Sessão de encerramento do projetco Quark!-2009

Tópicos relacionados com a edição 2009 do projecto Quark!

Sessão de encerramento do projetco Quark!-2009

Mensagempor jap em Domingo Jun 28, 2009 9:35 pm

A edição 2009 da escola Quark! encerrou hoje, e contamos com a presença na sessão de encerramento da Presidente da Comissão Executiva do DF, Profª Margarida Ramalho. do Sr. Vice-Reitor da UC, Prof. António Gomes Martins e do Vice-Presidente do Conselho Directivo da FCTUC, Prof. António Veríssimo que fez uma interessante alocução à quarkónia onde, para supresa de todos, explicou algumas das facetas do Lobo Mau! :hands:

Agradeço aos acima mencionados a presença na sessão. E também aos nossos sponsors, empresariais e culturais, sem os quais o nosso projecto não seria realizável. E está claro, a todos os professores e colegas do DF que, generosamente, contribuiram para as sessões.

Cabe aqui uma mensagem de agradecimento especial ao José Miguel Pereira, do JACC, pelo empenho no nosso projecto, e ao meu colega Fernando Nogueira, por todo o trabalho que sobre ele recaiu...Dá para perceber o tempo que lhe fazemos "perder" para preparar as suas magníficas lições... Obrigado Fernando! :friends:

E também para o Ivo, para a Mariana e para o Ricardo um grande abraço amigo pela vossa ajuda! :friends: E foi óptimo poder rever pessoalmente o Ivo aqui em Coimbra nesta sessão. :D

Felicidades para todos, e postem aqui os vossos comentários (e deixem aqui fotos do evento, se tiverem).

Abraço,
jap
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Sessão de encerramento do projetco Quark!-2009

Mensagempor Ivo_Timóteo em Domingo Jun 28, 2009 10:18 pm

O prazer foi meu!

Vou tentar acompanhar o Quark! pelo menos uma vez por ano :)
Se bem que já me sinto "velho" à beira dos mais novos :P Os meus 15 aninhos já foram há um tempinho...

Abraço a todos os que conheci desta edição do Quark!

Um abraço especial ao Professor JAP e ao Professor FNOG!

:hands: Quark! :hands:
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor RicardoCampos em Domingo Jun 28, 2009 10:29 pm

O prazer foi nosso em estar presente. Tive pena de não ter visto o Ivo por um triz!

Parabéns a todo o projecto deste ano. :hands:

Um grande obrigado em nome da comunidade quarkiana a todos os professores, em particular ao JAP e FNOG, que desde sempre se disponibilizam a aturar toda a gente, sempre bem dispostos, quando não têm a mais pequena obrigação. :friends:

Mais uma vez Obrigado! :hands:

E pronto, não há despedida porque todos nos acabamos por ir vendo de uma forma ou outra.
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor Simbelmyne em Segunda Jun 29, 2009 11:18 pm

I third that, o prazer foi nosso. :D

Tenho fotos, quando poder ponho-as aqui, no fim da semana, provavelmente ;)
Simbelmyne
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Jan 09, 2008 7:58 pm

Re: Sessão de encerramento do projecto Quark!-2009

Mensagempor gammapulsar em Terça Jun 30, 2009 12:59 am

E chegou ao final uma edição quark! Bom, foi um grande privilégio poder ter aprendido e trabalhado com professores e colegas tão talentosos! :) Muito obrigado e parabéns àqueles que ajudaram e tornaram este projecto possível. Espero que o Quark continue durante muito tempo.
Um grande abraço a todos e boa sorte para os olímpicos! :3

E como o Ricardo diz,

RicardoCampos Escreveu:E pronto, não há despedida porque todos nos acabamos por ir vendo de uma forma ou outra.

- Subscrevo. As sessões quark 2010 vão estar apinhada de universitários, se pudermos entrar, claro. :P

PS. Eu tenho fotos, vou tentar pô-las no lá pelo sábado.
PPS. Foi uma boa decisão o Ivo ter aparecido, gostei de o conhecer- xD .
gammapulsar
gluão
gluão

Registado: Quarta Out 08, 2008 1:47 pm

Re: Sessão de encerramento do projecto Quark!-2009

Mensagempor Simbelmyne em Terça Jun 30, 2009 3:00 pm

gammapulsar Escreveu:- Subscrevo. As sessões quark 2010 vão estar apinhada de universitários, se pudermos entrar, claro. :P

Universitários que não estão na Escócia :?
Simbelmyne
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Jan 09, 2008 7:58 pm

Mensagempor hexphreak em Terça Jun 30, 2009 3:38 pm

Já que estou no intervalo da aula e não estou a pensar em nada em particular, deixo aquilo que escrevi na última Sexta-feira antes do Quark!, com uma insónia terrível :)

É a minha última Sexta-feira de Quark!. Quero com isto dizer que é, oficialmente, a última vez em que me encontro na situação de quarkonium ansioso para entrar no Intercidades para Coimbra e passar o fim-de-semana a aprender Física, com mais cinquenta estudantes igualmente excitados.

Para mim, será talvez um momento mais significativo que para a maioria deles. Sou até agora uma das únicas três pessoas a ter reprovado o Quark! com distinção; estou no final do meu segundo ano quarkiano. O primeiro não chegava, por isso cá estou eu outra vez. É assim natural que esteja mais emocionado e triste pela aproximação do final do ano.

O Quark! é um dos projectos mais dinâmicos e interessantes que poderia ter aparecido para estudantes do ensino secundário. Sendo titularmente uma "Escola de Física para jovens", é na verdade toda uma filosofia de aprendizagem e vivência, de abordagem ao ensino e à Física. Combinando um fórum online pulsante de actividade (principalmente resolução e discussão de problemas) e sessões presenciais com a duração de dois dias no Dept. de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, com despesas de transporte, alojamento e alimentação integralmente cobertas
pelo programa, o Quark! visa ensinar Física de nível universitário a jovens interessados e motivados. Concentra nele, mais que os melhores alunos a Física, uma hoste de excelentes físicos e professores, que abdicam do seu tempo para proporcionar uma experiência excepcional a esses alunos, e um Lobo Mau, de quem pouco mais se conhece do que a residência, o gosto pelo trompete e o sadismo inerente à colocação de quebra-cabeças complexos, e mesmo exasperantes, mas sempre divertidos, alguns tão pitónicos que fazem da sua resolução um caminho para o Nirvana da Física: difícil, engenhoso, iluminador.

O projecto nasceu da escola de preparação dos alunos que todos os anos representam Portugal na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpiada Iberoamericana de Fisica (OIbF). Na verdade, vinte dos cinquenta alunos que integram o projecto são olímpicos, embora a única característica que os distinga dos demais no seio do Quark! é a vontade em se sujeitarem à tortura conhecida por Prova de Fogo, na 5ª sessão quarkiana, em Maio.

Só agora me apercebi de como é difícil explicar o espírito quarkiano a alguém que não esteja imerso nele. É difícil explicar porque razão nós, os quarkonia, rumamos todos os meses a Coimbra quando poderíamos ficar em casa ou ir sair conforme quiséssemos. É difícil explicar o que nos leva a entrar no DF às 9h00 e sair às 19h00, sabendo que apenas nos esperam matérias difíceis, problemas e bolachas. É difícil explicar os cubos de Rubik, as discussões pela noite dentro, o Ateneu, o Moelas, o Quebra, o bacalhau à Brás e o arroz doce, a hora do \pi, a Antunes e a Pousada, os tricky, o pitonismo, o Quark!-mate, o disco de Euler e os seixos saltitantes, a PDF, os Macs, as Monumentais, o início, o fim, as piadas obscuras, as Oreo, a kriptonite, as minhocas, o co-seno igual a um e o seno igual ao ângulo.

Apesar de ser, este ano, igualmente olímpico, escrevo isto na condição inabalável e vitalícia de quarkiano. A pessoa que escreve é alguém muito diferente da pessoa que chegou em Janeiro de 2008 a Coimbra com alguma insegurança e algum interesse por Física. O quarkonium que sai é alguém que sabe, orgulhosamente, a distinção entre o Lagrangeano e o Hamiltoniano; é alguém que sabe menos, porque viu mais; é alguém apaixonadamente curioso pela Física, pelo mundo. Tendo tomado contacto com cinco gerações olímpicas e duas gerações quarkianas, não me é difícil generalizar estes resultados para os elementos destes conjuntos. É factual que o estatuto de quarkiano aumenta a constante de decaimento da actividade intelectual e promove o bom funcionamento do organismo face à falta de sono e à presença de matemáticos.

É a minha última Sexta-feira de Quark!. Mas não será a última Sexta-feira em que, apesar de já não o fazer oficialmente, me reúno com a quarkónia do ano. Tendo estado presente nos dois primeiros anos, não planeio ausentar-me tão cedo, para grande mal dos futuros quarkianos e dos professores de sempre, que terão que continuar a aturar-me a discorrer acerca das virtudes da engenharia teórica e de uma dieta rigorosa de problemas na formação pessoal do quarkiano.

Estou, apesar de tudo, triste. Talvez, se tiver conseguido explicar um epsilon do espírito quarkiano, mais alguém compreenderá futuramente porque me encontro assim. Mas não deixa de ser verdade que, como diz a Balada, o Quark! tem mais encanto na hora da despedida.

Sim, eu sei que me esqueci de muito. Fica para quem mais quiser dar a sua opinião :wink:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor Tharis em Terça Jun 30, 2009 5:07 pm

Henrique, emocionei-me! :cry: :) :roll:
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor jap em Terça Jun 30, 2009 7:05 pm

Extraordinário, Henrique! :shock:

Que grande prosa! :D

Muito obrigado, pela parte que me toca, e sobretudo um obrigadão pela tua militância pela causa, no fórum e não só! :friends:

E sim, cá nos encontraremos para o ano, e tu já no estatuto de veterano V.I.P. que foi repetende da quarkónia mas que é olímpico de medalha ao peito! :XD
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor RicardoCampos em Terça Jun 30, 2009 8:46 pm

Consegues justificar porque é que passado um ano, eu ainda me mantenho tão próximo da comunidade :friends:
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor Miro em Terça Jun 30, 2009 9:03 pm

eu ainda nao acredito que acabou :(

foi uma experiencia unica e inesquecivel, foi mesmo muito bom conhecer o pessoal, os professores e aprender fisica, tenho pena se calhar de não ter aproveitado tanto como devia (leia-se nao ter nenhum apontamento e ter adormecido um par de vezes...pro ano vou com o sono e dia!)

para o ano eu volto e espero ver muitas caras conhecidas, agora vou tambem a escola de verão e ha sempre o almoço de anos d quark, alem de que conto ver muitas caras quando entrar ai na uni, de modo que nao me despeço de ninguem :P

quero deixar um grande obrigado a toda a gente que conheci e em especial aos professores Jap e Fnog pelo grande esforço que certamente fizerem para tornar tudo isto possivel

ha, e queria pedir desculpa a todo o pessoal que eu irritei :lol:

passei muitos e bons momentos ai em coimbra, xegou mesmo a ser o ponto alto do mês, como disse a elizabete na ultima sessao as vezes estamos nas aulas e a contar quanto tempo falta para o quark!

agora tão cedo não se veem livres de mim :twisted:
666
Miro
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Jun 15, 2007 2:53 pm

Mensagempor Drizzel em Terça Jun 30, 2009 11:24 pm

Bem, mais um ano de Quark! que terminou... Não deixa de ser triste, mas também não deixa de ser um momento de orgulho e felicidade por fazer parte da melhor comunidade que se pode encontrar! Especialmente no meu caso que sobrevivi a 2 anos de Quark! e ao confronto com as Equações de Euler por duas vezes! (Acho que o Henrique compreende o que quero dizer! :lol: )
Subscrevo o que já foi dito por muita gente: não tenciono afastar-me do Quark! tão cedo! :lol: Espero continuar metido num cantinho da comunidade e, se possível, marcar presença nas sessões do próximo ano. Acredito que haverá, de facto, uma quantidade respeitável de universitários à porta do DF nas sessões do Quark! do próximo ano! :D
Agradeço a todos os que participaram no projecto, pois sem cada uma das pessoas que intervieram a experiência não teria sido tão fantástica, espectacular e divertida como foi. Dirijo um agradecimento especial ao prof. Jap e ao prof. Fnog que dedicaram, sem dúvida, muito do seu tempo e trabalho para que o Quark! fosse a experiência única e incrível que foi. Agradeço também a todos os professores que se disponibilizaram para dar as aulas fantásticas e únicas a que toda a quarkónia teve direito. A todos um muito obrigado! :D

P.S.: Miro estás perdoado! :lol: Afinal de contas tu a fazeres fantásticos truques com os dedos e sons irritantes, eu a fazer beatbox e o Pedro a encarnar uma estátua que só se move quando alguém dá uma moeda éramos bem mais incómodos do que tu sozinho! :lol:
Failure? Sorry, nerver heard of such.
Drizzel
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Fev 25, 2008 2:45 pm

Mensagempor Ângela Guerra em Quarta Jul 01, 2009 3:18 pm

De facto, esta nostalgia incomoda... Pensar que as sessões quarkianas acabaram, pelo menos como quarkonium, é desesperante. :(
E ao ler o texto do Henrique (que também me emocionou, confesso) percebo que há qualquer coisa de muito estranho com o Quark!. Percebo que tenho saudades de sair do anfiteatro a correr para as Oreo com a sensação de ter a cabeça em água. Que sinto qualquer coisa de bom quando digo "fiz este hematoma no cotovelo no Quark!". :lol: É mesmo inexplicável. No fim destes 6 meses, só uma coisa está mesmo, mesmo clara: o ponto de exclamação depois da palavra "quark". É que quando falo com um quarkiano, no final apetece gritar: Quark!
última vez editado por Ângela Guerra s Quinta Jul 02, 2009 12:00 pm, editado 1 vez no total
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Mensagempor SkyWalker em Quarta Jul 01, 2009 4:58 pm

Sois muitos emotivos, todos vós :)

Parabéns a toda a organização pelo excelente trabalho que desenvolveu, e pelo enorme buraco no meu cérebro onde só está presente uma palavra: 'trivial'..

:D
-
SkyWalker
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Jul 26, 2008 7:29 pm

Mensagempor Cirdaro Larama em Quarta Jul 01, 2009 5:08 pm

Ângela Guerra Escreveu:No fim destes 6 meses, só uma coisa está mesmo, mesmo clara: o ponto de interrogação depois da palavra "quark".

Mas que grande :?: em vez de "ponto de interrogação" não se deveria ler "ponto de exclamação" [ponto de interrogação]

Aproveito também para agradecer aos professores e a todos os sponsors, por acreditarem neste projecto.
Ricardo Amaral
Cirdaro Larama
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Maio 12, 2008 10:16 am

Próximo

Voltar para Edição 2009

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante