Viagem para a 1ª Sessão - Nortenhos

Temas de interesse geral à comunidade quarkiana

Viagem para a 1ª Sessão - Nortenhos

Mensagempor sagardipak em Sexta Jan 09, 2009 10:40 pm

Olá Quarkianos nortenhos! :)

A primeira sessão do Quark! é já de hoje a oito, por isso convém marcarmos como vamos para Coimbra. Para quem não está habituado a estas andanças, vamos, obviamente, de comboio. Convém lembrar que o Quark! não reembolsa bilhetes de 1ª classe, por isso não fiquem com grandes esperanças! :lol: Isto é a brincar, porque de nenhuma vez que andei de comboio para Coimbra me pude queixar de falta de conforto. :)

O site onde se pode consultar os horários de comboio é em http://www.cp.pt/.

O trajecto será, em princípio, Braga > Porto - Campanhã > Coimbra. (Em Coimbra, paramos primeiro numa estação chamada Coimbra - B e depois temos também de apanhar um comboio para Coimbra mesmo. Essa viagem não dura mais que 5 minutos.)

Em princípio, saímos na Sexta-feira, dia 16, para chegar lá a tempo do jantar. (professor, há senhas para sexta à noite?)

E acho que é tudo. :) Nortenhos, pronunciem-se! :)
última vez editado por sagardipak s Sexta Jan 09, 2009 11:14 pm, editado 2 vezes no total
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Re: Viagem para a 1ª Sessão - Nortenhos

Mensagempor hexphreak em Sexta Jan 09, 2009 10:43 pm

Falando com a experiência do ano passado, na primeira sessão os melhores comboios para os Portuenses são o Alfa das 16:47 e o IC das 16:52. Assim chegamos por volta das seis, com tempo para pousarmos as coisas e fazermos as apresentações e falarmos um bocado ainda antes do jantar. Para além disso, a hora de partida permite a quase toda a gente estar em Campanhã a tempo mesmo se tiverem aulas à tarde (se estiverem em S. Bento talvez seja melhor irem de metro, mas não sei os horários dos urbanos) :)

Sagar, quais são as melhores horas para os Bracarenses? :roll:

P.S.: Concordo, tanto no Alfa como no IC vão muito bem em segunda classe :wink:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor GNE em Sexta Jan 09, 2009 11:00 pm

Por mim, dá. Ás sextas saio ás 13:30.
GNE
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Mar 18, 2008 9:55 pm

Mensagempor anap.c em Sexta Jan 09, 2009 11:06 pm

Por mim dá a qualquer hora, não tenho aulas à sexta de tarde.

Mas é suposto chegarmos a coimbra a que horas?
"The most exciting phrase to hear in science, the one that heralds new discoveries, is not 'Eureka' (I found it!) but 'That's funny...'" Isaac Asimov
anap.c
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Dez 21, 2008 9:54 am

Mensagempor sagardipak em Sexta Jan 09, 2009 11:10 pm

Eu não sei a que horas é que estão disponíveis para sair aqui de Braga, mas temos estes comboios, para ir com o pessoal do Porto:

15:30: Saída do Porto às 16:47 ou 16:52 e chegada a Coimbra, respectivamente, às 17:58 ou 18:17. (respectivamente, AP ou IC)
16:30: Saída do Porto às 17:45 e chegada a Coimbra às 17:58. (AP)
17:30: Saída do Porto às 18:47 e chegada a Coimbra às 19:59. (AP)

Estas são as horas mais normais. As outras hipóteses, mais tardias, são:

18:30: Saída do Porto às 19:52 e chegada a Coimbra às 21:21. (IC)
19:30: Saída do Porto às 20:47 e chegada a Coimbra às 22:46. (AP)

Esta última já é bastante chata, mas pode haver alguém que tenha de apanhar o comboio em Braga e tenha aulas até às 18:30. Reparem que até saem cedo, mas chegam tarde... :?

P.S.: Porto está a azul para salientar a chegada e partida para os bracarenses. Não é por rivalidade nem nada :P
P.P.S.: Temos sempre pelo menos 5 minutos no Porto para mudar de comboio.
última vez editado por sagardipak s Sexta Jan 09, 2009 11:45 pm, editado 3 vezes no total

IPhO 2009, México
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor hexphreak em Sexta Jan 09, 2009 11:15 pm

anap.c Escreveu:Por mim dá a qualquer hora, não tenho aulas à sexta de tarde.

Mas é suposto chegarmos a coimbra a que horas?

Não há horas marcadas, na verdade, até podes só chegar para dormir. Mas é costume chegar-se pelo fim da tarde, para depois irmos jantar e seguirmos para o Quebra.

As duas primeiras opções parecem-me as mais viáveis, até por uma questão de jantarmos antes de fecharem as cantinas. Mas a hora de chegada para a partida às 17:45 infelizmente não é 17:58, mas sim 18:45 :wink:

P.S.: Pelo menos azul, não? :P
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Sexta Jan 09, 2009 11:22 pm

Não queria propriamente estragar os vossos planos, mas há algumas novidades e alterações em relação aos procedimentos do ano passado, a divulgar no comunicado de amanhã. Mas há uma que tivemos de implementar por duas razões, uma das quais de ordem financeira, que é a seguinte:

(...)
Apenas serão reembolsadas despesas de viagem de e para Coimbra em
a) Autocarro de Rede Expresso ou equivalente (valor integral, obrigatório bilhete de ida e volta, adquirido com cartão jovem)
b) Bilhete de CP (2ª classe, bilhete adquirido com cartão jovem, reembolsado apenas até ao valor máximo de 25 euros por viagem de ida e volta)
(...)

Atendendo a estas restrições, talvez seja mais vantajoso optarem por viajar em autocarro... :roll:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor anap.c em Sexta Jan 09, 2009 11:30 pm

Ok, quanto a horários também não é problema para mim.

Mas deve dar para irmos na mesma de comboio nao?
não me parece que uma viagem custe mais do que 25€ ida e volta.. Ou está a considerar a totalidade das viagens?
"The most exciting phrase to hear in science, the one that heralds new discoveries, is not 'Eureka' (I found it!) but 'That's funny...'" Isaac Asimov
anap.c
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor hexphreak em Sexta Jan 09, 2009 11:32 pm

E se pagarmos a quantia extra do bilhete de comboio? São no máximo €5, isto se formos no Alfa, e parece-me que ninguém terá problemas em poupar €5 ao longo de um mês... :roll: É que o requerimento do cartão jovem em ambas as opções vai ser chato para muita gente, incluindo para mim :?
última vez editado por hexphreak s Sexta Jan 09, 2009 11:36 pm, editado 1 vez no total
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Sexta Jan 09, 2009 11:34 pm

anap.c Escreveu:Ok, quanto a horários também não é problema para mim.

Mas deve dar para irmos na mesma de comboio nao?
não me parece que uma viagem custe mais do que 25€ ida e volta.. Ou está a considerar a totalidade das viagens?

Os 25 euros são o reembolso que será dado no máximo para cobrir o custo do bilhete de ida e volta de comboio para cada deslocação a Coimbra, evidentemente.

Supondo que alguém adquire um bilhete de comboio de ida e volta e que ele custa 37 euros; será reembolsado apenas de 25 euros.

Se o bilhete de ida e volta custar menos de 25 euros, será reembolsado no valor integral do bilhete.
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor anap.c em Sexta Jan 09, 2009 11:39 pm

Não devo ter mesmo a noção do preço das viagens de comboio :oops:

Por mim não há problema em ir de comboio de qualquer das formas, quer seja total ou parcialmente reembolsada.
Aliás, pelo conforto/duração das viagens de autocarro acho que vale a diferença, mas também não tenho muita experiência nisso portanto não quero fazer juízos errados.
anap.c
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor sagardipak em Sexta Jan 09, 2009 11:42 pm

hexphreak Escreveu:Isso realmente vai ser um bocado chato :? E se pagarmos a quantia extra do bilhete de comboio? São no máximo €5, isto se formos no Alfa, e parece-me que ninguém terá problemas em poupar €5 ao longo de um mês... :roll:

Concordo. Vou fazer aqui as contas para a gente que sai de Braga:

De Braga ao Porto são €2,15.
A partir do Porto, podemos apanhar o Alfa-Pendular ou o Intercidades (assinalei os comboios com AP ou IC para verem a que horas é qual). De AP são €15,00 e de IC são €10,50. A volta é obrigatoriamente de AP...

Resumindo, na pior das hipóteses fica a €34,3 (excedendo €9,3 o reembolso) e na melhor fica a €29,8 (excedendo €4,8 e temos obrigatoriamente de sair as 15:30 de Braga). Estão dispostos a pagar o extra?

Mais informações: o Cartão Jovem custa €8 e podem comprá-lo num IPJ (e talvez numa Pousada da Juventude, não tenho a certeza...)
última vez editado por sagardipak s Sexta Jan 09, 2009 11:44 pm, editado 1 vez no total

IPhO 2009, México
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor jap em Sexta Jan 09, 2009 11:42 pm

hexphreak Escreveu:(...)
É que o requerimento do cartão jovem em ambas as opções vai ser chato para muita gente, incluindo para mim :?

Vocês não têm cartão jovem? :shock:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor hexphreak em Sexta Jan 09, 2009 11:47 pm

jap Escreveu:Vocês não têm cartão jovem? :shock:

Eu pelo menos não tenho, e embora não saiba quanto ao resto dos quarkianos, sei que uma parte significativa das pessoas que conheço também não x:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor anap.c em Sexta Jan 09, 2009 11:49 pm

Eu também não tenho cartão jovem mas posso tratar disso durante a semana...
anap.c
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Próximo

Voltar para Comunidade Quarkiana

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante