Livro Mítico

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Livro Mítico

Mensagempor jap em Quinta Ago 06, 2009 3:19 pm

Todo o olímpico aspirante a participar na IPhO já terá ouvido falar do mítico livro "Problems in General Physics", de I. Irodov, mais carinhosamente conhecido por "O Irodov", editado pela saudosa MIR. :wink:
É uma colectânea de 2000 problemas, muitos de nível olímpico, que tem sido (e continua) a ser usado na preparação de muitas equipas olímpicas... :D

Infelizmente, o livro não tem actualmente grande circulação e é virtualmente impossível de encontrar à venda em Portugal. :? Mas eis as boas notícias: uma editora brasileira, a

Editora VestSeller

tem à venda o livro de problemas (2 volumes) com as respectivas soluções, a preços módicos, e envia para Portugal. :hands: Para além deste clássico, a editora tem à venda outros livros interessantes (deiam uma olhadela ao link acima e usem o motor de busca), como este aqui, que contém muitos problemas interessantes:

Mecânica para Vestibulandos, Renato Brito

(parte do livro em download para demonstração aqui: http://www.vestseller.com.br/images/demo/demomec1.zip)

PS: Se um grupo de quarkianos quiser encomendar livros do Brasil, é conveniente juntarem as encomendas para pouparem nos portes, que agravam significativamente o preço das encomendas individuais.
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Livro Mítico

Mensagempor Tharis em Quinta Ago 06, 2009 4:06 pm

Falando por mim, e não querendo ofender o sub-conjunto brasileiro do fórum, mas existirá vantagem de passar a leitura de inglês para brasileiro! :roll: :P :D

E não me interpretem mal, porque ter o livro traduzido na sua língua é um facto importante, e agradecer ao jap por divulgar a informação aqui. ;)
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor jap em Quinta Ago 06, 2009 4:15 pm

Há vantagem sim, tendo em conta que o inglês não está tão difundido como 2ª língua nos outros países da CLP como em Portugal...:wink:
Para a esmagadora maioria dos (bons) estudantes do secundário em Portugal a leitura de livros de Física em inglês não será problemática, mas pensem naqueles estudantes que falam português, espalhados pelo mundo, que não são tão fluentes em inglês...

Para além disso, a edição inglesa do Irodov (editada pela Mir) está esgotadíssima, ao que julgo saber, e a MIR restringiu à Rússia a sua actividade editorial, depois da mudança de regime... :? No more livros em português, espanhol, inglês ou francês, como nos bons velhos tempos. Agora, só em russo (mas em Portugal, nalgumas livrarias, ainda há algum stock de livros de física e de matemática da MIR em português, editados na década de 80).

PS: E uma correcção, no Brasil não se fala brasileiro mas português com sotaque tropical! :lol:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor sagardipak em Quinta Ago 06, 2009 4:51 pm

Eu estou potencialmente interessado em encomendar o livro... Aliás, eu descobri essa editora quando perguntei à equipa brasileira onde é que tinham comprado o livro.
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor hexphreak em Quinta Ago 06, 2009 4:57 pm

Sim, os brasileiros nas IPhO deram-nos a informação sobre a VestSeller :) Tem livros muito bons, e o Irodov está em Inglês, não em Português! O problema é ser relativamente caro, €26... Claro que para o livro que é até é barato, mas não deixa de ser um bocado puxado :roll:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor sagardipak em Quinta Ago 06, 2009 5:01 pm

Aposto que não encontras mais barato em lado nenhum (or find at all, for that matter)!
É pior se comprares com as soluções...
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor hexphreak em Quinta Ago 06, 2009 5:13 pm

sagardipak Escreveu:Aposto que não encontras mais barato em lado nenhum (or find at all, for that matter)!
É pior se comprares com as soluções...

Pois não, eu também não acho que encontre mais barato. Acho é que não posso gastar €26 agora sem precisar.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Quinta Ago 06, 2009 6:57 pm

Se compararem com o preço de um livro de texto do secundário (com edições muito maiores, decerto), o preço até que é razoável! :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Tharis em Quinta Ago 06, 2009 11:34 pm

Ah pronto, sim, tem alguma vantagem. Mas continuo a preferir o inglês a traduções (apesar de não ter muita experiência em compras de livros de Física), so... :oops:
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Mensagempor hexphreak em Sexta Ago 07, 2009 12:56 pm

Tharis Escreveu:Ah pronto, sim, tem alguma vantagem. Mas continuo a preferir o inglês a traduções (apesar de não ter muita experiência em compras de livros de Física), so... :oops:

VestSeller Escreveu:- Número de páginas: 386

- Idioma: Inglês técnico de fácil leitura;

- Edição: 1988

- Editora: Mir Moscou , impresso no Brasil com exclusividade pela VestSeller
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor Tharis em Sexta Ago 07, 2009 3:07 pm

Hexphreak, estava-me a referir a livros em geral e não a este em específico. ;)
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Voltar para Olimpíadas Internacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante