Dois trens e uma mosca

Neste arquivo iremos colocar os problemas já resolvidos (não são problemas "mortos" porque a discussão pode continuar a qualquer altura!)

Dois trens e uma mosca

Mensagempor rigillescherrer em Sábado Jan 15, 2011 6:40 pm

Eu postei esse problema no delfos (mesmo sendo de física), por causa dos métodos de resolução que se pode utilizar na resolução do mesmo:
Rígille Escreveu:"Dois trens, a uma distância inicial de 200 quilômetros, movem-se um em direção ao outro, ambos com velocidade constante de 50 quilômetros por hora. Uma mosca, começando na frente de um dos trens, voa até atingir o outro trem e depois repete o mesmo movimento (voltando para o primeiro trem, e depois indo para o segundo, etc) a uma velocidade constante de 75 quilômetros por hora, até os trens se chocarem. Qual é a distância total que a mosca percorreu?"

Fonte: http://legauss.blogspot.com
Imagem \huge = \int
rigillescherrer
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Set 05, 2010 8:56 am

Re: Dois trens e uma mosca

Mensagempor jap em Sábado Jan 15, 2011 7:22 pm

rigillescherrer Escreveu:Eu postei esse problema no delfos (mesmo sendo de física), por causa dos métodos de resolução que se pode utilizar na resolução do mesmo:
Rígille Escreveu:"Dois trens, a uma distância inicial de 200 quilômetros, movem-se um em direção ao outro, ambos com velocidade constante de 50 quilômetros por hora. Uma mosca, começando na frente de um dos trens, voa até atingir o outro trem e depois repete o mesmo movimento (voltando para o primeiro trem, e depois indo para o segundo, etc) a uma velocidade constante de 75 quilômetros por hora, até os trens se chocarem. Qual é a distância total que a mosca percorreu?"

Problema clássico, foi usado (AFAIK) em exames de entrada à ordem dos engenheiros! :lol:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Tharis em Sábado Jan 15, 2011 7:27 pm

LOL Este problema foi-me posto pelo meu professor de Química Geral, no elevador da Torre Sul (do IST).
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor jap em Sábado Jan 15, 2011 8:10 pm

Tharis Escreveu:LOL Este problema foi-me posto pelo meu professor de Química Geral, no elevador da Torre Sul (do IST).

Os professores do IST devem ter um fetish por este problema, pois costumam colocá-lo aos alunos nas mais variadas circunstâncias (já me chegaram vários relatos)! :shock:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Bernardo em Sábado Jan 15, 2011 8:20 pm

Os dois comboios chocam após duas horas. Se a mosca tem uma velocidade constante de 75 km/h, a distância que ela vai percorrer não é 150km?
Bernardo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Out 27, 2008 9:53 pm

Mensagempor RicardoCampos em Sábado Jan 15, 2011 8:30 pm

Sim, claro que essa é a resposta simples e preguiçosa. O ideal é somar a série :D
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor João Pedro Santos em Domingo Jan 16, 2011 3:31 am

jap Escreveu:
rigillescherrer Escreveu:Eu postei esse problema no delfos (mesmo sendo de física), por causa dos métodos de resolução que se pode utilizar na resolução do mesmo:

Problema clássico, foi usado (AFAIK) em exames de entrada à ordem dos engenheiros! :lol:

:O
E ainda se queixam dos exames nacionais (embora com razão, como é óbvio)... :P
I mean, para um engenheiro formado, isso é trivial...
Por acaso lembro-me que o Miguel Abreu pôs-se a dar um exemplo parecido, só que em vez de comboios eram bicicletas, do género para meter piada no final da aula. :P
De qualquer forma, fiquei bastante satisfeito com as aulas dele.
Despeço-me com a minha habitual assinatura:
João Pedro Martins dos Santos, o Délfico, quero dizer, o Quarkiano que não faz falta.
João Pedro Santos
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Jun 17, 2009 8:02 pm

Mensagempor Francisco_Lopes em Segunda Jan 17, 2011 7:46 pm

João Pedro Santos Escreveu:
Por acaso lembro-me que o Miguel Abreu pôs-se a dar um exemplo parecido, só que em vez de comboios eram bicicletas, do género para meter piada no final da aula. :P
De qualquer forma, fiquei bastante satisfeito com as aulas dele.

Interdisciplinaridade do grande Miguel Abreu :lol:
Francisco_Lopes
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jun 07, 2009 7:23 pm

Voltar para Problemas resolvidos

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante