Área de projecto 2008/2009

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Área de projecto 2008/2009

Mensagempor João Duarte em Domingo Set 07, 2008 8:38 pm

Olá a todos, sou um novo utilizador do Quark!!!

este ano vou para o 12ºano mas tou complectamente à nora com a disciplina de área de projecto... nao sei mesmo o que hei-de fazer... :wall:
já tenho algumas ideia mas nada de concreto. Pensei num colector solar, num painel fotovoltaico, em criar uma espécia de casa do futura (mas não sei como...) ou um projecto que reunisse isto tudo...

será que alguém me pode ajudar??? dar uma opinião acerca do mais adequado???
eu li neste forum que era possivel construir um painel fotovoltaico a partir de papel de aluminio, espinafres e pasta de dentes... mas nao percebo como... :?
alguem me pode explicar??? :?:
O segredo da criatividade está em saber esconder as fontes A. Einstein
João Duarte
gluão
gluão

Registado: Domingo Set 07, 2008 7:45 pm

Re: área de projecto 2008/2009

Mensagempor jap em Domingo Set 07, 2008 8:46 pm

Olá João Duarte,

Bem-vindo ao Quark! Não queres fazer um post de apresentação onde nos digas de que escola és, etc, na secção de apresentações? :wink:

João Duarte Escreveu:(...)

este ano vou para o 12ºano mas tou complectamente à nora com a disciplina de área de projecto... nao sei mesmo o que hei-de fazer... :wall:
já tenho algumas ideia mas nada de concreto. Pensei num colector solar, num painel fotovoltaico, em criar uma espécia de casa do futura (mas não sei como...) ou um projecto que reunisse isto tudo...

será que alguém me pode ajudar??? dar uma opinião acerca do mais adequado???
eu li neste forum que era possivel construir um painel fotovoltaico a partir de papel de aluminio, espinafres e pasta de dentes... mas nao percebo como... :?
alguem me pode explicar??? :?:

Penso que já há aqui na comunidade quarkiana quem tenha realizado esses projectos - parece que os temas que andam a pairar não variam muito :?

Quanto à celula fotovoltaica com espinafres, o Ricardo Campos realizou esse projecto. Tenho a certeza que ele te poderá ajudar - by the way, Ricardo, estás a dever-nos um post sobre esse projecto, com fotos e tudo! Era simpático se nos pudesse dar algum feedback, sobretudo para mostrar ao pessoal do dept. de Química que vos ajudou de forma tão simpática. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor João Duarte em Domingo Set 07, 2008 8:53 pm

jap Escreveu:Penso que já há aqui na comunidade quarkiana quem tenha realizado esses projectos - parece que os temas que andam a pairar não variam muito :?

uma vez que axa que os temas nao variam muito será que poderia dar uma opinião em relaçao a um tema inovador??? :wink:
João Duarte
gluão
gluão

Mensagempor jap em Domingo Set 07, 2008 9:06 pm

Posso sugerir algum temas, mas será na área da física e normalmente as escolas impõem algumas restrições - o projecto tem de ser interdisciplinar, ecológico, educar os jovens para a sexualidade :shock: , etc - já me aconteceu várias vezes ser confrontado com essas situações! :lol:

Tenta perceber primeiro se há alguns condicionalismos aos temas e aos tipos de projecto que a tua escola "autoriza" e depois, dentro desse condicionalismo, e se puder ter algo a ver com a Física, e prometemos ajudar. :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor João Duarte em Domingo Set 07, 2008 9:11 pm

ok. eu vou esperar pelo começo das aulas e pela formaçao do grupo para tratar do assunto.
mas em principio nao vai haver problema porque a professora que nos vai dar área projecto é de física e química, o que torna as coisas mais simples :D

mas depois eu coloco aqui um post sobre os temas em que estamos em duvida.
Agradeço a su disponibilidade em ajudar
João Duarte
gluão
gluão

Mensagempor nemesis266 em Segunda Set 08, 2008 8:55 pm

jap Escreveu:Posso sugerir algum temas, mas será na área da física e normalmente as escolas impõem algumas restrições - o projecto tem de ser interdisciplinar, ecológico, educar os jovens para a sexualidade :shock: , etc - já me aconteceu várias vezes ser confrontado com essas situações! :lol:

Tenta perceber primeiro se há alguns condicionalismos aos temas e aos tipos de projecto que a tua escola "autoriza" e depois, dentro desse condicionalismo, e se puder ter algo a ver com a Física, e prometemos ajudar. :wink:

Eu estou a pensar fazer algo de Física, gostava que fosse algo difícil e desafiador, mas não tenho muitas ideias(ainda não pesquisei). O professor poderia sugerir algo?
nemesis266
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Mar 12, 2008 11:42 am

Mensagempor João Duarte em Terça Set 09, 2008 9:37 am

nemesis266 Escreveu:
Eu estou a pensar fazer algo de Física, gostava que fosse algo difícil e desafiador, mas não tenho muitas ideias(ainda não pesquisei). O professor poderia sugerir algo?

Eu também estou com o mesmo problema, não sei bem o que hei-se fazer, mas de certeza que também será sobre física. lol
João Duarte
gluão
gluão

Mensagempor RicardoCampos em Terça Set 09, 2008 5:26 pm

Física é muito abrangente, em particular para se pedir uma opinião num forum de física.

Experimentem arranjar uma ideia mais particular e depois obterão uma melhor contribuição.

Vejam a secção experimental para ver se ganham inspiração :)
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor João Duarte em Terça Set 09, 2008 5:37 pm

A minha ideia é a de construir um colector solar que aquça um pequeno depósito de água ou então construir uma célula fotovoltaica.
Mas estou sériamente inclinado para a 1ª opçao... :shock:
João Duarte
gluão
gluão

Mensagempor betelgeuse em Domingo Set 14, 2008 10:02 pm

Terça vou ter a minha primeira aula de AP e só depois de saber o grupo é que vou começar a pensar no projecto :roll:

Achei interessante a ideia do painel fotovoltaico mas também queria inovar... parece que os projectos são sempre os mesmos...!
betelgeuse
gluão
gluão

Registado: Quinta Set 11, 2008 4:33 pm

Mensagempor FF em Domingo Set 14, 2008 11:57 pm

Tens toda a razão - os projectos de Área Projecto são sempre muito "politicamente correctos" :shock:
Melhor - não sempre, mas quase sempre. Quem se lembra do grupo de Robótica que queria utilizar os Mindstorms para controlar um motor de HHO? :mrgreen:
É preciso inovar como dizes. Aqui fica uma ideia para quem gosta de astronomia, :D mecânica e computadores - construir um planetário mecânico controlado por computador.
Estejam atentos às propostas de Área Projecto no Quark!
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Segunda Set 15, 2008 12:24 pm

Para não estar a abrir um novo tópico, vim aqui dizer que também não sei o que faça ainda em AP :?
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor betelgeuse em Segunda Set 15, 2008 1:54 pm

FF Escreveu:Tens toda a razão - os projectos de Área Projecto são sempre muito "politicamente correctos" :shock:
Melhor - não sempre, mas quase sempre. Quem se lembra do grupo de Robótica que queria utilizar os Mindstorms para controlar um motor de HHO? :mrgreen:
É preciso inovar como dizes. Aqui fica uma ideia para quem gosta de astronomia, :D mecânica e computadores - construir um planetário mecânico controlado por computador.

Achei excelente a ideia do planetário mecânico! Vou tentar descobrir mais sobre isso, era capaz de ser uma ideia muito boa :D
betelgeuse
gluão
gluão

Registado: Quinta Set 11, 2008 4:33 pm

Mensagempor FF em Segunda Set 15, 2008 7:06 pm

betelgeuse Escreveu:
FF Escreveu:Tens toda a razão - os projectos de Área Projecto são sempre muito "politicamente correctos" :shock:

Achei excelente a ideia do planetário mecânico! Vou tentar descobrir mais sobre isso, era capaz de ser uma ideia muito boa :D

Já deves ter visto o site da wikipédia, http://en.wikipedia.org/wiki/Orrery ,
mas este site quase de certeza que não - construí um muito parecido em Meccano há muitos anos! :?
http://www.dalefield.com/mwes/orrery/orrery1pg.html
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor pretomix em Terça Set 16, 2008 3:05 pm

olá,
boas a todos, este ano também tenho AP

tive uma ideia e gostaria de saber o que vocês acham

já é familiar da comunidade quarkiana o "OVNI de efeito coanda"

A minha ideia é a seguinte...
imaginem um daqueles aparelhos voadores que usam efeito coanda, ora faria um igual mas com algo diferente, para fonte de energia utilizaria se possivel uma espécie de bateria de hidrogénio gasoso, algo que pudesse transformar o hidrogénio gasoso e o oxigénio gasoso atmosférico em electricidade, como as celulas de hidrogenio, isso seria a fonte de energia ideal, bem melhor que painéis, alem de a bateria não acrescentar mais massa ainda "retira" massa do objecto voador. Como o objecto tem formas aerodinâmicas que lhe conferem um grande espaço no seu interior esta bateria grande seria óptima porque o facto de ser grande (hidrogénio gasoso) não traria problemas.

Utilidades poderia adaptar a muitas situações, como:
prototipo de veiculo futurista
veiculo robotico de segurança pessoal
auxiliar para deficientes e cegos ( em vez do cao )
veiculo apagador de fogos
auxiliar de pessoas que caminham por locais perigosos

enfim muita coisa

tambem poderia adaptar rodas, um braço robotico, uma camera para monitorizar, e até uma espécie de sistema de detecção de algum tipo de ondas, por exemplo um chapéu emissor de ondas de maneira que o robot se situa-se sempre por cima da pessoa

http://www.youtube.com/watch?v=ggUIJDgkSSs >>> efeito coanda

existe neste forum muito material sobre o assunto :hands: para quem quiser aprender mais sobre o assunto
última vez editado por pretomix s Terça Set 16, 2008 9:32 pm, editado 1 vez no total
pretomix
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Ago 15, 2007 6:12 pm

Próximo

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante