Bem-vindos ao Fórum das Olimpíadas Internacionais de Física!

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Bem-vindos ao Fórum das Olimpíadas Internacionais de Física!

Mensagempor jap em Quinta Nov 09, 2006 10:15 pm

Este fórum é dedicado às competições internacionais, a IPhO (International Physics Olympiad) e a OIbF (Olimpíada Ibero-Americana de Física).

:D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Bem-vindos ao Fórum das Olimpíadas Internacionais de Física!

Mensagempor jap em Quarta Out 01, 2008 9:49 pm

Encontrarão aqui também uma thread sobre a European Science Olympiad (EUSO), onde Portugal se fará representar pela primeira vez em 2009. :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor julita capelo em Sexta Out 10, 2008 10:33 pm

Sei que o que vou dizer é pouco científico para o lugar onde o vou colocar... gostava de ver os nossos olímpicos com fatos menos formais... mais jovens... menos embrulhados... mais coloridos... será possível alterar isto?
julita capelo

Registado: Segunda Out 06, 2008 2:11 pm

Mensagempor jap em Domingo Out 19, 2008 9:49 pm

julita capelo Escreveu:Sei que o que vou dizer é pouco científico para o lugar onde o vou colocar... gostava de ver os nossos olímpicos com fatos menos formais... mais jovens... menos embrulhados... mais coloridos... será possível alterar isto?

O uso do fato não é obrigatório, mas há que ter em atenção que na IPhO a esmagadora maioria dos estudantes vai de fato ou até de uniforme olímpico. Como não temos uniforme olímpico (algumas delegações têm uniformes muito bonitos e coloridos, baseados em fatos tradicionais do país), temos sempre recomendado aos olímpicos para levarem fato, uma vez que vão subir a um palco onde a maioria dos pares vai estar de fato e onde estão presentes autoridades - o ministro da educação, por exemplo, mas já aconteceu estarem presentes o primeiro ministro ou mesmo o presidente do país. Em certos países as cerimónias são mesmo muito formais, com toda a pompa e circunstância! O que não impede que haja sempre alguns estudantes que vão vestidos de forma informal, até de ténis, mas é claro que dão nas vistas.

Já no caso da OIbF, a tendência é para uma maior informalidade. :lol:

Em qualquer dos casos, o uso dos fatos restringe-se às ceremiónias de abertura e encerramento, onde se dá a entrega dos prémios. Como as fotos que divulgamos à comunicação social são tiradas, tipicamente, imediatamente após a entrega dos prémios, os nossos olímpicos ficam, no retrato, com aquele ar muito formal...é verdade... :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor RicardoCampos em Segunda Out 20, 2008 7:25 pm

Sempre tive uns traumas relacionados com fatos e gravatas e coisas do género :P

Mas curiosamente no México sentia-me bem de usar fato, até porque é das poucas oportunidades em que eu posso estar assim vestido sem parecer muito mal.

Claro que apenas me senti assim porque foi durante pouco tempo, tipo 2 dias. Nos outros dias andávamos sempre vestidos perfeitamente normais, como se pode ver nas fotos :D

Ninguem me impede de andar aí pelas ruas com a roupa que eu quero, porque eu sou como sou. Agora, não posso negar que há ocasiões em que uma pessoa até quase que tem algum orgulho em usar fato.

Ok, eu também só digo isto porque tenho 18 e é algo muito pouco habitual e futuramente não vou ter paciência para isso. Mas naquela altura teve piada :XD
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor SkyWalker em Segunda Jul 13, 2009 5:45 pm

É este o momento em que pomos aqui a foto da equipa portuguesa, com um elemento que se distingue bastante bem do meio da multidão..
Imagem
(sim, só para 'dar provas' do que foi dito acima )
-
SkyWalker
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Jul 26, 2008 7:29 pm

Voltar para Olimpíadas Internacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante