Cancelamento da participação portuguesa na IPhO'07 - Irão

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Mensagempor jap em Terça Jul 17, 2007 11:21 pm

RicardoCampos Escreveu:É uma vergonha...

É capaz de nao ser o melhor momento para eu falar disto, mas será que consigo ter algumas garantias que para o ano nao vai acontecer o mesmo?

Não é por nada, mas se houver um risco decente de nao haver IPhO, nao sei se vale a pena todo o meu esforço...

É uma pergunta relevante...para colocares à direcção da SPF. :?
última vez editado por jap s Domingo Jul 22, 2007 6:09 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor jmgb em Quarta Jul 18, 2007 1:11 am

RicardoCampos Escreveu:É uma vergonha...

É capaz de nao ser o melhor momento para eu falar disto, mas será que consigo ter algumas garantias que para o ano nao vai acontecer o mesmo?

Não é por nada, mas se houver um risco decente de nao haver IPhO, nao sei se vale a pena todo o meu esforço... Talvez so uma pequena parte do esforço devido ao gosto pela fisica.

Fazendo as contas pelo meu 5º lugar nas OPF, será de esperar que fique assim mais ou menos entre as Ibero e as IPhO. Nao tou para que me aconteça o que aconteceu aos que iam a Argentina, muito menos o que aconteceu ao Ivo!
Este país entristece-me muito por vezes...

Vale sempre a pena :D
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 1:10 am

Mensagempor RicardoCampos em Quarta Jul 18, 2007 1:27 am

Nao tou a dizer se vale a pena ou nao... Estou a falar da dedicaçao que isto merece levar! Apenas e mais nada
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor fnog em Quarta Jul 18, 2007 11:30 am

Estatísticas sobre as olimpíadas no Irão: o ano passado havia 154 leaders, 91 observadores e 36 visitantes (de acordo com a base de dados que eu tenho, não sei se está absolutamente correcta). Estavam registados 93 países, 82 dos quais participaram efectivamente, para um total de 383 estudantes (estes números estão correctos, tenho um ficheiro com a lista de alunos que prestaram provas em Singapura). Os números deste ano são um pouco diferentes: total de 73 países, dos quais 69 participam efectivamente e 4 só enviam observadores. O número de estudantes anunciado é 327, quase menos 60 que no ano passado. Também o número de leaders, observadores e visitantes é mais baixo: 135, 86 e 17, respectivamente. Não sei se estes números são os dos participantes previstos se os dos participantes que estão efectivamente em Isfahan. Vamos assumir que é o número correcto de participantes... Os números são claramente mais baixos, mas a questão mais interessante é: quem acompanha Portugal?

A resposta é:

PAÍSES QUE PARTICIPARAM EM 2006 MAS NÃO EM 2007 (12):
Albania, Argentina, Australia, Bolivia, Brunei, Israel, Jordan, Laos, Macau, Philippines, Portugal, Sri Lanka

PÁISES QUE FORAM OBSERVADORES EM 2006 MAS NÃO APARECERAM NO IRÃO (9):
Bangladesh, Cameroon, Ecuador, Myanmar, New Zealand, Peru, Puerto Rico, Uzbekistan, Zimbabwe

PAÍSES QUE PARTICIPAM PELA PRIMEIRA VEZ EM 2007, COMO OBSERVADORES (1):
Afghanistan

PAÍSES QUE PARTICIPARAM EM 2006 MAS EM 2007 SÃO APENAS OBSERVADORES (3):
Kuwait, Liechtenstein, Macedonia

PÁISES QUE FORAM OBSERVADORES EM 2006 E JÁ PARTICIPAM EM 2007 (2):
Montenegro, Nepal

God bless Australia! :cry:
Fernando Nogueira
(Comissão Nacional das Olimpíadas)
fnog
Co-Administrator
Co-Administrator

Registado: Sexta Nov 10, 2006 7:47 am

Mensagempor Joao Guerreiro em Quarta Jul 18, 2007 11:49 am

E desses 12 países que partiparam em 2006 e não em 2007 quais têm participado regularemente nos últimos anos? Nos últimos 5 por exemplo. Pode haver países que não participam por questões financeira. Reparei no Brunei que como é vizinho de Singapura pode ter participado só dessa vez.
Joao Guerreiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Nov 26, 2006 10:01 pm

Mensagempor jap em Quarta Jul 18, 2007 12:25 pm

Os únicos países que não foram ao Irão por razões semelhantes às de Portugal (entenda-se políticas, que não de dinheiro) foram

* Austrália

* Israel.

Os outros países ou não tinham dinheiro ou não são participantes regulares. Podem tirar conclusões. :evil:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quinta Jul 19, 2007 11:04 pm

Já está on-line a prova experimental!

É dé ÓPTICA ! :shock:

E parece-me interessante! :hands:

O que acham das provas deste ano? Ninguém se pronuncia? :P
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jmgb em Sábado Jul 21, 2007 3:16 am

jap Escreveu:Já está on-line a prova experimental!

É dé ÓPTICA ! :shock:

E parece-me interessante! :hands:

O que acham das provas deste ano? Ninguém se pronuncia? :P

Infelizmente, ainda não as li. :(

Aproveito para informar que foi enviada a (já anunciada) carta ao Senhor Presidente da SPF, assinada por 30 olímpicos; foram enviadas cópias para o Presidente da Assembleia Geral da SPF, para os Vice-presidentes, para o Presidente do Conselho Fiscal da SPF e para os representantes das três delegações regionais.

Quanto à carta enviada anteriormente pelos participantes na IPhO 2006 (Singapura), obtivemos resposta do gabinete do Senhor Primeiro Ministro, do Presidente da Assembleia da República e do CDS-PP, a juntar às que já tínhamos recebido. O conteúdo das respostas não era relevante, mas é importante notar que o documento não caiu directo num caixote do lixo... O assunto foi submetido à Comissão de Educação e Cultura da AR.
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 1:10 am

Mensagempor jap em Sábado Jul 21, 2007 8:31 pm

Hoje deveriam sair (já ter saído) os resultados da IPhO. Estou curioso. Terão os chineses conseguido uma equipa toda medalha a ouro? :P

E como se terão saído os iranianos, a jogar em casa? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Domingo Jul 22, 2007 3:17 pm

E já saíram os resultados da IPhO!

O 1º lugar coube a um coreano, o 2º a um chinês e o terceiro a um canadiano (com nome chinês!) :D.

Os chineses não conseguiram o objectivo de terem a equipa toda a ouro - um deles teve uma prata... :?

Parabéns para os nossos irmãos brasileiros que obtiveram uma medalha de bronze e para os amigos espanhois que consguiram duas menções honrosas :hands:

PS: Continuo convencido, depois de conhecer as provas, que se tivéssemos participado teríamos uma boa classificação, as medalhas estavam ao nosso alcance :cry:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Ida ao CERN

Mensagempor manuelmarque em Sexta Jul 27, 2007 9:07 am

Como não vale a pena estar a abrir outro tópico, e sempre está um pouco dentro do assunto, aqui vai:

Recebemos todos um cheque para ajudas de custo. Essas ajudas de custo compreendem já o pagamento do hotel, não é? Mas será conveniente fazer uma reserva em conjunto, para "não ir cada um para seu lado"... como é então?

Ah, e andei a informar-me, não é preciso passaporte para ir para a Suiça (apenas o BI, pelo que me disseram), e podemos usar euros lá (apesar da moeda oficial ser o Franco Suíço).
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Re: Ida ao CERN

Mensagempor jap em Sexta Jul 27, 2007 9:11 am

manuelmarque Escreveu:Como não vale a pena estar a abrir outro tópico, e sempre está um pouco dentro do assunto, aqui vai:

Recebemos todos um cheque para ajudas de custo. Essas ajudas de custo compreendem já o pagamento do hotel, não é? Mas será conveniente fazer uma reserva em conjunto, para "não ir cada um para seu lado"... como é então?

Ah, e andei a informar-me, não é preciso passaporte para ir para a Suiça (apenas o BI, pelo que me disseram), e podemos usar euros lá (apesar da moeda oficial ser o Franco Suíço).

Manuel,

Foi o meu colega Fernando Nogueira que tratou deste assunto. Vou pedir para ele esclarecer a tua questão!

Abraço,
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor fnog em Domingo Jul 29, 2007 6:14 pm

O Hotel está marcado, é O hotel do CERN. Desculpem não vos ter dito nada, mas foi a direcção da SPF que tratou de tudo (reservas de avião incluídas) e eu assumi que vos enviariam informações completas junto com o cheque... Amanhã dou mais detalhes, depois de contactar a direcção da SPF.
Fernando Nogueira
(Comissão Nacional das Olimpíadas)
fnog
Co-Administrator
Co-Administrator

Registado: Sexta Nov 10, 2006 7:47 am

Site da SPF atacado!

Mensagempor jap em Terça Jul 31, 2007 5:54 pm

:omg:

Visitem

http://www.spf.pt

Será que os iranianos resolveram vingar-se? :roll: