Gnuplot

Secção dedicada à linguagem de programação favorita dos quarkianos: Python!

Gnuplot

Mensagempor tomegouveia em Segunda Fev 28, 2011 9:21 pm

Olá a todos
Não sabia muito bem onde colocar esta questão mas, tratando-se de computador, achei boa ideia aqui.
Será que alguém me pode explicar Como funciona o gnuplot? Como é que fazemos gráficos com ele através de dados recolhidos experimentalmente, por exemplo?
"If I have seen further it is only by standing on the shoulders of giants."

FÍSICO QUÂNTICO:Um homem cego num quarto escuro, à procura de um gato negro que não está lá.
tomegouveia
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 13, 2011 1:05 am

Re: Gnuplot

Mensagempor Bruno Oliveira em Segunda Fev 28, 2011 9:43 pm

Apenas sei que é uma excelente aplicação que creio ser free to use que permite fazer gráficos usando uma linguagem de programação e não só...

Estou a ter sérias dificuldades em instalá-lo no CodeBlocks para o C++ e pode ser que alguém dê uma ajuda nessa parte técnica.

No que toca á tua questão, creio que podes meter os dados num ficheiro de Excel ou .txt e abri-los a partir do programa, mas não posso confirmar...
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Segunda Fev 28, 2011 11:37 pm

Bem, já resolvi o meu problema, agora posso passar à melhor parte: Experiências!!! :D
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor hexphreak em Terça Mar 01, 2011 8:08 pm

tomegouveia Escreveu:Será que alguém me pode explicar Como funciona o gnuplot? Como é que fazemos gráficos com ele através de dados recolhidos experimentalmente, por exemplo?

Vê a documentação oficial [PDF]. Em geral podes utilizar a maior parte dos formatos abertos para dados experimentais. O exemplo mais simples é o CSV, que, para quem usa Excel, pode ser exportado directamente.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Voltar para Pitónica

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante