VPython

Secção dedicada à linguagem de programação favorita dos quarkianos: Python!

Re: VPython

Mensagempor Miro em Sábado Jul 25, 2009 2:06 pm

ora, ja agora fica aqui o codigo da simples apresentação do nosso projecto para a fisica@uc, mas isto num windows é feio, usem um mac!!!! no windows texturas nao aparecem

o sistema solar e mesmo pa enfeitar, nao liguem a tonelada de imperfeiçoes, o objecto que roda e fixe para ver as difrenças no brilho dependendo da nossa posição que era todo o nosso objectivo
666
Miro
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Jun 15, 2007 2:53 pm

Mensagempor Tharis em Sábado Jul 25, 2009 4:20 pm

Nice! :D :hands:
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor Miro em Domingo Ago 02, 2009 6:17 pm

alguem me consegue por isto a dar? não consigo ver qual é o erro..... estava a dar....e deixou de dar.....sem razao aparente

666
Miro
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Jun 15, 2007 2:53 pm

Mensagempor jap em Domingo Ago 02, 2009 7:41 pm

O ficheiro não tem formatação (identação)? :?
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Jul 29, 2011 10:07 pm

Estou agora a mexer no Vpython, e gostava de criar uma animação simples, de um edíficio de 1 piso, com 4 pilares a oscilar sem estar sujeito à acção de forças externas.

Estou a usar 5 objectos, box, para simularem os pilares e a laje de piso.

Já consegui simular a oscilação da laje de piso resolvendo a eq. diferencial que rege o seu movimento oscilatório, e gostava de saber como posso associar à laje, alguns dos pontos das caixas que simulam os pilares... Será possível? :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor ajoanagil em Domingo Nov 06, 2011 12:24 pm

Esta linguagem é a mesma utilizada nos arduinos?
ajoanagil

Registado: Sábado Nov 05, 2011 5:01 pm

Mensagempor Tharis em Quarta Nov 09, 2011 1:19 pm

Não. A linguagem usada nos Arduinos é uma "espécie" de C simplificado.
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor ruifm em Segunda Fev 20, 2012 1:44 pm

Tharis Escreveu:Fiz esta coisinha como uma preparação para o hyper-mega projecto que hei-de fazer conjuntamente com people daqui. ;)

O código tá um bocadinho forçado e tá assim à papo-seco as coisas lá.... Utilizei a 1a lei de kepler e pouco mais de interessante... ;)

eu tambem tive a ideia de fazer um sistema solar em vpython, e ja o consegui usando apenas a 1ª Lei de Kepler e dados astronomicos que se encontram na net.

Mas achei mais interessante criar um programa que usasse APENAS as Leis de Newton para criar o sistema solar, e assim confirmar que as orbitas sao elipticas como Kepler afirmou. E consegui, em pequena escala, com 2 esferas. Se desse uma determinada velocidade o corpo atingia um MCU, caso contrario a orbita seria uma elipse com o seu eixo constantemente a variar. Se a velocidade fosse muito baixa, como é de esperar o corpo iria de encontro ao corpo de maior massa.
Como tudo funcionou na perfeiçao na micro escala, resolvi colocar valores reais. Eu tenho consciencia que desta forma seria dificil ver a Terra em comparaçao com o Sol, e que o movimento de Translacao seria praticamente invisivel porque demora 1 ano xD. Para adicionar um pouco mais de realismo, criei ainda movimento de rotaçao na Terra, com esta declinada 23.4º.
O movimento começa no afelio. Por essa razao achei interessante obter dados relativamente a diminuicao da distancia, e ao aumento de velocidade. Por isso vao aparecer 2 graficos espetaculares em pop up.
Espero que gostem!!

só há um problema. O modo visual fica muito lento passado cerca de 300 segundos e eu não uso recursao nem nada. Precisava de uma granda ajuda nesta parte, pelos experts da memoria :lol:
última vez editado por ruifm s Terça Fev 21, 2012 5:07 pm, editado 1 vez no total
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Mensagempor filipematos em Segunda Fev 20, 2012 2:37 pm

Mas qual foi a ideia de a terra ser maior do que o SOL?
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Mensagempor ruifm em Segunda Fev 20, 2012 2:48 pm

filipematos Escreveu:Mas qual foi a ideia de a terra ser maior do que o SOL?

como assim?
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor filipematos em Terça Fev 21, 2012 1:26 pm

Estou a analisar o teu trabalho geocentrista
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor filipematos em Terça Fev 21, 2012 1:27 pm

Porque deste uma forma estranha à terra? É melhor pores uma esfera não?

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ruifm em Terça Fev 21, 2012 5:06 pm

filipematos Escreveu:Estou a analisar o teu trabalho geocentrista

não está geocentrista!
é puro newton...
o ponto de vista é que é da Terra, para ser mais familiar.

A Terra não está com uma forma estranha, está 'oval' (o tal ellipsoid) que é a forma mais realista. Tem um raio equatorial diferente do raio polar.
eu quero é mesmo perceber porque razao o modo visual fica lento após uns minutos
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor Bruno Oliveira em Terça Fev 21, 2012 7:25 pm

Experimenta alterar o teu argumento do rate, para ver que tipo de alteração ele provoca na simulação :roll:

Ou então pode estar relacionado com o t. Tu começas em 0, e incrementas 0.01 por iteração, mas quando é que acaba a contagem do tempo? Por outras palavras, não faria mais sentido correres a simulação durante um tempo t previamente fixado? Assim o teu while true mudaria para while t < tmax...

Isto foi o que me saltou mais à vista ao ler o teu código na diagonal... :wink: Espero ter tempo de o ler a sério, quando o puder fazer, avisarei!

Bruno
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor ruifm em Terça Fev 21, 2012 8:09 pm

Bruno Oliveira Escreveu:Experimenta alterar o teu argumento do rate, para ver que tipo de alteração ele provoca na simulação :roll:

Ou então pode estar relacionado com o t. Tu começas em 0, e incrementas 0.01 por iteração, mas quando é que acaba a contagem do tempo? Por outras palavras, não faria mais sentido correres a simulação durante um tempo t previamente fixado? Assim o teu while true mudaria para while t < tmax...

Isto foi o que me saltou mais à vista ao ler o teu código na diagonal... :wink: Espero ter tempo de o ler a sério, quando o puder fazer, avisarei!

Bruno

o programa corre bem nos primeiros minutos. Se limitasse o tempo eu tenho a certeza que o problema desaparecia...
Mas após uns 10 minutos o render time, que tenho a ideia de ser o intrevalo de tempo entre cada ciclo, é muito grande (500 ms) comparativamente com o mesmo no inicio (30 ms, que é o minimo).
mas eu queria mesmo que o programa durasse o tempo que me apetecesse. A variavel t so existe mesmo para o grafico, eu poderia retira la e corria tudo bem.
Terera alguma coisa a ver com o trail? Se eu o retirar ou colocar um intrevalo maior...
Sera que é da textura da Terra que ocupa memoria?
Ou é a quantidade de movimentos e interaçoes que são demais para um ciclo? E se assim for, porque é que tudo corre bem no inicio?
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

AnteriorPróximo

Voltar para Pitónica

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante