CIC: Problema 0 - Pêndulo Gravítico Realista

Secção dedicada à linguagem de programação favorita dos quarkianos: Python!

CIC: Problema 0 - Pêndulo Gravítico Realista

Mensagempor Ivo_Timóteo em Quinta Fev 10, 2011 10:30 pm

Olá Quarkianos!

Para dar início a esta brincadeira achei que o melhor era fazer um desafio aberto em que toda a gente pode (e deve) contribuir! Deste modo quem está a começar pode aprender com quem já sabe mais um pouco e colocar todo o tipo de questões.
O principal objectivo é que cada contribuição explique, caso seja necessário, as bases científicas usadas de forma a que se comece a criar uma base de conhecimento.

O desafio é simples: Simular um pêndulo gravítico, o mais realisticamente possível :twisted:

Sugestões
- Lembrem-se de que um computador não se importa de fazer muitos cálculos por segundo!
- Lembrem-se da aula de matematiquices do Professor FNog!
- Talvez começar por considerar um pêndulo sem atrito, com uma corda sempre rectilínea e sem massa. Obviamente essas considerações não são muito realistas :twisted:
- Depois era interessante comparar o modelo desenvolvido com os modelos simples a que estamos acostumados.

*** Eu estarei fora do país e muito possivelmente sem Internet mas tenho a certeza que pelo menos o Professor JAP, o Henrique (hexphreak), o Bruno e o Francisco (Tharis) podem ir tirando as dúvidas de quem estiver a começar a brincar com Python :)
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Re: CIC: Problema 0 - Pêndulo Gravítico Realista

Mensagempor Bruno Oliveira em Quinta Fev 10, 2011 11:57 pm

Boa ideia Ivo!!

Este problema pode ser tão "complicado" (ou seja, podem torná-lo tão realista) que até pode culminar no desenvolvimento de uma simulação gráfica, usando o OpenGL; certamente que se voltará a este tutorial!

Aproveito ainda para dizer que a wikipedia e o Hyperphysics, podem ser-vos úteis a nível da análise da física do problema e como é óbvio, isso pode ajudar-vos na parte da programação!!
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Re: CIC: Problema 0 - Pêndulo Gravítico Realista

Mensagempor filipematos em Quarta Jul 27, 2011 10:12 pm

Estava aqui a tentar criar um pêndulo (ainda muito longe do real :s), mas estou com um problema: Não o consigo parar, eu criei um botão que o deveria parar mas não funciona... Alguém me ajuda?

Código: Seleccionar Todos
from visual.controls import*

suporte = box(pos=(0,10), length = 5, height = 2,)
peso = sphere(pos=(0,0,0), radius = 1)
c = controls()

x = 0
k = 0
y = -125

def parar():
    peso.pos.x = 0
    peso.pos.y = 0
    k =10

b = button(pos=(0,0), width = 60, height = 60 , text = 'Parar', action = lambda: parar())   

while  k != 10:
    c.interact()
    while x < 9.995:
        c.interact()
        rate(1000)
        # o gajo não se mexe
        x = x+0.005
        #Cálculo do y
        y = -math.sqrt(100 - x**2)

# Movimento

peso.pos.y = y
        peso.pos.x = x

while x > -9.995:
        c.interact()
        rate(1000)
        x = x-0.005
        y = -math.sqrt(100 - x**2)
        peso.pos.y = y
        peso.pos.x = x
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Voltar para Pitónica

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante