Sobre pressão

Neste arquivo iremos colocar os problemas já resolvidos (não são problemas "mortos" porque a discussão pode continuar a qualquer altura!)

Sobre pressão

Mensagempor jap em Sábado Dez 20, 2008 11:42 pm

Um pneu, como mostra a figura, está cheio de ar a uma pressão 30 (no manómetro da figura a unidade de pressão é "libra por polegada ao quadrado")

Imagem

Um estudante vai sentar-se no banquinho que está acoplado à roda. Quando ele se sentar o pneu vai um bocado "a baixo", vocês percebem o que eu quero dizer. :lol:

A questão é: o que se passa com a pressão indicada pelo manómetro, nesta situação (estudante sentado)?

Com o peso do estudante a pressão no pneu:

(a) aumenta.
(b) diminui.
(c) não se altera.

Palpitem e justifiquem o vosso raciocínio! :xrazz:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Sobre pressão

Mensagempor Bruno Oliveira em Domingo Dez 21, 2008 12:02 am

Pela definição de pressão: P={F \over S}, ao se aumentar a força, pois conta-se agora com o peso P do estudante, e sabendo que a area da superficie S se mantem constante(é o banco) eu estaria inclinado a dizer que a pressão aumenta, sendo a alinea (a) mas pode haver algo mais... :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor jap em Domingo Dez 21, 2008 12:17 am

Será? :xrool:

Repara que em P = \frac{F}{S}, se P é a pressão do ar dentro dos pneus, F é a força que o ar exerce sobre uma pequena superfície S do pneu, e a força F não está relacionada, a priori, com o peso da roda ou do que está sobre a roda. Ou será que está? :roll:

Pensem melhor sobre o assunto. Puzzling, não? :xrazz:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor andresal em Domingo Dez 21, 2008 9:55 am

Eu penso que, quando o aluno se sentar, uma quantidade substancial de ar irá sair do pneu, isto porque o professor diz que a roda vai "a baixo". Não sei ao certo por onde sairá, mas penso que isto não será o mais importante para a resolução desta questão. Ora, se ar vai sair da roda, menos ar permanecerá dentro da roda, havendo espaço para as partículas dentro da mesma se dispersarem. Isto levará a um ar menos condensado, o que provocará uma menor pressão, exercida no pneu, pelas partículas de ar.

Logo, a minha sugestão é a b).
André Salvada
Escola Secundária de São João da Talha
andresal
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Dez 17, 2008 10:10 pm

Mensagempor hexphreak em Domingo Dez 21, 2008 1:02 pm

A resposta correcta, desde que o pneu não esteja demasiado cheio, é a c). Pensem que quando o pneu "vai abaixo", a superfície em contacto com o chão aumenta um pouco, para que se compense a força exercida pelo estudante. Simultaneamente, o ar dentro do pneu expande, e a parede livre (em contacto com o ar exterior) inflaciona de modo a manter o volume total constante, pelo que a pressão se mantém.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor jap em Domingo Dez 21, 2008 8:14 pm

Isso mesmo! :hands:

Há alguma deformação do pneu mas, grosso modo, ele ddeforma-se sem lateração apreciável de volume. Como para um volume e temperatura fixa a pressão é constante para uma dada quantidade de gás ( PV = nRT :lol:), forçoso é conluir que a oressão praticamente não se altera se o estudante se sentar na cadeira.

Ora verifiquem nest filme:

A experiência
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Voltar para Problemas resolvidos

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes