Cancelamento da participação portuguesa na IPhO'07 - Irão

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Mensagempor Joao Barros em Quinta Jul 05, 2007 10:36 pm

Mas em tudo o que dizes estou completamente de acordo:

- Justificaçao incompleta
- Falta daquilo a que se chama "abrir o jogo" com os principais interessados
- Descrédito para futuras gerações de olimpicos
- ...

Tudo isso é verdade, e algo que eu acho que seria bastante contornavel....
João Barros
Fisica FCUP
Joao Barros
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Nov 26, 2006 3:51 pm

Mensagempor fnog em Quinta Jul 05, 2007 11:32 pm

Caros olímpicos,

Queria só deixar aqui alguns esclarecimentos sobre este jogo do empurra. Pelos últimos posts parece-me que todos estão convencidos que a direcção da SPF é o único "mau da fita". É claro que a direcção da SPF pode não ter gerido a situação da melhor maneira e, em particular, pode não ter feito tudo o que era possível para reverter a situação e/ou conseguir uma justificação "decente" para o sucedido. A opinião pessoal do director da SPF pode ou não estar na origem dessa má gestão. Mas o que é muito claro, para mim, é que o ME não se comportou com a verticalidade esperada, como é bem evidente pela actual postura "não temos nada a ver com os 7 turistas que querem ir à IPhO". Afinal a SPF não foi convidada a ir... e parece-me uma grande falta de educação aparecer na IPhO como penetra ou usurpando um convite dirigido a outrém. Ainda por cima com a bandeira portuguesa... Será que 11 turistas podem aparecer no Mundial de futebol e dizer "Nós somos a seleccão portuguesa!"? Se é esse o caso, então proponho desde já um movimento cívico para usurpar a representação portuguesa em vários organismos europeus e nacionais: com usurpadores cuidadosamente escolhidos provavelmente os resultados serão superiores aos obtidos pelas delegações "oficiais" :wink:

Creio que não têm dúvidas que tudo fizemos para arrancar do ME uma justificação clara e por escrito. Mas não conseguimos mais que a informação telefónica (confirmada várias vezes e por duas fontes distintas) que um assessor do Secretário de Estado teria contactado o Ministério dos Negócios Estrangeiros e que este teria desaconselhado a ida ao Irão. Disseram-nos que não o podiam pôr por escrito e por isso tinham enviado a misteriosíssima carta a informar-nos que não haveria um financiamento que não tínhamos pedido. Foi-nos também prometida uma nova carta com uma explicação cabal das razões do ME. Esta carta, obviamente, nunca apareceu. Independentemente do modo como a direcção da SPF contactou o ME, é bastante claro que houve uma declinação do convite por parte do ME na sequência de um parecer do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Se esta foi a única razão, não sei. Mas esta informação levanta vários problemas:

i) O ME não se preocupou apenas com a sobreposição dos exames com a IPhO, como foi dito. Se contactaram o MNE, então levaram o seu papel de "convidados a enviar uma representação oficial" mais a sério do que agora nos querem fazer crer. Aliás, já houve, noutros anos, sobreposição real dos exames com a IPhO e ninguém do ME se preocupou com isso. Preocupámo-nos nós, na altura em que não era tão fácil o acesso à segunda fase, e pedimos ao ME que autorizasse a inscrição dos alunos afectados pela sobreposição numa época de exame à qual eles não teriam, em princípio, acesso.

ii) Se agora o ME não veria problemas na ida ao Irão de "7 turistas", então como interpretamos a informação inicial do MNE? As condições mudaram? Ou foi o ME que deixou de achar relevante a informação recebida do MNE?

iii) Parece que o "boletim meteorológico" de que fala o João Gama foi consultado. É claro que pode ter acontecido terem falado com um mau meteorologista que se guiou pelo Borda d'Água e não pelos dados científicos...

Este é aliás o meu palpite para o que se passou no ME/MNE: leviandade na análise da situação, suscitada ou não pelo teor (que eu desconheço) da carta da direcção da SPF sobre o assunto.

Reparem que a carta da SPF a pedir ao ME que nos informasse da aceitação do convite e da necessária delegação de competências na SPF era absolutamente necessária (não se pode aparecer na IPhO ou na OIbF a dizer "eu é que sou o presidente da junta!" - e já aconteceu a Bolívia aparecer com duas delegações independentes!). É preciso recordar que o protocolo que definia que a SPF organizaria a representação portuguesa na IPhO foi anulado (esta informação foi-nos dada, mais uma vez, apenas oralmente, numa reunião na DGIDC em Novembro de 2006). Agora o ME diz que não cancelou qualquer protocolo ... mas enviou-nos uma carta a informar que aceitara o convite para a OIbF e a pedir que organizássemos e financiássemos a representação portuguesa. Ou foram demasiado zelosos ou compreenderam que tinham de o fazer, visto não haver protocolo. É claro que tudo isto se passou em Março/Abril (a Argentina enviou o convite em Janeiro e o Irão apenas no final de Abril), muito antes da questão iraniana...
Fernando Nogueira
(Comissão Nacional das Olimpíadas)
fnog
Co-Administrator
Co-Administrator

Registado: Sexta Nov 10, 2006 7:47 am

Mensagempor jmgb em Sexta Jul 06, 2007 12:10 am

Pelos últimos posts parece-me que todos estão convencidos que a direcção da SPF é o único "mau da fita".

Não, não foi apenas a SPF a gerir mal a situação. No entanto, é à SPF que mais se pode (e deve) exigir a nível de rigor e transparência no tratamento desta matéria, já que tem as olimpíadas da Física em grande consideração em todos os seus regulamentos. Não tem qualquer cabimento uma posição importante do Senhor Presidente da SPF ser escondida (dos seus sócios e, em particular, da Comissão Nacional das Olimpíadas da Física) durante meses e meses, sendo comunicada a 2 de Maio ao Ministério da Educação e enviada por carta aos alunos em causa a 15 de Junho. É mesmo lamentável.

iii) Parece que o "boletim meteorológico" de que fala o João Gama foi consultado. É claro que pode ter acontecido terem falado com um mau meteorologista que se guiou pelo Borda d'Água e não pelos dados científicos...

Algumas das passagens do alamanaque têm a vantagem de fazer rir um bocado... ;)
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 1:10 am

Mensagempor Ivo_Timóteo em Sexta Jul 13, 2007 7:36 pm

Seria à volta do dia de hoje que estaríamos a partir para o Irão...
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor jap em Sexta Jul 13, 2007 9:35 pm

Ivo_Timóteo Escreveu:Seria à volta do dia de hoje que estaríamos a partir para o Irão...

É verdade... :cry:

Em breve saberemos qual a lista definitiva dos países que participam na IPhO07 :twisted:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor jap em Domingo Jul 15, 2007 9:31 pm

Hoje foi a prova teórica na IPhO; mas não há notícias nenhumas no site web, ao contrário dos outros anos não há reportagens fotográficas diárias, não há notícias nem as habituais reportagens diárias com vídeos do evento ... BLAH :cry:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Segunda Jul 16, 2007 9:14 pm

Notícia de última hora:

O Presidente da IPhO, Prof. Waldemar Gorzkowski, faleceu ontem em Isfahan, de ataque cardíaco :shock:

http://www.payvand.com/news/07/jul/1157.html

O ambiente lá deve estar desagradável, um acontecimento destes causa, certamente, alguma perturbação no evento :cry:

O Presidente Waldemar iniciou a IPhO em 1967 e, desde então, tem sido o grande mentor das Olimpíadas com uma presença muito activa no evento.

A comunidade olímpica está de luto. :cry:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jvstorres em Terça Jul 17, 2007 2:14 pm

Sem dúvida, esta vai ser uma IPhO marcante... :(

Devem estar a viver-se dias difíceis pelo Irão.
João Torres
(OIbF 2004 - Brasil)
jvstorres
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Nov 12, 2006 2:41 am

Mensagempor jap em Terça Jul 17, 2007 10:12 pm

Lista oficial dos países que estão a participar na IPhO'2007:

Armenia, Austria, Azerbaijan, Belarus, Belgium, Bosnia, Herzegovina, Brazil, Bulgaria, Cambodia, Canada, China P.R Colombia, Croatia, Cuba , Cyprus, Czech Republic, Denmark, Estonia, Finland, France, Georgia, Germany, Ghana, Great Britain, Greece, Hong Kong, Hungary, Iceland, India, Indonesia, Iran, Ireland, Italy, Japan, Kazakhstan, Korea. Rep, Kyrgyzstan, Latvia, Lithuania, Malaysia, Mexico, Moldova, Mongolia, Montenegro Nepal, Netherlands, Nigeria, Norway, Pakistan, Poland Romania, Russia, Saudi Arabia, Serbia, Singapore, Slovakia, Slovenia, Spain, Suriname, Sweden, Switzerland, Taiwan (Chinese Taipei), Tajikistan, Thailand Turkey, Turkmenistan, Ukraine, USA, Vietnam.

+ Afghanistan, Kuwait, Liechtenstein, and Macedonia como observadores (sem estudantes).

Façam o mapa-mundo (ou da europa), pintem os países que estão lá e adivinhem quem falta :evil:

Não posso deixar de sentir vergonha. :?
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor manuelmarque em Terça Jul 17, 2007 10:31 pm

jap Escreveu:Lista oficial dos países que estão a participar na IPhO'2007:

Armenia, Austria, Azerbaijan, Belarus, Belgium, Bosnia, Herzegovina, Brazil, Bulgaria, Cambodia, Canada, China P.R Colombia, Croatia, Cuba , Cyprus, Czech Republic, Denmark, Estonia, Finland, France, Georgia, Germany, Ghana, Great Britain, Greece, Hong Kong, Hungary, Iceland, India, Indonesia, Iran, Ireland, Italy, Japan, Kazakhstan, Korea. Rep, Kyrgyzstan, Latvia, Lithuania, Malaysia, Mexico, Moldova, Mongolia, Montenegro Nepal, Netherlands, Nigeria, Norway, Pakistan, Poland Romania, Russia, Saudi Arabia, Serbia, Singapore, Slovakia, Slovenia, Spain, Suriname, Sweden, Switzerland, Taiwan (Chinese Taipei), Tajikistan, Thailand Turkey, Turkmenistan, Ukraine, USA, Vietnam.

+ Afghanistan, Kuwait, Liechtenstein, and Macedonia como observadores (sem estudantes).

Façam o mapa-mundo (ou da europa), pintem os países que estão lá e adivinhem quem falta :evil:

Afinal de contas o Reino Unido não participou. At least we're not alone. :?

No entanto, não deixa de ser vergonhoso. :(
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jap em Terça Jul 17, 2007 10:37 pm

manuelmarque Escreveu:

Participou sim, não visto bem - está lá na lista (e no Irão): GREAT BRITAIN! :?
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor manuelmarque em Terça Jul 17, 2007 10:44 pm

jap Escreveu:
manuelmarque Escreveu:

Participou sim, não visto bem - está lá na lista (e no Irão): GREAT BRITAIN! :?

Ahm... :? Só procurei por UK. Bem, assim isto deixa-nos ainda pior... quem é que está no mesmo barco que Portugal? Israel (por motivos óbvios?)? Olhem, a Austrália não está na lista! Acho que já podemos lançar foguetes! :roll:

Enfim... isto é mesmo muito triste, e só prova que os nossos políticos são as nódoas que são. Estou farto deste "portuguesismo", deste jogo do empurra, de tudo o que eles fazem para encobrir o que fazem de mal... cada vez mais perdem a minha confiança :/
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor pmp em Terça Jul 17, 2007 10:56 pm

É inacreditável! Parece que a "informação secreta" na posse dos serviços secretos portugueses era falsa.

As provas já estão no site oficial da IPhO 07.

É mesmo uma pena e uma vergonha não nos terem permitido ir. Neste momento, até me apatece renunciar a nacionalidade portuguesa. :?
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 3:35 pm

Mensagempor jap em Terça Jul 17, 2007 11:03 pm

É verdade! :D

Acabaram de colocar on-line a prova teórica (e as resoluções)!

É mais acessível do que eu esperava (pelo menos pareceu-me, numa primeira leitura dos enunciados) :shock: Muito virado para a astrofísica, eh eh! :lol:

Comentários vossos, por favor! :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor RicardoCampos em Terça Jul 17, 2007 11:09 pm

É uma vergonha...

É capaz de nao ser o melhor momento para eu falar disto, mas será que consigo ter algumas garantias que para o ano nao vai acontecer o mesmo?

Não é por nada, mas se houver um risco decente de nao haver IPhO, nao sei se vale a pena todo o meu esforço... Talvez so uma pequena parte do esforço devido ao gosto pela fisica.

Fazendo as contas pelo meu 5º lugar nas OPF, será de esperar que fique assim mais ou menos entre as Ibero e as IPhO. Nao tou para que me aconteça o que aconteceu aos que iam a Argentina, muito menos o que aconteceu ao Ivo!
Este país entristece-me muito por vezes...
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

AnteriorPróximo

Voltar para Olimpíadas Internacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes