottom-Quark!
 
Mensagens: 56
Registado: Terça Abr 21, 2009 4:25 pm

Re: Energia potencial gravítica

Mensagempor hexphreak em Terça Abr 21, 2009 8:37 pm

(Este tópico pertence à secção das dúvidas...)

A energia potencial é a energia que uma partícula tem por virtude da sua posição. Para forças conservativas, esta energia é o trabalho exercido pela força ao trazer a partícula do infinito até à sua posição, independente do caminho tomado. No caso particular de forças que variam com o inverso do quadrado da distância, esta energia vem na forma -k/r + C, em que C é uma constante de integração. Como em geral, por uma questão de conveniência, se toma C = 0, a energia potencial no infinito é nula. No caso particular da força gravítica, k = mM > 0, e portanto a energia potencial é sempre negativa. Já no caso da força eléctrica, k = qQ, que pode adquirir qualquer um dos sinais dependendo do sinal das cargas.

Esta é a explicação matemática. Uma explicação mais física, que talvez te seja mais fácil entender, é que a energia potencial diminui à medida que nos aproximamos da "fonte" da força - o que faz sentido, visto que existe menos "potencial" para actuar no objecto. Se a energia potencial no infinito for tomada como zero, tens que em todos os outros pontos será negativa.
Avatar do utilizador
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!
 
Mensagens: 1959
Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm
Localização: Maia/Porto


Voltar para Comunidade Quarkiana

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron