O surpreendente fellow Atwood...

Neste arquivo iremos colocar os problemas já resolvidos (não são problemas "mortos" porque a discussão pode continuar a qualquer altura!)

Mensagempor Zé Teixeira em Quarta Fev 21, 2007 11:04 am

vbmaster Escreveu:!(valor) ? é quivalente a if (valor = 0);

Na verdade, é equivalente a if (valor == 0) :P essa distracção pode causar erros bastante chatos.
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor jap em Quarta Fev 21, 2007 11:12 am

Zé Teixeira Escreveu:

Na verdade, é equivalente a if (valor == 0) :P essa distracção pode causar erros bastante chatos.

O mais idiota de todos os erros idiotas que podem ocorrer em C!
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Zé Teixeira em Quarta Fev 21, 2007 12:01 pm

jap Escreveu:Já que ninguém posta nenhuma piada recursiva :cry: , aqui vai uma das minhas favoritas:

Entrada de "recursão" num dicionário:

recursão: subs femin. sing.: se não sabe o que é, veja recursão. :D

Uma vez, há alguns anos, estava à procura de uma definição no dicionário. A entrada apontava para uma segunda. Fui ver a definição da segunda e... apontava de volta para a primeira! Parece piada, mas aconteceu mesmo :P quem faz os dicionários devia ter cuidado com isso.
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor vbmaster em Quarta Fev 21, 2007 1:52 pm

Zé Teixeira Escreveu:

Eu sei isso, mas como não estava a codar e sim a explicar o código torna-se irrelevante, para quem não sabe a linguagem, se está lá == ou =. ;)
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 11:49 pm

Mensagempor jap em Quarta Fev 21, 2007 11:15 pm

Bom, aqui vai então uma dica sobre como resolver problemas de física recursivos.

Para já, há que reconhecê-los - são problemas que contêm, na situação física descrita, uma cópia de si mesmos (fiel, ou muito semelhante). Depois é só tirar partido disso mesmo! :shock:

Já explico.

Antes de abordarmos o caso da máquina de atwood n-uplicada, sugiro que passem para o problema do Juca, nesta secção. Já vão perceber a técnica... :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Domingo Fev 25, 2007 4:59 pm

Sir Atwood continua a rir-se dos quarkianos

:tease:

Com alguma inspiração bastam duas linhas, bastam apenas 2 pequenas linhas... :confident:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Sábado Mar 03, 2007 11:19 pm

Uma pequena dica que talvez vos inspire para resolver este problema... :roll:

Suponhamos que levávamos uma máquina de atwood (simples, ou n-uplicada) para a lua. Como é que se alterariam as tensões do(s) fios dessa máquina de atwood?
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor JCaldeira em Segunda Mar 05, 2007 5:48 pm

Bem, como ninguém resolvia eu decidi tentar fazer algo deste problema. Vejamos:

A força exercida pela corda que suporta a roldana que tem uma máquina de Atwood com massas m e M é a força necessária para que \sum{F}=\frac{dp}{dt}. Excluindo as tensões da corda que passa pela roldana, que se anulam quando se considera a corda completa, a única outra força que actua no sistema é a gravidade, que aponta para baixo com uma intensidade de (m+M)g. Portanto a força efectuada pela corda que suporta a roldana será

(m+M)g - \frac{dp}{dt}

Sabemos que (considerando M>m)

\frac{dp}{dt} = (M-m)g\frac{M-m}{M+m} (porque a massa maior tem uma aceleração para baixo, e a menor para cima, com valor de g\frac{M-m}{M+m})

Neste caso, como a "massa" M é um sistema exactamente igual ao original, sabemos que a força que a corda que suporta a roldana efectua é, precisamente, Mg. Ou seja:

Mg = (m+M)g - (M-m)g\frac{M-m}{M+m}

Ora, resolvendo esta equação simples, obtemos M=3m, o que dá os resultados pretendidos (para a aceleração, utilizar a equação das máquinas de Atwood). Será isto?
JCaldeira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 4:43 pm

Mensagempor jap em Segunda Mar 05, 2007 6:35 pm

Parabéns, João
:hands:

Está certo, embora seja só tenha percebido o teu raciocínio numa segunda leitura! Bem visto! :wink:

Tenho uma solução altervativa, quiçás mais simples e elegante :roll:. Vou tentar explicá-la com muito cuidado, para tentar que seja inteligível numa primeira leitura.

Seja T a tensão no fio que suporta a primeira roldana (ligada pelo fio ao tecto) e T' a tensão no pedaço de fio que passa pela primeira roldana e suporta a massa m e a segunda máquina de atwood...Esta segunda máquina de atwood é a que está no rectângulo vermelho da figura seguinte:

Imagem

Como a primeira roldana (e todas as outras) não têm massa, podemos dizer que

T-2T'  = 0ou seja , T' =T/2.

Estão de acordo?

Ora muito bem. Então reparem no seguinte. A máquina de Atwood que está assinalada a vermelho é uma cópia da máquina de Atwood total, com a única diferença que não está ligada ao tecto. Isto é importante, pois esta máquina de Atwood está a cair com uma certa aceleração, que passamos a chamar a.

Ou seja, a primeira massa sobe com aceleração a e a máquina de atwood "vermelha" desce com aceleração a.
De acordo com o princípio da equivalência de Einstein :shock: , é como se esta segunda máquina de Atwood estivesse num campo gravítico que não é g mas g-a...certo?

Assim, esta máquina de atwood "sente" apenas uma "aceleração efectiva" que é g-a, de acordo?
Agora reparem: as tensões dos fios numa máquina de Atwood, por muitas massas que tenha, são sempre proprocionais a g (ora vejam lá porquê). Por outro lado T e T'=T/2 têm exactamente a mesma função (posição) na máquina completa e na máquina "vermelha, respectivamente, só muda a aceleração efectiva, g para a primeira, e g-a para a segunda.

Podemos então fazer a seguinte proporção para as tensões:

\frac{T}{g} = \frac{T/2}{g-a}

Resolvendo esta simples equação (que representa uma proporção simples entre as tensões de qualquer máquina de atwwod e a aceleração da gravidade efectiva do sítio onde ela está), obtemos

a = g/2.

Mas a é a aceleração para cima da primeira massa, logo

T/2 -mg = ma, de onde

T = 2 (mg+mg/2) = 3 mg

Está feito! :wink:
E Sir George Atwood já não se ri dos olímpicos... :P
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor JCaldeira em Sexta Mar 09, 2007 10:28 pm

jap Escreveu:Como a primeira roldana (e todas as outras) não têm massa, podemos dizer que

Estão de acordo?

Ok, eu tentei, mas eu nunca me dei muito bem com problemas de tensões... Pode explicar porquê? :P
JCaldeira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 4:43 pm

Mensagempor jap em Sexta Mar 09, 2007 10:33 pm

JCaldeira Escreveu:
jap Escreveu:Como a primeira roldana (e todas as outras) não têm massa, podemos dizer que

Estão de acordo?

Ok, eu tentei, mas eu nunca me dei muito bem com problemas de tensões... Pode explicar porquê? :P

Claro,

as forças que actuam na primeira roldana são a tensão Tdo fio que segura a roldana ao tecto (aponta para cima) e a tensão T' do fio que passa na roldana (duas tensões destas de cada lado, a apontarem para baixo). Aplicando a lei fundamental da dinâmica à roldana, vem

T -2T'= m_{\rm r} a,

onde m_{\rm r}é a mssa da roldana.

Mas como a roldana é ideal, m_{\rm r}=0

logo

T -2 T' =0 ! :wink:

Ficou claro? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin