Olimpíada Europeia de Ciência 2009 (EUSO'09)

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Olimpíada Europeia de Ciência 2009 (EUSO'09)

Mensagempor jap em Quarta Out 01, 2008 9:47 pm

Portugal vaio competir, pela primeira vez, na EUSO 2009, competição para jovens que decorre no próximo ano na cidade de Murcia Espanha.

http://www.ucm.es/info/euso09/

Portugal far-se-á representar nesta competição por duas equipas, uma das quais é a vencedora do escalão A das olimpíadas Nacionais de Física em 2008:

André Calado Coroado
Frederico Gaspar
Duarte Silva

da Esc. Sec. do Restelo, em Lisboa.

Nesta thread iremos dando notícias sobre esta competição. :D

Para já aqui ficam as provas deste ano. Ouch...a competição é puxadota! :hands: Mas nada que assuste os nossos ilustras tugas, não é verdade? :confident:

Prova 1A

Prova 1B

Prova 2
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Olimpíada Europeia de Ciência 2009 (EUSO'09)

Mensagempor André Coroado em Quinta Out 09, 2008 4:39 pm

Olá! Obrigado pela informação. Tentei dar uma olhadela às 3 provas deste ano, mas não consegui aceder às duas primeiras. Só consegui ver a prova 2.

Do que vi pareceu-me ser um teste bastante complicado. Inclui questões relacionadas com Física e Química, bastante complexas, de um modo geral, e toda a prova está escritas em inglês, o que pode constituir um obstáculo devido aos nomes científicos que desconhecemos. Mas podemos usar um dicionários, não podemos?

Apesar das dificuldades que teremos de enfrentar, penso que a mensagem transmitida pelo enunciado é suficientemente explícita para podermos perceber os objectivos, após uma leitura detalhada. As questões estão com certeza relacionadas com matérias que demos nas aulas do básico ou com matérias do secundário, que estamos a dar agora ou que vamos dar em aulas de apoio com os nossos professores da escola. Por fim, temos muito tempo para a realização das provas (4 horas).

Desta forma, vamos chegar a Múrcia bem preparados para o desafio e prontos para honrar o nome do nosso país. Dificilmente ficaremos entre os 3 primeiros, mas daremos o nosso melhor e vamos divertir-nos!

Queria também perguntar se sabe quem é que nos vai acompanhar e se o nosso professor também poderia ir.

Abraço!
André Coroado
gluão
gluão

Registado: Terça Jun 10, 2008 9:23 pm

Mensagempor jap em Sexta Out 10, 2008 12:03 am

André,

Agora já podes descarregar os três ficheiros, já resolvi o problema que impedia que dois dos links não funcionassem. :wink:

Quanto às outras questões não sei responder-te, vou procurar informar-me... :roll:

Abraço,
jap
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor André Coroado em Sexta Out 10, 2008 1:56 pm

Obrigado!

Abraço!
André Coroado
gluão
gluão

Registado: Terça Jun 10, 2008 9:23 pm

Mensagempor Bernardo em Sábado Nov 01, 2008 11:37 am

André Coroado Escreveu:Do que vi pareceu-me ser um teste bastante complicado. Inclui questões relacionadas com Física e Química, bastante complexas, de um modo geral, e toda a prova está escritas em inglês, o que pode constituir um obstáculo devido aos nomes científicos que desconhecemos. Mas podemos usar um dicionários, não podemos?

André Coroado Escreveu:Queria também perguntar se sabe quem é que nos vai acompanhar e se o nosso professor também poderia ir.

Olá André pelo que eu soube a prova é traduzida para a língua de cada país concorrente.
Desconheço se é possível utilizar dicionários, mas se a prova for em português acho que há menor necessidade para tal.
Em relação ao professor, acho que eles podem ir, contudo têm que pagar tudo do seu bolso. Pelo que parece o professor acompanhante vai ser um representante geral do país.

Gostaria de questionar se seria possível colocar aqui mais provas, ou, a indicação de um local com tais, se possível.

Obrigado,
Bernardo
Bernardo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Out 27, 2008 9:53 pm

Mensagempor jap em Sábado Nov 01, 2008 4:45 pm

Eu não tenho mais enunciados de provas, a informação adicional que tenho sobre a EUSO é apenas a que se encontra no site... :?
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Bernardo em Sábado Nov 01, 2008 8:12 pm

Ok. Obrigado pela resposta rápida :)

Esperemos que Portugal se saia bem :P
Bernardo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor João Pereira em Segunda Nov 03, 2008 9:12 pm

Oi, a outra equipa é composta pelos alunos:

Bernardo Figueiredo (he)
Catarina Correia (she, the only girl)
João Pereira (me)

somos todos do 9º A da escola Frei Estêvão Martins de Alcobaça

Já estamos a tratar de comunicar à Universidade Nova de Lisboa que estamos disponíveis para as reuniões aos sábados na Universidade com os professores das áreas de Biologia, Química e Física. Bamos lá marrar um bocado :wall: .
Daqui João Pereira, continuação de bons estudos, ou não.
João Pereira
gluão
gluão

Registado: Quarta Out 29, 2008 3:31 pm

Mensagempor jap em Segunda Nov 03, 2008 11:12 pm

Olá João,

Bem-vindo ao Quark! :D
Não queres deixar uma mensagem de apresentação ao pessoal na secção "Apresentações"? E, já agora, coloca uma foto tua ou um avatar no teu profile! :wink:

Abraço,
jap
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Nelson Cunha em Quinta Nov 06, 2008 7:05 pm

Boa sorte às equipas portuguesas e que corra tudo bem, o facto de a prova estar em inglês pode constituir um obstáculo extra :!: mas o importante é tentar fazer o melhor possível e divertirem-se :D
Nelson Cunha

Registado: Quinta Nov 06, 2008 6:20 pm

Mensagempor João Pereira em Domingo Nov 09, 2008 11:44 am

Nelson Cunha Escreveu:Boa sorte às equipas portuguesas e que corra tudo bem, o facto de a prova estar em inglês pode constituir um obstáculo extra :!: mas o importante é tentar fazer o melhor possível e divertirem-se :D

Pelo que sei, acho que as provas são traduzidas para todas as línguas.
Daqui João Pereira, continuação de bons estudos, ou não.
João Pereira
gluão
gluão

Registado: Quarta Out 29, 2008 3:31 pm

Mensagempor Bernardo em Domingo Abr 05, 2009 9:34 pm

Portugal obteve duas medalhas de bronze. Esta medalha é o mínimo que se pode obter(50% recebe bronze, 30% prata e 20% ouro), contudo temos que dar um enorme mérito às equipas portuguesas pelo seu excelente desempenho. Digo isto porque as provas deram um média positiva a ambas as equipas, e, posso dizer que não eram muito fáceis se verificarmos que a prática experimental(factor mais importante para uma boa prova nas EUSO) é pouca em Portugal, comparando com países que investem muito na ciência como a Alemanha, Estónia, etc...

As EUSO deste ano foram ganhas pela equipa A da República Checa. Não me recordo de quem obteve o segundo lugar. O terceiro e quarto lugar foram ganhos pela Alemanha e o quinto pela equipa A da Estónia.

Peço desde já desculpa por erros ortográficos mas estou um bocado cansado(como todos os participantes portugueses) da viagem.
Bernardo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor RicardoCampos em Segunda Abr 06, 2009 1:33 am

Em primeiro lugar os meus parabéns.

Em segundo lugar...

50% recebe bronze, 30% prata e 20% ouro

Isto significa que (se ninguém tiver duas medalhas) que 100% das pessoas é medalhada :mock:
última vez editado por RicardoCampos s Terça Abr 07, 2009 2:18 am, editado 1 vez no total
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor Bernardo em Segunda Abr 06, 2009 11:16 am

Pois. Os 50% piores recebem bronze e são apresentados os seus nomes por ordem alfabética, ou seja, não sabem a sua posição. Os outros 50% subdividem-se em prata e ouro. Os piores 30% recebem prata e os melhores(restantes 20%) recebem ouro.

Como o Ricardo disse, toda a gente é medalhada, contudo ir lá é uma experiência fascinante e muito boa.
Bernardo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jap em Segunda Abr 06, 2009 7:50 pm

Os meus parabéns também à equipa portuguesa! :Foi certamente uma óptima experiência para vocês! D

Acho é que isto de medalhar toda a gente uma grande parvoíce. :? Umas olimpíadas significam que uns se destacam e ganham medalhas e outros não, paciência. Acho que se alguém vai a uma olimpíada e não ganha uma medalha isso não o diminui, participar numa olimpíada já é sinónimo de grande nível e o simples facto de participar e dar o seu melhor já é um privilégio só ao alcance da alguns. Muito sinceramente acho que não é necessário desvalorizar as medalhas, e por arrasto, os feitos dos melhore atetas/estudantes, banalizando a atribuição de medalhas. Mas o pessoal da EUSO pelos vistos tem opinião distinta... :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Próximo

Voltar para Olimpíadas Internacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante