Energia através de Hidrogénio

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Energia através de Hidrogénio

Mensagempor Manuel Rego em Domingo Set 21, 2008 1:53 am

Caríssimos.

Há algum tempo encontrei um site pessoal de um indivíduo que apresenta a evolução e os planos de construcção de uma turbina de gás com utilização de peças automotivas (turbo, ignição e sistema de lubrificação) e pelo meio uma quantidade considerável de fabricação e maquinação. Esta referida turbina funciona a GPL ou qualquer outro gás inflamável (combustíveis líquidos necessitam de sistema de pressurização e aspersão). A minha ideia era fazer um projecto semelhante em Área de projecto, utilizando hidrogénio como combustével, mas não sei se será um projecto economicamente aceitável (custos menores de 200 euros), visto que todo o material teria de ser obtido à custa dos alunos, toda a manipulação do metal (corte e soldadura) também teria de ficar por conta dos mesmos. Acreditem que é mais facil do que parece, desde que as ferramentas indicadas estejam disponíveis. Depois da turbina estar pronta, utilizaria metade de outro turbo para aproveitar o fluxo de gases de escape e obter energia mecânica podendo esse movimento de rotação ser utilizado para alimentar x componentes (alternador, transmissão de um kart, etc).

Assim deixo-vos o tal site para verem, e comentarem, visto que eu não faço mesmo ideia se poderei ir à frente com este projecto:
http://www.rcdon.com/html/gr-1_turbojet ... 7_04_.html

Agradecia também a opinião de algum professor!

Cumprimentos,
Manuel Rego
Manuel Rego
gluão
gluão

Registado: Sexta Set 19, 2008 1:10 am

Re: Energia através de Hidrogénio

Mensagempor jap em Domingo Set 21, 2008 8:00 pm

Manuel,

Não me parece que a ideia de usar hidrogénio como combustível seja lá muito boa - "brincar" com o hidrogénio é muito pior do que "brincar com o fogo" - ele é explosivo! Claro que ele pode ser usado como combustível, mas a construção desses queimadores de hidrogénio acarreta problemas de segurança, e não me parece que a vossa escola tenha as respectivas licenças para realizar um projecto desse tipo, nem gostaria de ver um grande acidente ocorrer lá dentro (não é muito difícil fazer uma explosão com pouco hidrogénio suficiente sonora para sobressaltar toda a escola e fazer alguma vítimas :?

Claro que o hidrogénio pode ter uma "combustão lenta sem chama", nas chamadas células de combustível e hidrogénio, onde a energia química dos gases H2 + O2 é transformada directamente em electricidade. Mas isto é diferente de queimar hidrogénio numa turbina, e muito menos perigoso, embora a manipulação de qualquer quantidade de hidrogénio, mesmo pequena, seja bastante perigosa. Basta uma pequena faísca (por exemplo, electricidade estática no verão) e PUM!. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Energia através de Hidrogénio

Mensagempor Manuel Rego em Quinta Set 25, 2008 9:03 pm

Ok. Compreendido.
Algum dia hei de fazer uma tubina dessas por mim mesmo cá em casa, mas será certamente a GPL (somente devido a custos). Podem me chamar de teimoso e ignorante mas acreditem que eu teria muito gosto de a correr a hidrogénio, visto que montar 1 servo para a válvula de injecção não é lá muito difícil e assim comandá-lo à distância.
E já agora, não só o hidrogénio é extremamente perigoso como a turbina em si. Penso que aqui todos podem ter a noção da energia que possui uma turbina de, vá lá, 500 gramas para um turbo de tamanho médio (de um motor de 2 litros), a rodar a 120 mil RPM. Assim pode não fazer muita impresão mas são também 2000 revoluções por segundo. Caso esse rotor se desintegre por n razões (aspiração de corpo estranho, sobrerotação, sobreaquecimento) facilmente trespassará a chapa de 2mm que o separa do exterior. É uma autêntica receita para uma bomba de estilhaços.
Mesmo ciente destes riscos estaria disposto, se não houvessem os problemas que o "JAP" mencionou no seu thread (problemas esses relacionados com a escola, e falta de segurança do hidrogenio), a prosseguir com um projecto deste tipo, visto ser um projecto altamente recompensante, visto que pode-se aproveitar com muito baixo rendimento (gerado por uma má turbina de colecção, porque os turbos não têm uma turbina optimizada para a função que lhe estaria a ser dada) facilmente uns 4000 watts. Só por melhorar a turbina obteria-se facilmente o triplo dessa energia, sendo assim um projecto desses viável até como gerador de emergência para uma habitação média... Tudo com peças que estão ao alcance de cada um por baixos custos.

Cumprimentos,
Manuel Rego
Manuel Rego
gluão
gluão

Registado: Sexta Set 19, 2008 1:10 am

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes