Livros para Olimpíadas Internacionais de Física

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Livros para Olimpíadas Internacionais de Física

Mensagempor Victor P. em Segunda Dez 03, 2007 3:26 pm

Olá todos os membros do Quark!, eu sou brasileiro, da cidade de Fortaleza (no Ceará). Esse é meu primeiro tópico na comunidade e gostaria de saber a opinião de vocês a respeito do livro Problems in General Physics (do Dr Igor Evgenevich para preparação para Olimíadas Internacionais de Física. Aproximadamente metade das questões contidas nesse livro requerem conhecimento de cálculo diferencial e integral para serem solucionadas. Existe ainda 2 livros: Solutions To I.E.Irodov´s Problems in General Physics – volume 1 e Solutions To I.E.Irodov´s Problems in General Physics – volume 2, que contêm as resoluções do Problems in General Physics (cerca de 2000 problemas). Além disso, em que livros posso aprender cálculo diferencial e integral suficiente para que eu possa resolver todas as questões desse livro? (não tenho interesse em aprender cálculo num nível acima desse livro) PS: Sou do Brasil, então é possível que algo que eu tenha escrito seja confuso para alguém de Portugal, qualquer dúvida podem perguntar. Obrigado.
Victor P.

Mensagempor jap em Terça Dez 04, 2007 12:04 am

Caro Vítor,

Bem-vindo ao Quark! Não queres deixar uma mensagem de apresentação na secção de "Apresentações"? :wink:

Em respeito à questão que colocas, o livro do Irodov é o grande clássico de preparação para as Olimpíadas. Aqui em Portugal esse livro é virtualmente impossível de comprar, vocês aí no Brasil têm sorte em tê-lo à venda...

Treinar por esse livro irá dar-te, certamente, uma boa preparação para os olimpíadas :D .

Quanto à questão do cálculo, existem muitos bons livros introdutórios sobre este assunto, que abordam o cálculo ao nível do necessário para "atacar" os problemas do Irodov. A oferta é tão variada que um livro favorito aqui depende também bastante do gosto pessoal. Peço aos Quarkianos que deixem aqui as suas sugestões... :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Victor P. em Quarta Dez 05, 2007 5:27 am

Obrigado Professor por ter esclarecido essa minha dúvida. A propósito, alguns amigos meus, também interessados em Olimpíadas de Física, aconselharam-me a estudar pelos livros do Paul Tipler, "Física para Cientistas e Engenheiros" em 3 volumes e dar uma estudada em cálculo ou pelo "Um curso de cálculo" (em 4 volumes) do Hamilton Guidorizzi (acredito que essa coleção é muito completa, mas já exige uma BOA base em matemática) ou pelo "Cálculo" em 2 volumes do James Stewart (esse só ouvi boatos a respeito). Mas como o senhor mesmo disse, a escolha de livros é algo muito pessoal e o gosto varia de pessoa para pessoa, por isso aguardo opiniões e sugestões de outros membros. PS: O que significa "pitonico"?
Victor P.

Mensagempor AlexandreH em Quarta Dez 05, 2007 5:31 am

ei man, começa pelo matematica elementar mesmo, volume 8! é feito pra iniciante mesmo, tem desde limite ate o necessário(pras olimpiadas) de integral.
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Set 09, 2007 9:30 am

Mensagempor jap em Quinta Dez 06, 2007 11:33 pm

Victor P. Escreveu: PS: O que significa "pitonico"?

Pitónico é o estilo de humor non-sense, refinado e surreal, praticado pelos Monty Python e pelos Quarkianos! :lol:

Tens aqui um exemplo, se não conheces:

Exemplo de humor pitónico
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sexta Dez 07, 2007 6:51 am

hahahaha.... já tinha visto... quando ele berra eureka é que é demais... tem um ataque e sai a correr :lol:
"My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all."
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor Pedro Daniel em Sexta Dez 28, 2007 2:08 pm

Já agora... quais são os livros que o projecto Quark oferece aos seus alunos?
Pedro Daniel
gluão
gluão

Registado: Quinta Jul 12, 2007 6:46 pm

Mensagempor jap em Sexta Dez 28, 2007 5:10 pm

Pedro Daniel Escreveu:Já agora... quais são os livros que o projecto Quark oferece aos seus alunos?

Os livros não são oferecidos pelo projecto Quark! mas sim pela Sociedade Portuguesa de Física, aos alunos pré-seleccionados para as competições internacionais (os 20 melhores classificados na Olimpíada Nacional do ano anterior).

Não tenho aqui, agora, a lista dos livros que a SPF ofereceu este ano, mas vou pedir ao meu colega fnog, que foi quem tratou deste assunto, para te enviar essa lista.
última vez editado por jap s Sexta Dez 28, 2007 6:10 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Pedro Daniel em Sexta Dez 28, 2007 5:57 pm

Obrigado :D
Pedro Daniel
gluão
gluão

Registado: Quinta Jul 12, 2007 6:46 pm

Re: Livros para Olimpíadas Internacionais de Física

Mensagempor barbosa em Sábado Set 20, 2008 12:09 am

Aproveitando esse topico... Gostaria da opiniao de cada um sobre livros
de preparaçao para olimpiadas de fisica. Quais sao os melhores livros?
barbosa
gluão
gluão

Registado: Quinta Set 18, 2008 1:05 am

Mensagempor jap em Sábado Set 20, 2008 12:16 am

Com nível olímpico, o BIG BOOK é este, que podes adquirir aí no Brasil (se calhar já tens):

Imagem

http://www.vestseller.com.br/detalhamento.asp?produto_id=17

Em português luso diríamos que este livro é uma pedrada! :wall: Escola russa dos "bons" velhos tempos... :mock: Consta que as equipas chinesas da IPhO sabem fazer (de cor) os 2000 exercícios deste livro e que o utilizam como almofada desde os 14 anos de idade :lol:

PS: Em Portugal não usamos esse livro na preparação; o :BW: é sádico, mas não tanto assim...não é, rapaziada? :mock:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor barbosa em Sábado Set 20, 2008 12:21 am

Eu tenho este livro! É muito bom mesmo!
mas eu gosto de conhecer coisas novas...
que tipo de livros sao usados em Portugal
nas preparaçoes olimpicas?
barbosa
gluão
gluão

Mensagempor jap em Sábado Set 20, 2008 12:29 am

barbosa Escreveu:Eu tenho este livro! É muito bom mesmo!
mas eu gosto de conhecer coisas novas...
que tipo de livros sao usados em Portugal
nas preparaçoes olimpicas?

Bem, nada que se pareça com o Irodov! :lol: Noś não fazemos, realmente, uma preparação "profissional". A preparação é, basicamente, dada por este fórum :inocent: e nas sessões presenciais, em Coimbra, da escola Quark!. Os livros que são oferecidos à pre-selecção olímpica, e que eles usam na sua preparação, são basicamente livros de texto de Física usados no 1º ano das universidades portuguesas, Como este (estou dando um site brasileiro, está à venda no Brasil, mas é de autores portugueses):

Imagem

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?ProdTypeId=1&ProdId=191221&St=BL11699
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor barbosa em Sábado Set 20, 2008 12:33 am

Muito obrigado! Este era o livro que iria mandar pela mensagem?
barbosa
gluão
gluão

Mensagempor jap em Sábado Set 20, 2008 12:37 am

barbosa Escreveu:Muito obrigado! Este era o livro que iria mandar pela mensagem?

Não, este livro é um dos que os quarkianos olímpicos usam, o outro que te envio por mp é "assunto classificado". :mock:
Já te enviei a mp, agora és cumplice de um NDA! :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Próximo

Voltar para Olimpíadas Internacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante