Área de projecto 2008/2009

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Re: Área de projecto 2008/2009

Mensagempor jap em Quinta Out 02, 2008 10:05 pm

curiousforscience Escreveu:Hey

Sem querer ser chato, apetece-me fazer uma birra (buahhh!!)

É que muito embora tenha gostado imenso deste fórum e tenho-o consultado regularmente o motivo essencial que me fez participar nele foi pela assistência no projecto do meu grupo - construir um hovercraft.
(...)

Curious,

Lamento que ainda não tenhas tido feedback do teu pedido de ajuda para o hovercraft, em particular da phy_chem. Se quiseres, poderei arranjar um prof da UC que vos ajude nalgumas dessas questões e que trabalhe mais de perto com vocês, mas como disse o Henrique muitas das questões que colocaste terão de ser vocês a encontrar a resposta, ou pelo menos a tentar encontrá-la. Talvez ajude começar por pensar em fazer uma maqueta em dimensão reduzida; claro que para um hovercraft a sério é preciso investir num motor razoavelmente potente para ventilador. Não sei se é boa ideia ambicionar construir um que ande sobre a água, porque há a questão da autonomia do motor (como é que ele seria alimentado?), já para não falar das questões de segurança... :lol:

Já tentaste contactar a phy_chem por email, ou só por mensagem privada? :wink: Na realidade a phy_chem (Ana Rita) é actualmente estudante de Medicina em Coimbra...:wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor insonias em Domingo Out 05, 2008 2:47 pm

Nínguem me AJUDA???

:wall:
insonias
gluão
gluão

Registado: Quarta Out 01, 2008 3:34 pm

Mensagempor hexphreak em Domingo Out 05, 2008 3:28 pm

insonias Escreveu:Nínguem me AJUDA???

O meu post anterior aplica-se a ti também. Só te podemos ajudar quando mostrares pesquisa e tiveres pelo menos uma ideia do que podes e queres fazer.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor insonias em Segunda Out 06, 2008 9:59 am

hexphreak Escreveu:

O meu post anterior aplica-se a ti também. Só te podemos ajudar quando mostrares pesquisa e tiveres pelo menos uma ideia do que podes e queres fazer.

Então ... nós vamos fazer um trabalho, onde vamos abordar as causas, consequências e o que se pode mudar em relação ao Aquecimento Global.

Eu gostava que me dessem ideias para algo mais ... algo que possamos fazer, algo material!

E agora, já me podem ajudar?
insonias
gluão
gluão

Mensagempor FF em Segunda Out 06, 2008 11:01 am

insonias Escreveu:
hexphreak Escreveu:

Então ... nós vamos fazer um trabalho, onde vamos abordar as causas, consequências e o que se pode mudar em relação ao Aquecimento Global.

Eu gostava que me dessem ideias para algo mais ... algo que possamos fazer, algo material!

E agora, já me podem ajudar?

Um trabalho convencional sobre o Aquecimento Global costuma ter duas componentes : uma científica (dados das variações da concentrações de CO2 e da temperatura) e uma de sensibilização-divulgação (mostrar as consequências e o que se pode fazer para baixar as emissões de CO2).
Podem procurar juntar as duas numa "acção de rua"- mostrar de um modo experimental espectacular a absorção térmica do CO2 - os assistentes não esquecerão tão depressa o que é o Aquecimento Global! :idea:
Podem começar por pesquisar este site
http://www.teachersdomain.org/resource/ ... eenhouse2/
Mas atenção, a ideai não é para fazer exactamente o que lá está, até porque vocês não têm uma CCD sensível ao infravermelho como a utilizada na experiência. :D
Bom trabalho - mesmo um tema aparentemente chato pode ficar interessantísimo. De que escola é o vosso grupo?
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor insonias em Segunda Out 06, 2008 4:39 pm

FF Escreveu:
Um trabalho convencional sobre o Aquecimento Global costuma ter duas componentes : uma científica (dados das variações da concentrações de CO2 e da temperatura) e uma de sensibilização-divulgação (mostrar as consequências e o que se pode fazer para baixar as emissões de CO2).
Podem procurar juntar as duas numa "acção de rua"- mostrar de um modo experimental espectacular a absorção térmica do CO2 - os assistentes não esquecerão tão depressa o que é o Aquecimento Global! :idea:
Podem começar por pesquisar este site
http://www.teachersdomain.org/resource/ ... eenhouse2/
Mas atenção, a ideai não é para fazer exactamente o que lá está, até porque vocês não têm uma CCD sensível ao infravermelho como a utilizada na experiência. :D
Bom trabalho - mesmo um tema aparentemente chato pode ficar interessantísimo. De que escola é o vosso grupo?

Bem ... eu sou de uma cidade um pouco longe ... Ovar! :wink:

Claro que conhecem esta cidade ... Terra do Carnaval, Pão-de-Ló entre muitas coisas boas! :hands:

Eu sei que dão apoio nesta área ... em que consiste esse apoio???

Gostava também que dessem ideias de algo que um grupo de 5 elementos, sem Grandes custos possa fazer!? :?
insonias
gluão
gluão

Mensagempor jap em Segunda Out 06, 2008 10:20 pm

Olá,

Temos um prof. que pode dar apoio a esse tema, vou pedir-lhe amanhã que entre em contacto convosco. Não sei bem que tipo de apoio específico é que pode ser dado, mas depende também do que vocês pretendam fazer. Podemos talvez, ajudar-vos a montar um sistema laboratorial que ilustre o efeito de estufa. Que tipo de material têm disponível na escola? Os vossos laboratórios de física e/ou química dispõem, por exemplo, de interfaces de aquisição de dados e de alguns sensores (temperatura, humidade, etc?) :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor insonias em Terça Out 07, 2008 9:20 am

jap Escreveu:Olá,

Temos um prof. que pode dar apoio a esse tema, vou pedir-lhe amanhã que entre em contacto convosco. Não sei bem que tipo de apoio específico é que pode ser dado, mas depende também do que vocês pretendam fazer. Podemos talvez, ajudar-vos a montar um sistema laboratorial que ilustre o efeito de estufa. Que tipo de material têm disponível na escola? Os vossos laboratórios de física e/ou química dispõem, por exemplo, de interfaces de aquisição de dados e de alguns sensores (temperatura, humidade, etc?) :roll:

Pois ... isso eu não sei!

Mas eu vou perguntar a minha prof de AP que dá também Física e Química e depois digo alguma coisa!

Por acaso não tem mais alguma ideia?? :XD
insonias
gluão
gluão

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Out 08, 2008 10:23 am

Já começámos as pesquisas para o nosso projecto, e, vimos que precisamos de uma ou várias células fotovoltaicas, que consigam gerar uma ddp de cerca de 6 a 12V.

No link que o prof. disponibilizou sobre como construir uma célula fotovoltaica com aguardente e creme solar, também tinha um projecto que usava uma caixa de CD, e num desenho com esse projecto já a funcionar vimos que essa célula era capaz de produzir uma corrente de intensidade 0,39\,mA e gostaria de saber se existe alguma grandeza física tipo densidade, para converter Ampères para Volts, dado que são grandezas diferentes, mas que se relacionam através da expressão: R={V \over I} :roll:. No entanto e partindo desta expressão podemos saber a resistência que iremos ter de colocar no circuito e escolher um material adequado será isso? :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor FF em Quarta Out 08, 2008 2:34 pm

Bruno Oliveira Escreveu:Já começámos as pesquisas para o nosso projecto, e, vimos que precisamos de uma ou várias células fotovoltaicas, que consigam gerar uma ddp de cerca de 6 a 12V.

No link que o prof. disponibilizou sobre como construir uma célula fotovoltaica com aguardente e creme solar, também tinha um projecto que usava uma caixa de CD, e num desenho com esse projecto já a funcionar vimos que essa célula era capaz de produzir uma corrente de intensidade 0,39\,mA e gostaria de saber se existe alguma grandeza física tipo densidade, para converter Ampères para Volts, dado que são grandezas diferentes, mas que se relacionam através da expressão: R={V \over I} :roll:. No entanto e partindo desta expressão podemos saber a resistência que iremos ter de colocar no circuito e escolher um material adequado será isso? :roll:

Vou tentar dar uma ajuda em poucas linhas - o parâmetro mais importante do vosso painel solar é a potência que ele pode fornecer, que se mede em W (watt).
A potência fornecida por um painel é igual ao produto da diferenca de potencial (volt ) medida na sua saída pela corrente que está a fornecer (ampére).
Ora demonstra-se que há um valor máximo de potência para um valor determinado da relação V/I . Considerando que a tensão do painel é aplicada numa carga resistiva diz-se que há um valor da resistência de carga (RL , carga em inglês diz-se "load") que permite a transferência da potência máxima para a carga.
Há um trabalho prático numa disciplina do nosso curso que consiste em determinar experimentalmente qual a resistência de carga óptima para um painel fotovoltaico) :D .
Vês assim que o problema é mais complexo que parece, mas com resolução possível - vais ter de associar em série e paralelo um grande número de paineis para adaptares o painel assim formado à tua carga. Mas para isso tens de ter os dados completos sobre o teu painel (tensão e corrente ) que ele fornece em condições óptimas.
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Out 08, 2008 7:38 pm

Mas, então serão precisas muitas células fotovoltaicas? E o projecto que referi acima usando a caixa do CD funcionará para os nossos objectivos? :roll:.

E então sendo que, como o prof. disse temos:

P_{max}={ V \over I}, isso quer dizer que temos de considerar como valor de ddp os 12 volts e como valor de I, os tais 0.39 mA, talvez multiplicados por n, onde n seria o nº necessário de células fotovoltaicas? :roll:

Obrigado
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Out 08, 2008 7:53 pm

Bruno Oliveira Escreveu:Mas, então serão precisas muitas células fotovoltaicas? E o projecto que referi acima usando a caixa do CD funcionará para os nossos objectivos? :roll:.

E então sendo que, como o prof. disse temos:

P_{max}={ V \over I}, isso quer dizer que temos de considerar como valor de ddp os 12 volts e como valor de I, os tais 0.39 mA, talvez multiplicados por n, onde n seria o nº necessário de células fotovoltaicas? :roll:

Obrigado

Cuidado, Bruno!

Uma potẽncia (máxima ou mínima!) nunca será dada pela expressão P=\frac{V}{I}, que está dimensionalmente errada.

Uma potência é sempre P = VI; acontece é que esta potência tem o seu valor máximo para uma dada resistência de carga (a resistência que se liga ao painel). Para uma célula de Gratzel (daquelas feitas com caixas de CDs, betadine/aguardente/tintura de iodo/pasta de dentes/beterraba) a potẽncia é sempre muitissimo pequena - isto porque não conseguriam sacar desta célula uma corrente suficiente.

Sobr a questão da optimização da resistẽncia de carga numa célula fotoeléctrica, esse é um trabalho prático obrigatória da disciplina de Ciências Físico-Químicas do 11º ou do 10º ano, creio que do 10º ano. Ora verifica lá nos teus manuais - tenho a certeza que está lá. :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Out 08, 2008 8:20 pm

Então tem de se escrever esta potência em função da resistência de carga? :roll:

E essa resistência de carga é dada pelo quociente { V \over I}, é isso?

Então, foi um erro na substituição, que não se podia assumir, como o fiz... :oops:, dado que como o prof. já disse vai dar um resultado dimensionalmente incorrecto... acho que assumi mal, aquela substituição porque não percebi bem isto:

FF Escreveu:demonstra-se que há um valor máximo de potência para um valor determinado da relação V/I .

Então este valor é que é a resistência de carga? :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor insonias em Quinta Out 09, 2008 12:13 pm

jap Escreveu:Olá,

A resposta foi sim.

Pedia para que me dissesse como executar esse projecto.

Vai ser direcionado para o 10º ano para a disciplina de Físico Química.

Aguardo a sua resposta!
insonias
gluão
gluão

Mensagempor curiousforscience em Quinta Out 09, 2008 2:26 pm

Peço desculpa pelo tempo que demorei a responder, mas aí vai:

hexpreak, a tua resposta irritou-me "um bocado". A acusação de que só quero um trabalho feito e uma boa nota sem grande esforço foi, no mínimo, desnecessária. Deixo bem claro que não quero que façam o trabalho por mim, não pretendo que pesquisem e respondam, apenas quero algo por onde começar, uma ideia do que fazer quando se passar à prática. Só respondem obviamente se já souberem. Para além disso, se eu quisesse apenas uma boa nota (coisa que, embora difícil de acreditar admito, ainda nem me passou pela cabeça) estaria mais preocupado com a papelada que é o foco deste período. Mas, enfim, eu estava frustrado com a quantidade assoberbante de informação inútil, desabafei, exagerei e suponho que mereci essa resposta.
Vou seguir o teu conselho quanto à pesquisa e com alguma sorte talvez encontre algo. Por isso, eu agradeço.

P.S. Mais uma coisa, o que queres dizer com "perguntas específicas"??

jap, obrigado pela oferta! Por enquanto, estamos a tentar contactar alguém por cá, um professor com que aparentemente temos uma tendência para nos desencontrar, mas caso não resulte isso pode vir a ser muitíssimo útil!! Aí eu aviso, ok? E tudo bem que não me possam dizer tudo, eu não queria insinuar de forma alguma que não estavam a ser prestáveis, estou só a tentar que o projecto resulte.

Por fim, obrigado a todos pela ajuda e desculpa por qualquer comportamento exagerado.

P.S. Não me podem só mesmo dar a vossa opinião quanto ao tamanho recomendável do hovercraft??
curiousforscience
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Set 18, 2008 2:10 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante