Cancelamento da participação portuguesa na IPhO'07 - Irão

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Cancelamento da participação portuguesa na IPhO'07 - Irão

Mensagempor jap em Terça Jun 05, 2007 12:37 am

Caros Olímpicos,

Tenho uma triste notícia para vos dar. Fui hoje informado que o presidente da SPF acaba de enviar uma carta aos estudantes seleccionados para a IPhO e para a OIbF comunicando-lhes que Portugal já não irá ao Irão competir na IPhO, por Portugal ter declinado o convite que lhe foi endereçado pela organização do país anfitrião para participar neste evento. Como sabem, o convite é feito ao Ministro (neste caso Ministra) da Educação que, aceitando o convite, tem delegado na Sociedade Portuguesa de Física a preparação, selecção e participação da equipa portuguesa nas olimpíadas. Acontece que o Ministério da Educação decidiu este ano aceitar o convite para participar na OIbF e, pelos vistos, declinar o convite para participar na IPhO. Não tenho detalhes da razão ou razões que possam justificar tal decisão, decerto questões de segurança relacionadas com a situação política na região, mas não poderão estar relacionados com os custos uma vez que o financiamento para a nossa participação na IPhO estava assegurado pela Agência Ciência Viva. Como sabem, nós já tínhamos feito a inscrição da equipa na IPhO, tratado de reservar viagens, e até já estávamos a tratar dos vistos para o Irão. Com muita tristeza nossa, vamos ter de abortar todos estes preparativos de viagem, uma vez que, tendo o Governo tomado a decisão de Portugal não se fazer representar na competição, não o podermos fazer à revelia da sua vontade.
Sei que é enorme o desapontamento de todos vós e, podem ter a certeza, o meu não é menor. De facto, esta é uma situação inédita na história das Olimpíadas de Física. Temos mantido uma presença ininterrupta nas competições internacionais desde a nossa primeira participação em 1993. Na minha qualidade de “treinador”, desde 1998 que acompanho as equipas à IPhO e à OIbF e nunca uma situação de tal natureza ocorreu.

Percebam que a decisão de não participar na IPhO este ano é de natureza “superior”. Tal como já tive ocasião de explicar a outro propósito, a logística das olimpíadas de Física é semelhante à das olimpíadas desportivas ou, se preferirem, a um campeonato internacional de futebol:

• A decisão de participar ou não na competição internacional é do Governo, uma vez que se trata de uma representação nacional.
• A selecção, preparação, e participação na IPhO é feita, por “contrato”, pela SPF.
• O treino é assegurado pelos team-leaders, e colaboradores, “contratados” pela SPF.
A supervisão e gestão do processo está a cargo de uma comissão, a Comissão Nacional das Olimpíadas de Física.

É claro que os treinadores têm a responsabilidade de treinar, e não podem contrariar as decisões políticas das estruturas às quais eles estão “subordinados” - a SPF e, a um nível superior ainda, o próprio Governo. No entanto somos nós que damos a cara aos jovens e aos professores que estão envolvidos nas olimpíadas e, se alguma coisa corre mal, é natural que nos sejam pedidas “contas”. Em particular este ano fui eu quem deu mais a cara, como atestam as mais de 1000 mensagens que enviei, este ano, à comunidade olímpica deste fórum! Ora com este desfecho, é evidente que algo correu mal, muito mal mesmo, o que nos deixa a nós treinadores e à SPF, e sobretudo a mim, numa posição muito complicada. Embora já nada possa fazer para contrariar a decisão tomada superiormente, queria que ficasse bem clara a minha opinião sobre o assunto. A menos que existam dados que eu desconheça (e admito que possam existir!) sobre problemas de segurança na deslocação ao Irão, não posso deixar de discordar desta decisão, sobretudo se ela for de natureza política, e do seu timing. De facto, tanto quanto nos é dado conhecer nesta altura por contactos que estabelecemos com colegas nossos, a esmagadora maioria dos países ocidentais tenciona participar na IPhO, entre eles a Espanha, a França e a Grã-Bretanha. A ser assim, a não presença de Portugal na competição será um caso singular que nos deixa muito mal vistos, na minha opinião. O espírito olímpico é bem claro e está traduzido nos estatutos da competição: as olimpíadas são uma ocasião de congregação de povos (neste caso de jovens) de vários cantos do mundo, com muitas diferenças políticas, sociais, religiosas, étnicas. É contra o espírito olímpico que os países ocidentais boicotem olimpíadas por discordarem do regime ou cor política de um dado país ou por ele não respeitar o cânone da ética ocidental. Estou perfeitamente à vontade para afirmar esta opinião, até porque não tenho nenhuma simpatia pelo regime iraniano e pelos regimes integristas muçulmanos! Por outro lado o timing não poderia ser pior, porque a mudança de planos nesta altura interferirá, inevitavelmente, com os vossos planos de exames, férias, etc., que já estavam decididos em função da viagem ao Irão.

Face ao sucedido, a minha posição é a de que, dadas as circunstâncias, só poderei continuar nesta tarefa de treinador dos jovens olímpicos portugueses se forem satisfeitas algumas condições que transmiti ao Presidente da SPF e que incluem, desde logo, um comprometimento da SPF de atribuir prémios razoáveis aos jovens que não puderem participar nas competições internacionais, devido a esta situação.

A minha sugestão, que hoje transmiti ao Director das Olimpíadas de Física que a fez chegar ao Presidente da SPF é a seguinte:

Os cinco olímpicos que estavam para ir ao Irão passam a ir à Argentina em Setembro, sendo a equipa constituída pelo Raul, Pedro Ponte, Pedro Carrilho e João Guerreiro. O Ivo poderá acompanhar a comitiva na qualidade de observador (não irá competir).
Aos restantes quatro, Tiago, Nuno, Manuel e João Ramos, que estavam escalados para a OIbF e que serão substituídos pelos seus colegas com melhor classificação na prova de selecção, proponho que lhes seja desde já prometido um prémio razoável como, por exemplo, uma viagem e visita ao CERN, ou algo do género. Se o Ivo preferir, poderá juntar-se a este grupo em vez de ir à Argentina.

Caso as condições a que acima me referi não venham a ser satisfeitas, fica desde já anunciada a minha despedida destas funções de treinador e, naturalmente, do Quark!. Sairei desgostoso, mas de consciência tranquila: dei o meu melhor para fazer dos meus olímpicos grandes campeões e sei que não me desapontariam. Todos demos o máximo do nosso empenho, e com frutos: as prestações têm vindo a melhorar todos os anos e este ano, estou convencido, seriam ainda melhores. Este ano temos uma das mais espectaculares equipas que alguma vez me passou pelas mãos, o vosso empenho tem sido fantástico, a nossa comunidade estava coesa, o espírito olímpico estava bem alto! É de lamentar que venham destruir esse nosso momentum e deitar por terra o vosso sonho de participar na IPhO, e só espero que este triste episódio não manche o vosso interesse pela Física.

A minha impressão é que, sinceramente, se isto fosse um campeonato de futebol, o tratamento teria sido bem diferente – e desde logo a presumível questão de falta de segurança seria resolvida. Não sei se o Ministério da Educação tem realmente consciência do trabalho e valor de todos, jovens e professores, que participam, de forma altruísta e graciosamente nas Olimpíadas de Física. Mas é o país que temos.
última vez editado por jap s Quinta Jun 07, 2007 1:31 am, editado 3 vezes no total
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor pmp em Terça Jun 05, 2007 8:12 am

Estou destroçado... :?
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 3:35 pm

Mensagempor jap em Terça Jun 05, 2007 8:56 am

pmp Escreveu:Estou destroçado... :?

Compreendo-te perfeitamente, Pedro, eu nem consegui dormir esta noite :?
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor kelker em Terça Jun 05, 2007 11:45 am

Bem, não estou envolvido, mas imagino a vossa frustração...

Não será possível recorrer dessa decisão através de uma reclamação/ petição/ manifestação?
kelker
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Terça Mar 13, 2007 10:56 pm

Mensagempor fnbrandao em Terça Jun 05, 2007 12:57 pm

Lamentável...
Pelo que vejo no Quark!, a qualidade dos olímpicos portugueses tem melhorado a passos largos. No meu ponto de vista, esta decisão não faz qualquer sentido e devo dizer que me entristece...
Ficarei à espera de momentos melhores para os olímpicos (a esperança é sempre a última a morrer)...
fnbrandao
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Fev 25, 2007 10:43 pm

Mensagempor vbmaster em Terça Jun 05, 2007 1:05 pm

É realmente frustrante...

Porcaria de governo este, quantos olímpicos não prefeririam pôr em causa a sua segurança (se razões houvesse para tal, que nem há) do que deixar de participar numa prova desta envergadura e com um peso tremendo para um currículo?

É politiquices... porcaria de governo lambe-botas!

Pelo trabalho que vi os olímpicos desenvolverem, por todo o empenhamento e conhecimentos que possuem e que me ultrapassam, sinto bem na pele a tristeza que devem estar a sentir.

Isto não se faz!
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 11:49 pm

Mensagempor Nuno_Monteiro em Terça Jun 05, 2007 4:47 pm

Realmente é frustrante :wall:

Pelo menos ainda "temos" a ida a Argentina, com uma comitiva sem duvida muito boa.

PS: Pedro:há algum tempo atras em resposta a uma provocação minha dissest q parecia q eu não queria ir a Argentina. Parece que antecipaste o Futuro. :mock:
Nuno_Monteiro
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 9:39 pm

Mensagempor jap em Terça Jun 05, 2007 5:35 pm

kelker Escreveu:Bem, não estou envolvido, mas imagino a vossa frustração...

Não será possível recorrer dessa decisão através de uma reclamação/ petição/ manifestação?

Caro Marinho,

Agradeço as tuas palavras de solidariedade. Fazendo minhas (nossas) as palavras do Pedro Ponte, estamos todos destroçados. :cry:

Infelizmente, creio que esta decisão é irreversível, pela forma como nos foi colocada, mas se quiserem reclamar ou manifestar o vosso desagrado façam-no através dos canais adequados - desde logo o vosso primeiro interlocutor será a SPF, como entidade organizadora das olimpíadas, e que responde perante o Governo, a quem poderão dirigir as manifestações do vosso descontentamento, se acharem que devem fazê-lo.
última vez editado por jap s Terça Jun 05, 2007 9:32 pm, editado 3 vezes no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor manuelmarque em Terça Jun 05, 2007 5:56 pm

Nossa... fiquei mesmo chocado :shock: .
Faço minhas as palavras de todos vós. Não estava mesmo à espera...

Sim, mas decerto há que ver isto pelo lado positivo: a fina-flor da equipa olímpica portuguesa vai à Argentina! :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor Real em Terça Jun 05, 2007 8:29 pm

Péssimas notícias :cry:

É de facto frustrante, sobretudo quando este ano houve um especial empenho por parte de todos para obter melhores resultados!
Não se pode deixar de sublinhar a contínua dedicação do Prof. Paixão neste projecto, que tem demonstrado frutos: não há dúvidas que os olímpicos têm cada vez melhores resultados! :D

jap Escreveu:Caso as condições a que acima me referi não venham a ser satisfeitas, fica desde já anunciada a minha despedida destas funções de treinador e, naturalmente, do Quark!.

Professor:
Compreendo que deve sentir desânimo perante estas notícias, mas penso que não é motivo para tomar uma posição tão drástica! Nenhum outro professor demonstrou tanto empenho pelas olimpíadas! :wink:

Quanto à posição do governo é lamentável. Claramente não compreendem o que está em jogo: nem o trabalho envolvido por parte dos alunos e professores envolvidos, nem o espírito olímpico.
Citando os estutos das olimpíadas:

No country may have its team excluded from participation on any political reasons resulting from political tensions, lack of diplomatic relations, lack of recognition of some country by the government of the organising country, imposed embargoes and similar reasons. When difficulties preclude formal invitation of the team representing a country students from such a country should be invited to participate as individuals.

De qualquer forma, estive a dar uma vista de olhos nos países que já entraram em contacto com a organização e para meu espanto está lá 'USA'.
A ausência portuguesa vai mesmo dar muito mau aspecto... :?
Diogo Fernandes
(IPhO 2005 - Salamanca)
Real
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 7:52 pm

Mensagempor fnog em Terça Jun 05, 2007 8:32 pm

Bom, creio que não preciso de vos explicar em que estado esta bomba nos deixou...

Mas não quero carpir mágoas aqui... apesar de até já ter marcado na agenda em que dias estaria disponível para explicar à imprensa como tínhamos conseguido tantas medalhas :wink: Paciência, vou ter de preparar um discurso para explicar a razão das 4 medalhas de ouro da OIbF :roll:

Agora sem brincar: há duas maneiras de encarar esta bomba - ficar na fossa ou dizer "idiotas, não é por vossa causa que me vou chatear!". Pelo parágrafo anterior creio que podem perceber a minha filosofia de vida...

Há no entanto alguns pormenores práticos para os quais queria a vossa opinião, pois não sei bem o que fazer. O mais importante prende-se com a sessão de preparação agendada para o final deste mês. Visto que a OIbF é só no início de Outubro e que vocês estão a meio de uma etapa crucial da vossa vida académica, o mais natural seria cancelar a sessão e fazê-la apenas em Setembro, só para os que vão à OIbF. Mas isto seria reduzir a "experiência olímpica" à participação nas olimpíadas. Ora eu acho que a experiência olímpica é obviamente essa participação, mas também o vosso convívio durante a preparação/selecção e as sessões de tortura que nós vos inflingimos no Departamento. Creio que todos os ex-olímpicos concordam comingo em considerar a passagem por Coimbra uma parte fundamental e muito divertida de toda a experiência. Estou por isso inclinado, à luz da minha filosofia de "não deixar idiotices estragar o meu dia", para manter a sessão em Coimbra com TODOS os seleccionados. Assim sempre nos divertimos a resolver problemas de Física, que é o mais importante disto tudo. Matamos dois coelhos de uma cajadada: divertimo-nos e não deixamos esmorecer o espírito olímpico e a garra "medalhística". Mas vocês podem perfeitamente achar que, nas actuais condições, vale mais aproveitar o tempo a estudar para os exames que o nosso querido ME está a preparar. Que acham? Digam da vossa justiça...
Fernando Nogueira
(Comissão Nacional das Olimpíadas)
fnog
Co-Administrator
Co-Administrator

Registado: Sexta Nov 10, 2006 7:47 am

Mensagempor manuelmarque em Terça Jun 05, 2007 8:47 pm

Estou por isso inclinado, à luz da minha filosofia de "não deixar idiotices estragar o meu dia", para manter a sessão em Coimbra com TODOS os seleccionados. Assim sempre nos divertimos a resolver problemas de Física, que é o mais importante disto tudo. Matamos dois coelhos de uma cajadada: divertimo-nos e não deixamos esmorecer o espírito olímpico e a garra "medalhística".

Eu concordo plenamente. Mesmo ficando em terra... acho que sempre vale a pena ter mais algumas sessões, quanto mais não seja pelo puro altruísta gosto de aprender Física :)

Paciência, vou ter de preparar um discurso para explicar a razão das 4 medalhas de ouro da OIbF

Isso de certeza: e desta vez não é apenas o Nuno quem diz isso :) Paciência, não são os chineses e os indianos que o Pedro vai derrotar :roll: ... mas ouvi dizer que os brasileiros também são muito empenhados e trabalhadores! ;)

Realmente agora com tudo isto... apetecia-me realizar umas experiências de projécteis à porta de um certo ministério - alguma mecânica simples para provar o quão bom somos (pelo menos, os 5 que iam às Internacionais) a umas certas pessoas que se denominam "políticos". Bah!
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor fnog em Terça Jun 05, 2007 8:56 pm

manuelmarque Escreveu: ... mas ouvi dizer que os brasileiros também são muito empenhados e trabalhadores! ;)

Cuidado, não menosprezem a OIbF: não temos assim tantas medalhas de ouro no nosso historial... os argentinos, cubanos e brasileiros (para falar só dos mais frequentemente medalhados) levam a OIbF muito a sério e estão bem preparados. É certo que não é a IPhO, mas a competição é mesmo assim a sério. Pior, como a imagem pública é de uma competição "menor", a bitola está mais alta e muita gente só repara nos resultados se houver medalhas de ouro/prata...
Fernando Nogueira
(Comissão Nacional das Olimpíadas)
fnog
Co-Administrator
Co-Administrator

Registado: Sexta Nov 10, 2006 7:47 am

Mensagempor RicardoCampos em Terça Jun 05, 2007 9:23 pm

Nao consigo imaginar a frustraçao que isto deve ser para voces... Nao obstante os selecionados para as IPhO nao irem, coitados dos outros que iam à Argentina!

Quem é a ministra para ter ganho o cargo de destruidora de sonhos e de trabalhos?? Todos sao brilhantes e deve ser uma frustraçao saber o quanto trabalharam para depois acabar nisto...

Enfim!

Cada vez mais me convenço que a Ministra nao sabe o que é ser estudante
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor jap em Terça Jun 05, 2007 9:26 pm

Real Escreveu:(...)
jap Escreveu:Caso as condições a que acima me referi não venham a ser satisfeitas, fica desde já anunciada a minha despedida destas funções de treinador e, naturalmente, do Quark!.

Professor:
Compreendo que deve sentir desânimo perante estas notícias, mas penso que não é motivo para tomar uma posição tão drástica! Nenhum outro professor demonstrou tanto empenho pelas olimpíadas! :wink:

(...)
De qualquer forma, estive a dar uma vista de olhos nos países que já entraram em contacto com a organização e para meu espanto está lá 'USA'.
A ausência portuguesa vai mesmo dar muito mau aspecto... :?

Diogo,

Obrigadão pelas tuas simpáticas palavras :D ; é possível que esteja a ver tudo negro porque simplesmente estou muito abalado e na "fossa" :cry: , parafraseando o meu colega fnog. Acho que estou mesmo.

Queria que percebecem a minha posição: não me sentiria confortável dando a cara pelas olimpíadas se a SPF, face a esta situação imprevista, não pudesse honrar, ao menos, um prémio razoável para os que "ficam em terra". Estou certo, porém, que isto não irá acontecer! Também não me sentirei confortável na posição de "team-leader" de Portugal se se vier a comprovar que o ME errou na sua apreciação de risco e, afinal, Portugal ficar isolado, pela sua ausência, entre os países ocidentais congéneres. Porque nesse caso, há um conflito com o espírito olímpico, ou, pelo menos, dará essa ideia e Portugal ficará mal na fita. Com que cara irei aparecer então para o ano face ao Comité Olímpico e aos meus pares? :roll:

Se, pelo contrário, o ME estiver certo (oxalá!), certamente muitas outras delegações de países congéneres ao nosso "declinarão" igualmente o convite, e irei rever, decerto, a minha posição.

Mas, o fernando é quem tem razão: é preciso sair da fossa e dar uma resposta "por cima" ao ME... :? Se trouxermos 4 medalhas de ouro da OIbF, e não houver problemas de segurança no Irão, vão ver como Portugal perdeu uma oportunidade de fazer história na IPhO...e sentir-se-ão "trouxas". Saborearemos, então, a nossa vingança! :P
última vez editado por jap s Terça Jun 05, 2007 9:44 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Próximo

Voltar para Olimpíadas Internacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante