Fase Nacional 2010

Assuntos relativos às Olimpíadas Nacionais de Física

Fase Nacional 2010

Mensagempor Cynary em Domingo Jun 06, 2010 1:32 am

Bom, participei na fase nacional, gostei e fiquei em 6º (podia ter feito melhor na teórica, pois fiz dois erritos estúpidos, mas estou satisfeito :P).
A todos os que participaram, os meus parabéns! Espero ver muitos no quark ;)
Gostava de saber se alguém tem fotos que possam pôr aqui (vou tentar arranjar dos professores com quem estive para pôr aqui também).
Também gostava de saber, dos que participaram, o que acharam: comentários, defeitos, melhoramentos, etc.
A minha opinião:
Quanto à prova, penso que a teórica, apesar de não ser fácil, era acessível. No entanto, a prática era impraticável no tempo que tínhamos (para piorar as coisas, no meu caso pelo menos, o material estava a dar problemas, embora tenha sido rapidamente substituído). Não era difícil, no entanto não havia tempo suficiente para fazer as medições e contas pedidas :/
Quanto às actividades extra, gostei bastante! O museu da electricidade foi muito fixe ao organizar aquelas actividades para nos ocupar a tarde! Além disso, também tínhamos as atracções do próprio museu (gostei de observar a pilha de limões, por exemplo xD).

Gostava também de fazer uma pequena crítica quanto a um problema geral das olimpíadas: As correcções deviam ser disponibilizadas em conjunto com as provas! Um dos meios que mais usei para estudar para estas provas, foram as dos anos anteriores. No entanto, houveram algumas questões que fiquei sem saber se a minha resposta estava correcta, e não consegui encontrar nada em pesquisas :/ Mesmo que a matéria nessas provas não saia na prova do ano em questão, uma pessoa gosta sempre de compreender, e não sabemos onde a vamos encontrar.
Cynary
gluão
gluão

Registado: Terça Jan 06, 2009 5:55 pm

Re: Fase Nacional 2010

Mensagempor rucazevedo em Domingo Jun 06, 2010 12:14 pm

Concordo em quase tudo o que disseste. A experimental era gigante. Embora fácil, pediam demasiados valores, e depois tínhamos que efectuar cálculos com todos eles. Mas também achei que a teórica era demasiado grande para o tempo fornecido, mas era relativamente fácil. Também acho que as correcções deviam ser fornecidas.
Alguém poderia postar a lista dos premiados e dos seleccionados para o Quark!?
rucazevedo
gluão
gluão

Registado: Quinta Out 08, 2009 10:01 pm

Mensagempor jap em Domingo Jun 06, 2010 2:35 pm

Parabéns aos vencedores e futuros membros da quarkónia! (ainda não sei quem são, a organização ainda não me disponibilizou essa informação...). :hands: Será colocada aqui logo que eu a receba. :|

Também gostava que colocassem aqui fotos, se alguém tirou... :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor gnmandrade em Domingo Jun 06, 2010 3:04 pm

Também achei a teórica acessível, embora houvesse pouco tempo para a fazer, o que fez com que não conseguisse terminar as duas últimas alíneas :( (ainda por cima enganei-me no valor da velocidade da luz, usei o 3x10^8 em vez do valor que eles forneciam e depois tive de refazer os cálculos todos :mock: , mas de qualquer maneira era sempre pouco tempo).
Já a práctica achei que também havia pouco tempo. Nessa acho que não fiz nada de jeito porque nunca montei circuitos no secundário e nem sequer damos esse tipo de matéria :?
Mas em geral gostei, adorei as actividades ao ar livre e também o museu da electricidade :D
Aproveito para dar os parabéns a todos os participantes, principalmente aos quarkianos e futuros quarkianos :F
Gonçalo Andrade
IPhO 2011 Thailand
"O papa guardanapos da Tailândia" :P
gnmandrade
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Jan 22, 2010 12:30 am

Mensagempor Tharis em Domingo Jun 06, 2010 3:37 pm

Gonçalo, ficaste em que lugar?
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor gnmandrade em Domingo Jun 06, 2010 4:37 pm

Tharis Escreveu:Gonçalo, ficaste em que lugar?

Não sei :mock:
Sei que não fiquei nos primeiros 10 porque não recebi medalha nem menção honrosa, mas fiquei nos primeiros 20 porque fiquei pré-selecionado para as internacionais :D
Aquela coisa dos circuitos realmente não é comigo :P
A teórica até correu bem, só tive pena foi do pouco tempo e de ter usado um valor errado que me encurtou ainda mais o tempo disponivel :wall:
Já agora, encontrei isto na net, é capaz de interessar a todos:
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Olimpiada ... 50349&tm=8
Passou hoje na rtp e não sei se vai repetir no telejornal da noite :D
Gonçalo Andrade
IPhO 2011 Thailand
gnmandrade
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jap em Domingo Jun 06, 2010 5:29 pm

Gonçalo,

Parabéns e obrigado pelo spot televisivo! :D

Vamos ver se dá também à noite, no telejornal. :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor gnmandrade em Domingo Jun 06, 2010 6:23 pm

jap Escreveu:Gonçalo,

Parabéns e obrigado pelo spot televisivo! :D

Vamos ver se dá também à noite, no telejornal. :wink:

Obrigado :D
Vi isso hoje no telejornal da hora de almoço por isso acho que vão repetir no da noite (costumam fazer isso não costumam? :roll: )
Mas reparei numa pequena incorrecção que não sei se se nota na reportagem mas que está escrita logo em baixo, eles dizem que os vencedores desta prova vão participar nas Olimpiadas Internacionais da Tailândia quando na verdade isso só se vai saber para o ano com a PDF :lol: , ou não estão dentro do assunto ou disseram aquilo que vendia mais :P , mas estou mais inclinado para a primeira.
Gonçalo Andrade
IPhO 2011 Thailand
gnmandrade
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jap em Domingo Jun 06, 2010 8:59 pm

Certo! :lol:

Mas, ao menos, espero que os novos membros da pré-selecção tenham sido nem esclarecidos sobre este assunto na cerimónia de entrega dos prémios! :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Cynary em Domingo Jun 06, 2010 9:45 pm

Consegui arranjar algumas fotos. Da prova em si não tenho nada, pois foi um professor que mas forneceu, mas sempre é alguma coisa :D
http://picasaweb.google.com/rodrigo.toste.gomes/OlimpiadasDeFisicaFaseNacionalDe2010?feat=directlink
Quanto a dizerem que a teórica era muito longa, discordo ... Não dava muito tempo para verificar os resultados, por isso tínhamos ou de fazer à pressa para dar tempo, ou então de fazer com calma, e esperar que acertássemos à primeira xD Posso até acrescentar que os erros que me arrependo de ter feito (e que tenho a certeza de ter feito xD os outros exercícios são uma incógnita :P), foram mesmo por distracção, pois ainda tive uns 10 minutos parados depois de fazer a teórica :S
Cynary
gluão
gluão

Registado: Terça Jan 06, 2009 5:55 pm

Mensagempor jap em Domingo Jun 06, 2010 10:43 pm

Obrigado pelas fotos! :friends:

Já agora, em que consistia aquela "experiência" radical com a bicicleta que está pendurada a uma altura bem considerável do chão? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Tharis em Domingo Jun 06, 2010 11:27 pm

jap Escreveu:Obrigado pelas fotos! :friends:

Já agora, em que consistia aquela "experiência" radical com a bicicleta que está pendurada a uma altura bem considerável do chão? :roll:

Pedala-se para deslocamento vertical.

Todas as "barracas" ao ar livre já estiveram lá no ano passado. O curioso é que (no ano passado) estive lá no próprio dia das Olimpíadas e nem sabia. :XD
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor gnmandrade em Segunda Jun 07, 2010 1:47 pm

Tharis Escreveu:
jap Escreveu:Obrigado pelas fotos! :friends:

Pedala-se para deslocamento vertical.

Todas as "barracas" ao ar livre já estiveram lá no ano passado. O curioso é que (no ano passado) estive lá no próprio dia das Olimpíadas e nem sabia. :XD

Estivés-te lá no dia das Olimpiadas e não sabias? :XD Como é que isso te aconteceu? Não sei como foi o ano passado, mas este ano andavamos todos com as t-shirts das Olimpiadas via-se bem o que era.
Por acaso aquelas actividades estavam muito bem feitas, foi bom descontrair depois da prova. Também estive a ver o museu da electricidade, aquilo tem lá umas coisas bastante engraçadas :D
Gonçalo Andrade
IPhO 2011 Thailand
gnmandrade
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor zenunoteixeira em Quarta Jun 09, 2010 11:34 pm

A responder a tudo que ja disseram :p :
A prova teorica até era acessivel... so nao fiquei melhor classificado pq me esqueci das formulas do movimento circular... e vi mal os graficos da ultima :p
Quanto ah experimental... estava a ir bem... até que chegou a altura de entregar... se tivesse tido mais tempo tinha acabado certamente... era acessivel... mas muuuito extensa...
Btw, fiquei entre o 10º e o 20º.... portanto pro ano la estaremos camaradas ;)

Ainda apareço no video da RTP :D, a fazer a pratica mt concentradinho!^^
"Most minds have wishes, great ones have purposes."
zenunoteixeira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Jun 09, 2010 9:48 pm

Mensagempor ASchleck em Quinta Jun 24, 2010 11:42 pm

jap Escreveu:Parabéns aos vencedores e futuros membros da quarkónia! (ainda não sei quem são, a organização ainda não me disponibilizou essa informação...). :hands: Será colocada aqui logo que eu a receba. :|

Também gostava que colocassem aqui fotos, se alguém tirou... :D

http://olimpiadas.fis.uc.pt/apuramento/2011.shtml
deve ser isso.
ASchleck
gluão
gluão

Registado: Segunda Abr 26, 2010 9:00 pm

Próximo

Voltar para Olimpíadas Nacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante