Fase Regional das Olimpíadas de Física 2007

Assuntos relativos às Olimpíadas Nacionais de Física

Mensagempor jap em Segunda Maio 14, 2007 11:46 pm

kelker Escreveu:Ou estarei a ver mal, ou nessa última foto, o rapaz que está atrás da menina da frente, é o irmão do Eduardo Dias... :P
Parece que não teve a mesma "sorte" que o irmão. :cry:

Não, não estás a ver mal, o rapaz é mesmo o irmão do Eduardo! Ele teve uma prova experimental bastante boa, mas uma prova teórica mais fraca, o que não foi suficiente para o apuramento. :cry:
E já agora, a menina da foto também é da Escola Domingos Sequeira de Leiria - trata-se da nossa Eloísa, a quem a prova também não lhe correu muito bem!

Não foi um dia lá muito bom para os Leirienses... :cry:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Zé Teixeira em Terça Maio 15, 2007 12:41 am

Sim, é a nossa Eloísa. É pena não ter passado, Leiria merecia ser representada :P

Ah, e o David, que está sentado atrás dela, também é délfico. Daqui concluo que os délficos têm algo contra a Física :wink:
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

:p

Mensagempor Dave em Terça Maio 15, 2007 11:11 am

aproveito para felicitar os que passaram as nacionais e... ate dia 23! :)
Dave
gluão
gluão

Registado: Segunda Maio 14, 2007 5:06 pm

Re: :p

Mensagempor jap em Terça Maio 15, 2007 1:31 pm

Dave Escreveu:aproveito para felicitar os que passaram as nacionais e... ate dia 23! :)

Olá Dave :D
Obrigado pela tua mensagem. Já agora, faz um post de apresentação na secção "apresentações" e arranja uma foto ou avatar giro para o teu profile! :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

:D

Mensagempor Dave em Terça Maio 15, 2007 4:36 pm

ja esta feita a apresentaçao:) abraço
Dave
gluão
gluão

Registado: Segunda Maio 14, 2007 5:06 pm

Mensagempor Ivo_Timóteo em Terça Maio 15, 2007 9:41 pm

Parece-me que as regionais foram a melhor publicidade possível para o Quark! :D
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor Nuno_Pais em Quarta Maio 16, 2007 3:23 pm

Nuno_Monteiro Escreveu:Dou os parabéns a todos os alunos que passaram as regionais. Mas em especial aos dois alunos da ESAM (Alves Martins).

Desde já vos peço que não fiquem aterrorizados com os exercícios que vão aparecendo neste forúm, a nacional não tem nada de tão diabólico. E se ao olharem para os exercícios se sentirem analfabetos, não se sintam mal, pois não são os únicos, as resoluções do Pedro Ponte, também me deixam com esse sentimento. Já para não falar da trivialidade dos cálculos com que o professor Fernando Nogueira nos presenteia de tempos a tempos.
:mock:

pois...vamos tentar nao ficar espantados a olhar para as provas...xD
loool

ja agr força aí pras iberoamericanas!

1abraço
Nuno_Pais
gluão
gluão

Registado: Segunda Maio 14, 2007 6:07 pm

Re: :p

Mensagempor Nuno_Pais em Quarta Maio 16, 2007 3:44 pm

Dave Escreveu:aproveito para felicitar os que passaram as nacionais e... ate dia 23! :)

la estaremos colega! xD

1abraço
Nuno_Pais
gluão
gluão

Mensagempor Nuno_Pais em Quarta Maio 16, 2007 3:45 pm

jap Escreveu:Para quem ainda não as conhece, aqui ficam as provas da fase regional das Olimpíadas de Física 2007:

Escalão A (9º ano)

http://algol.fis.uc.pt/forum/reg07/ProvaTeor_A.pdf
http://algol.fis.uc.pt/forum/reg07/ProvaExp_A.pdf

Escalão B (11º ano)

http://algol.fis.uc.pt/forum/reg07/ProvaTeor_B.pdf
http://algol.fis.uc.pt/forum/reg07/ProvaExp_B.pdf

ainda nao ha correcçao disponivel?
Nuno_Pais
gluão
gluão

Mensagempor Eloísa, a matemática em Quarta Maio 16, 2007 6:55 pm

Participei nas olimpíadas essencialmente porque certas e determinadas pessoas passaram o último ano a chatear-me para participar :P
Devo no entanto confessar que as provas não foram tão terríveis quanto eu esperava: odeio provas experimentais, e gostei até mais da experimental (que na verdade era uma prova teórica em que nos deixavam brincar com lasers) que da prova teórica. Na prova experimental fiz uma série de erros absurdos (como não perceber para que é que servia a escala graduada ou ter a infeliz ideia de não perguntar o que era o desvio) e por causa desses erros acabei a inventar MUITO na 4. Logo, a minha experimental está uma porcaria. A teórica... bem, eu não sei se sou eu que sou muito burra se o enunciado é que não está muito bem elaborado, mas eu não percebi a última pergunta da teórica... percebi o movimento do cubo de várias formas diferentes, e nunca da certa... :oops:
E enfim, assim foi o contacto de uma délfica com a física =)

Zé, Gama: não foi assim tão mau. Ganharam. Mas não me voltam a chatear para me meter nestas coisas :P

De qualquer das formas, compreendi duas coisas: porque é que todos vocês gostam muito de física e porque é que eu não. Eu gosto bastante de receber novos conheciemntos teóricos e de ficar a perceber um bocadinho melhor como é que as coisas funcionam - os problemas é que são demasiado... er... concretos para mim :oops:
Eloísa, a matemática
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Terça Fev 20, 2007 9:37 pm

Mensagempor jap em Quarta Maio 16, 2007 7:12 pm

Bem, e aqui vai a resolução das provas teóricas da fase regional das Olimpíadas de Física 2007, escalões A e B:

Escalão A
http://algol.fis.uc.pt/forum/reg07/Sol_Teor-reg2007-A.pdf

Escalão B
http://algol.fis.uc.pt/forum/reg07/Sol_Teor-reg2007-B.pdf
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quarta Maio 16, 2007 7:24 pm

Eloísa, a matemática Escreveu:Participei nas olimpíadas essencialmente porque certas e determinadas pessoas passaram o último ano a chatear-me para participar :P
Devo no entanto confessar que as provas não foram tão terríveis quanto eu esperava...
(...)

Eloísa, obrigado pela tua mensagem! :D

Ainda bem que a tua participação nas olimpíadas não te fez "desgostar" (mais?) da Física- na realidade, se gostaste, pelo menos, da prova experimental, já fico mais satisfeito... :D
Tenho muita pena que não tenhas passado à fase nacional... :cry: Mas espero que te mantenhas em contacto connosco - quem sabe conseguimos mesmo convencer-te de que a Física é mesmo uma ciência bonita! :P

Vai mandando notícias! :wink:

jap
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Eloísa, a matemática em Quarta Maio 16, 2007 8:02 pm

Quando eu digo que não gosto de física, não falo realmente a sério. Aquilo que eu não gosto na física é basicamente aquilo que tentei expor na minha apresentação. Sou extremamente curiosa e preciso de perceber como é que as coisas funcionam, portanto seria impossível que a física não me interessasse minimamente. Mas problemas de física... não sei, por muito complicado que seja um exercício, por muito que me desafie, nunca é realmente divertido. Essencialmente quando implica algum daqueles raciocínios típicos, como indução à físico ou decidir que certas coisas são desprezáveis :P
Mas sim: foi engraçado participar nas olimpíadas. Conseguiram. Agora se a física é mesmo divertida...
Eloísa, a matemática
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Maio 16, 2007 8:05 pm

Eloísa, a matemática Escreveu:Quando eu digo que não gosto de física, não falo realmente a sério.
(...)Agora se a física é mesmo divertida...

Eloísa, vais ver que a Física é mesmo divertida, mas se não conseguirmos convencer-te, espero que concordes que (pelo menos) os físicos quarkianos são divertidos! :D

jap :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Eloísa, a matemática em Quarta Maio 16, 2007 8:08 pm

São, os quarkianos são muito divertidos =)
Eloísa, a matemática
down-Quark!
down-Quark!

AnteriorPróximo

Voltar para Olimpíadas Nacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante