A expressão que coloquei anteriormente resulta desta que me parece dimensionalmente correcta:
Para chegar a esse resultado considerei que L, em metros, era um número inteiro e que para segmentos de 1 metro a aceleração era constante aí. Usei também o facto de que a soma dos n primeiros quadrados perfeitos é n(n+1)(2n+1)/6. Não sei se essas informações são suficientes para divisar o meu raciocíonio, que talvez esteja demasiado fantasioso.
vbmaster Escreveu:'Tão mas a fórmula da gravitação universal não é:
E além disso, pela massa da terra, o sol também deverá mover-se em direcção à terra, o que faz com que ambos percorram um pouco menos do que o L inicial, right?
vbmaster Escreveu:É impressão minha ou a simulação computacional precisa de um Milipeia para ser calculada com boa precisão?...
EDIT: Pedro, não me parece que a velocidade inicial interesse... isso era o mesmo que dizer que para prever o tempo de queda de um objecto lançado do cimo da Torre Eifel, tinhas de somar os segmentos de um metro de toda a sua queda considerando a velocidade que ele já tinha, menos no momento de largada (em que a velocidade é nula).
vbmaster Escreveu:É impressão minha ou a simulação computacional precisa de um Milipeia para ser calculada com boa precisão?...
(...)
jap Escreveu:vbmaster Escreveu:É impressão minha ou a simulação computacional precisa de um Milipeia para ser calculada com boa precisão?...
(...)
Nem tanto!![]()
Um programazito de meia duzia de linhas demora apenas alguns segundos a encontrar a resposta com a precisao de 1E-4 no meu portatil...![]()
Ja fiz o meu em python; o joao fara (adaptara) um programa em C; fazes um em scheme? Assim podemos comparar os tres calculos...com o resultado analitico, que tambem e possivel calcular...
Voltar para Problemas resolvidos
Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante