Área de projecto 2008/2009

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Re: Área de projecto 2008/2009

Mensagempor jap em Quarta Set 24, 2008 9:21 pm

Muito boa, essa aplicação dos Mindstorms! :lol:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Set 24, 2008 9:25 pm

O meu grupo se calhar está mais inclinado para um carrinho movido a energia solar :)
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor Manuel Rego em Quinta Set 25, 2008 9:17 pm

jap Escreveu:Muito boa, essa aplicação dos Mindstorms! :lol:

Gasta muito papel! :lol:
Enfim, há cada coisa para aí...
Manuel Rego
gluão
gluão

Registado: Sexta Set 19, 2008 1:10 am

Mensagempor DWBH em Sexta Set 26, 2008 1:11 pm

Nós já tinhamos pensado nos Mindstorms, o problema é que são muito caros. 250 euros é muito!
DWBH

Registado: Terça Set 23, 2008 5:23 pm

Mensagempor nemesis266 em Sexta Set 26, 2008 1:22 pm

DWBH Escreveu:Nós já tinhamos pensado nos Mindstorms, o problema é que são muito caros. 250 euros é muito!

Penso que a Universidade de Coimbra dá apoios dos materiais nesse aspecto, por isso é que decidi ir frrente com este projecto, senão monetariamente era difícil.
nemesis266
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Mar 12, 2008 11:42 am

Mensagempor FF em Sexta Set 26, 2008 5:23 pm

nemesis266 Escreveu:
DWBH Escreveu:Nós já tinhamos pensado nos Mindstorms, o problema é que são muito caros. 250 euros é muito!

Penso que a Universidade de Coimbra dá apoios dos materiais nesse aspecto, por isso é que decidi ir frrente com este projecto, senão monetariamente era difícil.

À semelhança do ano passado vamos ter uns kits Mindstorms RCX para emprestar às Escolas para os grupos interessados utilizarem na Área Projecto.
Já foi enviado um email para as escolas e aos professores de Física sobre este apoio, entretanto já tomei nota do vosso interesse. Agora precisamos de ideias inovadoras! De que escola é o vosso grupo?
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor nemesis266 em Sexta Set 26, 2008 5:59 pm

FF Escreveu:
nemesis266 Escreveu:

À semelhança do ano passado vamos ter uns kits Mindstorms RCX para emprestar às Escolas para os grupos interessados utilizarem na Área Projecto.
Já foi enviado um email para as escolas e aos professores de Física sobre este apoio, entretanto já tomei nota do vosso interesse. Agora precisamos de ideias inovadoras! De que escola é o vosso grupo?

Escola Secundária Nuno Álvares- Castelo Branco. o Projecto será um robot Lego Mindstorm, com aplicação de painel fotovoltaíco para fornecer a energia necessária.
a única incógnita é o que será o robot, tenho de pensar bem nisso, pois quero fazer algo útil e ao mesmo tempo pouco usual.
nemesis266
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jap em Sexta Set 26, 2008 8:31 pm

A minha antiga escola vai "brincar" aos robôs! :hands:

Acho que vou ter um bom pretexto para fazer lá uma visita durante o próximo ano lectivo! :D

Já sabem que podem contar com a nossa ajuda. Já requisitaram o "vosso" kit? :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor nemesis266 em Sábado Set 27, 2008 11:25 am

jap Escreveu:A minha antiga escola vai "brincar" aos robôs! :hands:

Acho que vou ter um bom pretexto para fazer lá uma visita durante o próximo ano lectivo! :D

Já sabem que podem contar com a nossa ajuda. Já requisitaram o "vosso" kit? :wink:

Ainda não, penso que 1º temos de fazer um trabalho teórico do projecto e só depois passar à práctica. Nós, também, gostaríamos de trazer um professor à escola para dar uma palestra sobre algo relacionado com o nosso trabalo, por isso já sabe professor :mock:

Nós, na próxima aula, vamos deixar já tudo delineado para termos uma ideia do que precisamos e mais tarde no ano lectivo entrareos em contacto consigo se for possível para combinarmos a tal palestra(disponibilidade, custos etc).
nemesis266
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor xicomh1 em Domingo Set 28, 2008 12:12 am

vocês têm todos projectos muito ambiciosos, mas o meu não fica atrás: construir um aerogerador caseiro. Gostava de ouvir a vossa opinião acerca deste tema, pois não sei se será possivel de concretizar. Obrigado.
xicomh1
gluão
gluão

Registado: Segunda Set 22, 2008 7:21 pm

Mensagempor DWBH em Domingo Set 28, 2008 6:03 pm

A minha escola não é de Coimbra. Somos de Abrantes, e andamos na Escola Secundária Dr Manuel Fernandes.
DWBH

Registado: Terça Set 23, 2008 5:23 pm

Mensagempor FF em Domingo Set 28, 2008 6:08 pm

xicomh1 Escreveu:vocês têm todos projectos muito ambiciosos, mas o meu não fica atrás: construir um aerogerador caseiro. Gostava de ouvir a vossa opinião acerca deste tema, pois não sei se será possivel de concretizar. Obrigado.

A ambição de um projecto não depende do título, depende maioritariamente dos projectistas/executantes. Se a tua ideia de um areogerador é comprar um moinho de vento de criança na loja dos chineses e montá-lo num motor eléctrico tirado de um carrinho a pilhas o projecto é pouco ambicioso :oops:
Mas se vais estudar o assunto, fazer uns cálculos sobre a potência do vento e estudar quais os factores de um aerogerador que influenciam o seu rendimento, e por exemplo, construir um aerogerador de geomeria variável que utilza o sistema Mindstorms para o fazer operar com rendimento máximo :idea: , o projecto passou a muito ambicioso! :D
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor curiousforscience em Quinta Out 02, 2008 2:23 pm

Hey

Sem querer ser chato, apetece-me fazer uma birra (buahhh!!)

É que muito embora tenha gostado imenso deste fórum e tenho-o consultado regularmente o motivo essencial que me fez participar nele foi pela assistência no projecto do meu grupo - construir um hovercraft.

E a triste verdade é que ainda não recebi lá grande ajuda!!! :evil: :evil: :evil:

Enviei uma mensagem ao phy_chen mas após duas semanas continuo sem resposta, pedi ajuda na apresentação e neste tópico e apesar de terem sido bastante fixes permaneço na mesma. Só me falta mesmo gritar "SOCORRO!!" e é basicamente isso que estou a fazer neste momento.

Encontra-se muita informação na net, é certo, mas com a informação que importa estão misturadas informações sobre hovercrafts de competição, telecomandados, outros que sao apenas um circulo de madeira sobre uma camada de plástico inflada, outros de transporte e outros que não salientam em nada o como construir, ...

Preciso então de alguma informação de jeito. Por exemplo, que dimensões pessoalmente consideram mais apropriadas?? (Já pensamos num telecomandado aí seria bem mais pequeno e talvez mais simples mas no geral pelo menos eu acho que o modelo grande que podemos de facto conduzir é preferível :D )
De que material deveria ser feita a saia?? Plástico?? De que tipo??
O motor propulsor e o suspensor, onde o arranjamos?? Qual/Quais o(s) modelo(s) com potência suficiente??
Assim de um modo geral como é saia?? Um enorme colchão de ar com alguns buracos cuidadosamente medidos em baixo como é dito em alguns sites ou a saia estende-se apenas pelas bordas como é dito noutros??
Por fim quanto deverá isto tudo custar, em média??

P.S. Uma pergunta um pouco mais avançada, seria possível que o nosso hovercraft de facto andasse não apenas sobre terra mas também sobre água? Isso seria deeemaaaiss!!! :D :D :D Se bem que se construirmos um hovercraft tão bom quanto o misteriosamente desaparecido phy_chen eu já ficaria bem contente.
curiousforscience
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Set 18, 2008 2:10 pm

Mensagempor hexphreak em Quinta Out 02, 2008 5:14 pm

Triste verdade? Para ser honesto, acho que aquilo de que estás à espera é um projecto bem formado, em que não tenhas que fazer grande pesquisa para acabares com uma boa nota. É claro que não há nenhum problema em arranjar informações de pessoas que as possam dar, mas uma coisa é fazer perguntas específicas, que revelem que há um trabalho extensivo de pesquisa desenvolvido por trás delas, e outra muito diferente é pedir que os outros façam toda a pesquisa por nós.

Peço desculpa se te pareço despropositadamente rude, mas deves lembrar-te da essência de um projecto: recolher informações e tomar decisões cuidadosas baseadas no trabalho de pesquisa efectuado. Percebo que já tenhas (ou tenham) alguns dados, pelas menções que fizeste dos vários componentes do hovercraft, mas não me parece que tenhas realmente aprofundado as tuas referências. As respostas às perguntas que colocaste devem ser obtidas não por algum critério perfeitamente objectivo, que os quarkianos divinem, mas sim por decisões de grupo (de preferência unânimes) bem pensadas e com base não só nos dados como na natureza do projecto. Esta natureza deve ficar decidida logo de início, para que possam executar uma pesquisa eficiente e orientada.

É verdade que, às vezes, a quantidade de informação disponível é assustadora para alguém que não tem experiência com o tópico em questão. Aconselho-te a filtrares, em primeiro lugar, as páginas que te parecem mais completas, e muito especialmente a prestar atenção aos sites de DIY (Do It Yourself), como o Instructables ou o Hackaday. E nunca te esqueças do grupo, que deve dividir tarefas para processar a informação mais eficientemente. Quanto aos custos, convém teres uma ideia do material necessário, e depois podes pedir orçamentos a vários estabelecimentos, tendo em conta a relação qualidade/preço.

Se agora te parecer uma tarefa gigantesca, não te preocupes. O essencial é que se divirtam e façam o que estiver ao vosso alcance :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor insonias em Quinta Out 02, 2008 5:45 pm

Bom tarde quarkianos!

Eu também estou no 12º ano e como todos tenho Área de Projecto.

O meu grupo decidiu fazer um projecto sobre o Aquecimento Global.

Este tema é um bocadinho chato, e por isso venho aqui pedir umas ideias para tornar o projecto, o melhor projecto da

Escola :hands:

Aguardo respostas ... :D
insonias
gluão
gluão

Registado: Quarta Out 01, 2008 3:34 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante