Robótica e Lego Mindstorms

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Mensagempor Tug4 em Quarta Maio 07, 2008 2:46 pm

Bem o nosso grupo já terminou a primeira tarefa há algum tempo, mas com o acumular de tarefas por causa do nosso projecto de construir o robot seguidor de uma linha preta apenas com hardware não nos foi possível apresentar aqui no fórum os videos mas eles estão disponiveis no nosso blog aqui vos deixo o link:

JAVA

Cumprimentos JAVA (Escola S/3 de Latino Coelho - LAMEGO)
Imagem

Tug4
Tug4

Registado: Quarta Dez 19, 2007 5:01 pm

Mensagempor kanixe em Sábado Maio 17, 2008 9:51 pm

Onde é que se pode arranjar este tipo de legos?
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

devoluçao

Mensagempor rchicoria em Quinta Jun 26, 2008 11:53 pm

Gostariamos de saber como e quando devemos devolver o kit.

Grupo de escola secundária infanta dona maria
rchicoria

Registado: Sexta Nov 16, 2007 6:07 pm

Dvolver o Kit

Mensagempor Jordão em Domingo Jun 29, 2008 9:06 am

Gostariamos de saber quando deveriamos devolver o Kit.

Escola Secundária de Penacova
Jordão
gluão
gluão

Registado: Quinta Nov 08, 2007 11:25 am

Mensagempor FF em Domingo Jun 29, 2008 2:37 pm

Podemos combinar as devoluções para esta semana - menos no dia 4 de Julho que é feriado em Coimbra. Enviem-me um email a dizer quando vos é conveniente fazê-lo.
Mas gostava que cada grupo enviasse um post a dizer o que fez e qual a sua opinião e também as dos colegas e professores de outras Áreas Projecto sobre os trabalhos desenvolvidos.
Se tiverem filmes alojados em sites, não deixem de enviar os endereços!
Francisco Fraga
Departamento de Física da FCTUC
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Re: Área projecto

Mensagempor FF em Quarta Set 17, 2008 7:34 pm

Estamos a organizar os apoios à Área Projecto com os Mindstorms - permitem fazer muitos projectos na área da Mecânica - vão consultando este forum, em breve será feito o anúncio das actividades de Robótica com Mindstorms. :confident:
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor nemesis266 em Quarta Set 17, 2008 8:37 pm

FF Escreveu:Estamos a organizar os apoios à Área Projecto com os Mindstorms - permitem fazer muitos projectos na área da Mecânica - vão consultando este forum, em breve será feito o anúncio das actividades de Robótica com Mindstorms. :confident:

Eu na aula estive a mostrar isso aos meus colegas e eles pareceram minimamente interessados. Mas não é possível fazer Mindstorms para algo mais complexo? Lavar a loiça? :shock:
nemesis266
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Mar 12, 2008 11:42 am

Mensagempor jap em Quarta Set 17, 2008 8:49 pm

nemesis266 Escreveu:
FF Escreveu:Estamos a organizar os apoios à Área Projecto com os Mindstorms - permitem fazer muitos projectos na área da Mecânica - vão consultando este forum, em breve será feito o anúncio das actividades de Robótica com Mindstorms. :confident:

Eu na aula estive a mostrar isso aos meus colegas e eles pareceram minimamente interessados. Mas não é possível fazer Mindstorms para algo mais complexo? Lavar a loiça? :shock:

Já estou a ver o que te foi atribuído como tarefa doméstica... :lol:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor hexphreak em Quarta Set 17, 2008 9:01 pm

nemesis266 Escreveu:Eu na aula estive a mostrar isso aos meus colegas e eles pareceram minimamente interessados. Mas não é possível fazer Mindstorms para algo mais complexo? Lavar a loiça? :shock:

E tocar jazz também? :P Projectos do género lavar a loiça envolvem demasiadas variáveis e problemas tanto estruturais ou algorítmicos como de materiais. Em particular para AP, o ideal é um projecto que vocês saibam que conseguem realizar com sucesso, até Maio, com o qual se divirtam e aprendam, e que até vos ajude a decidir o vosso futuro profissional! Um projecto pequeno e auto-contido, em parceria com alguma universidade ou centro de investigação, seria o ideal. Portanto, funções complexas de robótica não me parecem muito aconselháveis, mas claro que depende sempre do grau de complexidade de que estamos a falar.

Revelarei o projecto em que estou a pensar quando tiver reunido um grupo para o executar :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor nemesis266 em Quarta Set 17, 2008 9:59 pm

hexphreak Escreveu:
nemesis266 Escreveu:Eu na aula estive a mostrar isso aos meus colegas e eles pareceram minimamente interessados. Mas não é possível fazer Mindstorms para algo mais complexo? Lavar a loiça? :shock:

E tocar jazz também? :P Projectos do género lavar a loiça envolvem demasiadas variáveis e problemas tanto estruturais ou algorítmicos como de materiais. Em particular para AP, o ideal é um projecto que vocês saibam que conseguem realizar com sucesso, até Maio, com o qual se divirtam e aprendam, e que até vos ajude a decidir o vosso futuro profissional! Um projecto pequeno e auto-contido, em parceria com alguma universidade ou centro de investigação, seria o ideal. Portanto, funções complexas de robótica não me parecem muito aconselháveis, mas claro que depende sempre do grau de complexidade de que estamos a falar.

Revelarei o projecto em que estou a pensar quando tiver reunido um grupo para o executar :)

Só uma questão, a parte da programação temos de ser nós a fazê-la? se sim, qual a linguagem?
nemesis266
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Set 17, 2008 10:06 pm

É uma linguagem de programação (visual) própria dos mindstorms, muito simples. :D

Se quiserem ser mais ambiciosos pordem programá-los na linguagem de programação fetish do Quark! - Python :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor nemesis266 em Quarta Set 17, 2008 10:55 pm

jap Escreveu:É uma linguagem de programação (visual) própria dos mindstorms, muito simples. :D

Se quiserem ser mais ambiciosos pordem programá-los na linguagem de programação fetish do Quark! - Python :wink:

Era aí que eu queria chegar! é que eu já ando para aprender essa linguagem, agora tenho motivo para isso :D, emsmo que não façamos mindstorms não se perde nada em aprender algo mais.
nemesis266
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor FF em Quarta Set 17, 2008 11:03 pm

Como diz o professor Paixão, o Mindstorms NTX pode ser controlado por um programa PYTHON , mas tanto qunto sei, neste modo o programa de comando fica residente e é interpretado no computador, comunicando com o robô por bluetooth, ou seja o robô não é autónomo.

Os kits de que vamos dispôr são do modelo RCX e podem ser programados em RIS (uma linguagem gráfica elementar para crianças) e Robolab, uma linguagem gráfica baseada no LabView da National Instruments, que tem vários níveis - no nível investigator já permite recolher dados. Vejam
http://cache.lego.com/downloads/education/Internet_Control_of_the_RCX.pdf

Há também toda uma série de linguagens tipo C adaptadas por entusiastas e disponíveis gratuitamente. Sabem que o RCX pode ser comnadado via internet? :o A tal máquina de lavar não seria muito difícil de programar no RCX - desde que não tivesse muitos programas! :D

Vou repetir a publicidade da National Instruments - o que tem em comum o Eurotunel e o LHC além de estarem em túneis? É que ambos são controlados pelo LabView! :wall:
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Set 17, 2008 11:08 pm

FF Escreveu:Como diz o professor Paixão, o Mindstorms NTX pode ser controlado por um programa PYTHON , mas tanto qunto sei, neste modo o programa de comando fica residente e é interpretado no computador, comunicando com o robô por bluetooth, ou seja o robô não é autónomo.
(...)

Sim, é verdade. :yes
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Re: Robótica e Lego Mindstorms

Mensagempor nemesis266 em Sábado Set 20, 2008 5:36 pm

estou a pensar comprar o livro: "Python - Curso Completo", valerá a pena?

Eu ando a ler os tutoriais, mas penso qu será mais rápido e eficaz se tiver o livro.
nemesis266
bottom-Quark!
bottom-Quark!

AnteriorPróximo

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante