Área de projecto 2008/2009

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Re: Área de projecto 2008/2009

Mensagempor Bruno Oliveira em Quinta Out 09, 2008 3:39 pm

Bom, eu tenho acompanho este tópico, até porque também eu estou envolvido num projecto de 12º ano (um carro movido a energia solar) diferente de um hovercraft, mas no entanto, pude ajudar-te redireccionando-te para o post da Ana (Phy_Chem) e se já viste o vídeo dela, deverão ser essas as dimensões médias de um hovercraft :wink: , a não ser que pretendas fazer uma espécie de hovercraft miniatura, aí, eu pessoalmente apontaria para umas medidas tendo por base um carro telecomandado, e pensando a partir daí, embora deva ficar maior :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor hexphreak em Quinta Out 09, 2008 4:34 pm

insonias,

Mais uma vez, peço desculpa se também exagerei na reacção, mas conheço demasiados exemplos de pessoas perfeitamente capazes de desenvolver excelentes trabalhos mas que por uma ou outra razão, normalmente preguiça e desmotivação, não o fazem. Não entendas a minha resposta como uma acusação :)

Com perguntas específicas quis dizer perguntas referentes a detalhes de construção, ou questões técnicas cuja resposta não pode ser facilmente encontrada ou deduzida. Talvez seja um pouco surpreendente, mas são sempre estas perguntas aquelas a que se pode dar uma resposta mais útil e completa, simplesmente porque está bem definido o que é relevante dizer.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor insonias em Quinta Out 09, 2008 5:06 pm

Bahh ...

Tudo na boa ... eu sou bom aluno e tenho bons trabalhos!

Acho que não podes é andar a fazer "acusações" sem saberes.

Eu quando abri o tópico, eu não sabia mesmo o que ia fazer para o trabalho, e esta foi uma das razões que me trouxeram

até este forúm!
insonias
gluão
gluão

Registado: Quarta Out 01, 2008 3:34 pm

Mensagempor jap em Quinta Out 09, 2008 10:24 pm

Caros,

Vou abrir threads diferentes para os temas que aqui estão amalgamados: aquecimento global, hovercraft, etc. Asimm será bem mais fácil seguirmos os projectos. Peço então que cada grupo que trabalha nesses temas faça o resumo aí do ponto da situação. Em que pé está e que ajuda precisa. Do estilo, já tenho um prof. da UC que me vai acompanhar (ou ainda não), preciso que me ajudem a encontrar os melhores sítios para adquirir o material XXX, ou qual é a dimensão que me recomendam para esta maquete, etc. Está bem? :roll:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Sofia em Sábado Out 18, 2008 2:26 pm

Houve aqui alguem que deu como proposta de projecto fazer um planetário mecânico. Desculpem a minha ignorância mas como hei-de fazer tal coisa??
Sofia
gluão
gluão

Registado: Sábado Out 18, 2008 11:22 am

Mensagempor FF em Sábado Out 18, 2008 5:09 pm

Sofia Escreveu:Houve aqui alguem que deu como proposta de projecto fazer um planetário mecânico. Desculpem a minha ignorância mas como hei-de fazer tal coisa??

Olá Sofia,
Fui eu que dei a sugestão, inspirado por uma colega tua que gosta de astronomia. Para fazer esta planetário tens de fazer um sistema mecânico que faça rodar os planetas - nos modelos mais simples o Sol, a Terra e a Lua e as "maquetes" modelos dos planetas.
É um trabalho para um grupo - tem uma componente de mecânica, outra de contrôlo e também uma parte de belas-artes - se o planetério ficar bonito será melhor! :D
Para valorizar a parte de construção devem acrescentar um trabalho de pesquisa de Astronomia sobre um assunto relacionado.
Podes ver na wikipédia vários planetários deste tipo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Orrery
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor Sofia em Sábado Out 25, 2008 1:04 pm

O meu grupo já decidiu qual vai ser o projecto final!

Se poderem passem no tópico AULAS! :mrgreen:

E deixem lá umas ideias! :hands:
Sofia
gluão
gluão

Mensagempor Sofia em Quarta Nov 19, 2008 1:05 pm

Para fazer esta planetário tens de fazer um sistema mecânico que faça rodar os planetas - nos modelos mais simples o Sol, a Terra e a Lua e as "maquetes" modelos dos planetas.

E como faço isso??

Nao percebo nd d mecanica!!

:roll:
Sofia
gluão
gluão

Mensagempor FF em Quinta Nov 20, 2008 1:05 am

Há duas maneiras de o fazer. A primeira utiliza sistemas engrenagens para desmultiplicar a velocidade de um motor para conseguir fazer rodar os planetas com velocidades adequadas - não é díficil de calcular, mas é muito díficl de fazer, pois tem muita mecânica. :(
A segunda utiliza vários motores, um para cada movimento de rotação, ligados a um sistema de controlo de velocidade que poder ser feito com os Mindstorms ou um computador. :D
O que dizem os outros membros do teu grupo?
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor ampat em Domingo Dez 14, 2008 7:23 am

O meu projecto consiste na criacção de um portátil alimentado a energia solar
Mais pormenores vejam o meu blog:

http://www.projectoportatil.blogspot.com
ampat
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Dez 13, 2008 10:50 am

Mensagempor jap em Domingo Dez 14, 2008 2:14 pm

Olá José,

Bem-vindo ao Quark! e parabéns pelo teu projecto! E o blog também está muito bom! :hands:

Conheces o projecto "One laptop per child"? :roll:

Imagem

Este laptop foi desenhado para ser super-eficiente energeticamente e não só; é super-resistente e super-barato (100 dólares), para além de ser muito bonito e interessante para os miúdos que têm a sorte de o possuir em vez de um produto anódino denominado pomposamente Magalhães, que insistem que é feito em Portugal, mas que não é outra coisa do que o Classmate PC made by Intel. :lol:

A bateria deste laptop pode até ser carregada rodando a manivela de um pequeno gerador electromecânico (para além da possibilidade de a carregar por energia solar, claro). :shock:

E o software está baseado, of course, num kernel Linux e toda a interface, especificamente desenhada para as crianças, foi escrita em Python! :hands:

Vejam aqui

One laptop per child

o projecto e a descrição do hardware e do software. Vale a pena! :hands:

Interface (muito gira) para o sistema operativo Sugar (escrita em Python):

Imagem

vejam aqui:

Sugar

e inclui o Pippy para a criançada aprender a programar em Python:

Imagem

Bem, desculpa a divagação, e votos de um bom sucesso para o vosso projecto! :D

PS: José, não queres deixar uma mensagem de apresentação na secção "Apresentações"? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor xanaaa em Sábado Dez 20, 2008 4:59 pm

Ola gente...é o seguinte!!
O meu tema de ap é o avanço da tecnologia na medicina. como a medicina é vasta resolvemos escolher alguns ramos para tratar.
O problema é que nao temos uma ideia do que fazer, já fomos ao hospital de cá de Braga mas apenas tiramos fotos a alguns aparelhos e no que toca a material escrito nao temos absolutamente nada...

sera que alguem me pode dar uma ideia?

Aguardo resposta, abraço.
xanaaa

Registado: Sábado Dez 20, 2008 4:26 pm

Mensagempor pretomix em Segunda Jan 19, 2009 3:35 pm

olá,

Como eu já tinha falado aqui, em AP vou fazer uma maquina voadora, robótica, de forma discóide e utilizando como principio aerodinâmico, o efeito coanda.
Este robot terá como função, prevenção de fogos, mapear e cartografar, em áreas cujos acessos são remotos e economicamente não viáveis. Através de uma webcam e um controlo remoto, ele poderá ser monitorizado e controlado à distância não sendo portanto tripulado. Sua fonte de energia será uma bateria que será carregada por uma plataforma que possuirá uma segunda bateria ligada a painéis foto-voltaicos. Sendo portanto um projecto económico, ecológico, seguro e quase autónomo.

Como devem ter reparado nas notícias existe um projecto similar ao nosso que consiste num pequeno avião não tripulado de prevenção contra os fogos.

Quando tive a ideia desconhecia o desenvolvimento desse avião, portanto não estou a plagiar nada.

Felizmente o meu projecto é diferente, e possui potencialidades que devemos aproveitar, como o facto de o robot poder parar no em pleno voo para observar algo, então pensei em acrescentar mais uma funcionalidade, nas "horas vagas" ele poderá fazer controlo dos ecossistemas e monitorizar o desenvolvimento das espécies, podendo para e analisar por exemplo o estado de aves em vias de extinção que se encontram num ninho na coma de uma árvore.
Se alguém souber de mais alguma potencial funcionalidade agradeço. :D

Outro problema é o facto da forma aerodinâmica que utilizamos ser pouco eficiente, então eu pensei que este facto poderia ser justificado se ocuparmos os espaço vago que a aeronave dispõe, pensamos inicialmente em ocupa-lo com hidrogénio gasoso que serviria de fonte de energia através de células de combustível, mas essa hipótese fui retirada, uma vez que se trata de uma tecnologia ainda pouco estudado e acarreta custos muito altos, então pensamos em ocupar este espaço com hélio gasoso de forma a tornar o robot um pouquinho mais leve, caso não apareçam outras hipóteses, teremos de usar esta.

O que queríamos realmente era ocupar este espaço com algo utilizável como por exemplo um gás que funcionasse como fonte de energia, ou um gás eficiente no combate contra os fogos.

Todas as opiniões e ideias serão bem-vindas.

:hands:
pretomix
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Ago 15, 2007 6:12 pm

Mensagempor pretomix em Terça Jan 20, 2009 4:01 pm

nenhuma sugestão?

:(
pretomix
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Ago 15, 2007 6:12 pm

Mensagempor jap em Terça Jan 20, 2009 10:30 pm

pretomix Escreveu:nenhuma sugestão?

:(

O He nem me parece má ideia! :lol: O CO2 é bom para apagar fogos, mas não é um gás "leve".

Vou pensar no assunto...:wink: Alguém tem alguma outra sugestão? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

AnteriorPróximo

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante