Estatísticas sobre as olimpíadas no Irão: o ano passado havia 154 leaders, 91 observadores e 36 visitantes (de acordo com a base de dados que eu tenho, não sei se está absolutamente correcta). Estavam registados 93 países, 82 dos quais participaram efectivamente, para um total de 383 estudantes (estes números estão correctos, tenho um ficheiro com a lista de alunos que prestaram provas em Singapura). Os números deste ano são um pouco diferentes: total de 73 países, dos quais 69 participam efectivamente e 4 só enviam observadores. O número de estudantes anunciado é 327, quase menos 60 que no ano passado. Também o número de leaders, observadores e visitantes é mais baixo: 135, 86 e 17, respectivamente. Não sei se estes números são os dos participantes previstos se os dos participantes que estão efectivamente em Isfahan. Vamos assumir que é o número correcto de participantes... Os números são claramente mais baixos, mas a questão mais interessante é:
quem acompanha Portugal?A resposta é:
PAÍSES QUE PARTICIPARAM EM 2006 MAS NÃO EM 2007 (12):
Albania, Argentina, Australia, Bolivia, Brunei, Israel, Jordan, Laos, Macau, Philippines,
Portugal, Sri Lanka
PÁISES QUE FORAM OBSERVADORES EM 2006 MAS NÃO APARECERAM NO IRÃO (9):
Bangladesh, Cameroon, Ecuador, Myanmar, New Zealand, Peru, Puerto Rico, Uzbekistan, Zimbabwe
PAÍSES QUE PARTICIPAM PELA PRIMEIRA VEZ EM 2007, COMO OBSERVADORES (1):
Afghanistan
PAÍSES QUE PARTICIPARAM EM 2006 MAS EM 2007 SÃO APENAS OBSERVADORES (3):
Kuwait, Liechtenstein, Macedonia
PÁISES QUE FORAM OBSERVADORES EM 2006 E JÁ PARTICIPAM EM 2007 (2):
Montenegro, Nepal
God bless Australia!