Área projecto

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Área projecto

Mensagempor kanixe em Sexta Set 14, 2007 6:27 pm

Bom, não sei se é o sitio certo, mas este ano vou ter uma disciplina que é área de projecto que consiste em fazer um projecto ao longo do ano (estou no 12º) sobre um assunto relacionado com a nossa área, e venho aqui pedir ajuda. Obviamente estou no curso de ciencias e tecnologias e portanto peço as vossas sugestões para possiveis projectos. A escola não vai financiar, portanto quanto menos custos melhor, voces os fisicos é que me davam uma ajudinha :) Sugestões?
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

Mensagempor RicardoCampos em Sexta Set 14, 2007 6:34 pm

Pa, sinceramente tou com o mesmo problema... Ja vi sugestoes de construçoes electronicas relativamente boas, mas ja agora gostaria de saber mais.
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor jap em Domingo Set 16, 2007 8:20 pm

Caros Emanuel e Ricardo,

O Departamento de Física da FCTUC tem dado apoio a projectos de 12º ano, em parceria com escolas, em várias áreas da física e das tecnologias. :D

Temos em carteira projectos giros, por exemplo, em colaboração com o Laboratório de Instrumentação e Partículas aqui de Coimbra, etc.

Estamos a colectar temas para este ano, irei enviar-vos em breve a lista, mas podemos dar apoio a outros temas que vocês sugiram. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor kanixe em Segunda Set 17, 2007 8:12 pm

jap Escreveu:Caros Emanuel e Ricardo,

O Departamento de Física da FCTUC tem dado apoio a projectos de 12º ano, em parceria com escolas, em várias áreas da física e das tecnologias. :D

Temos em carteira projectos giros, por exemplo, em colaboração com o Laboratório de Instrumentação e Partículas aqui de Coimbra, etc.

Estamos a colectar temas para este ano, irei enviar-vos em breve a lista, mas podemos dar apoio a outros temas que vocês sugiram. :wink:

obrigado. O meu grupo ta a pensar fazer um moinho eolico, fazer tudo de raiz, motor, etc, simples, mas não temos melhor, aceitam-se sugestões, como ja disse.
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor manuelmarque em Segunda Set 17, 2007 8:53 pm

Hihi, mais outros com a Área de Projecto :lol:

Eu fiz um projecto, essencialmente teórico, sobre elevadores. Construímos uma maqueta, realizámos um filme, e pouco mais... mas aprendemos bastante, foi deveras interessante, e isso é que interessa!

Supostamente "isso" deveria desenvolver o trabalho em grupo, e competências de investigação (se bem que aqui no Porto vou ter uma cadeira de 1º ano intitulada "Técnicas de Comunicação" que vai fazer a mesma coisa :roll: ) - infelizmente, no meu caso, o trabalho "de grupo" resumiu-se essencialmente a trabalho de par, porque o resto do grupo simplesmente não nos acompanhou... houve momentos complicados, mas nada que não se resolvesse!

Bem, estou aqui a assustar os "caloiros" do 12º ano... e ainda nem lhes sugeri temas! Essencialmente, algo que vocês gostem, mas que ao mesmo tempo não seja simultaneamente (ou não) teórico e inacessível! (nesse caso, irão ter alguma dificuldade em transmitir às pessoas o que quer que seja...)

Boa sorte! :D
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor kanixe em Terça Set 18, 2007 4:20 pm

Sabem se este projecto -» http://www.geocities.com/spm_stm/Project.html é muito complexo e se envolve muitos custos?
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor RicardoCampos em Terça Set 18, 2007 7:16 pm

Tenho uma professora de geografia a dar area de projecto :P

Julgo que se eu lhe desse um trabalho desses ela passava-se :D
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor manuelmarque em Terça Set 18, 2007 10:26 pm

Felizmente, eu tive uma boa professora de Área de Projecto no ano passado (era de Matemática, e "da velha guarda" ;)), que puxou alguma coisa por nós, apesar de ter podido ajudar um pouco mais ao nível dos trabalhos de grupo (lá para o fim do ano gerou-se uma situação complicada...).

Ela interessava-se bastante pelos projectos (e o "meu" projecto era praticamente o único de toda a escola que mobilizava quase exclusivamente áreas de Física), incentivava-nos a fazermos demonstrações públicas, a sermos metódicos, etc...

Porque não pensem que vão sair de lá com uma tese de doutoramento ;) - desenvolvem-se muitas competências, que vos irão dar jeito na faculdade (digo eu...). Mas não tenham "medo" de ir para a frente (claro, analisem primeiro a viabilidade do projecto - mas aquele que o kanixe colocou, estive a dar uma olhada e, além de parecer muito interessante, há lá menções de que pelo menos um "undergraduated student" conseguiu finalizar um protótipo - não deve ser assim nada de demasiadamente transcendente).

E força nisso! :D
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jap em Terça Set 18, 2007 11:03 pm

kanixe Escreveu:Sabem se este projecto -» http://www.geocities.com/spm_stm/Project.html é muito complexo e se envolve muitos custos?

Bem, em já trabalhei com um microscópio deste género, mas o microscópio não foi feito por mim (foi comprado a uma empresa especializada). Com ele podem ver-se até os átomos :shock: (é verdade, garanto!) e foi um sucesso quando o apresentei em público na conferência Física 2000 - alguns profs ainda se lembrarão das demonstrações que eu fiz :confident: . Esse microscópio foi doado à Escola Sec. Domingos Sequeira, de Leiria.

No entanto sei de um professor do nosso departamento que até está interessado em realizar esse projecto (fabricar um micorscópio de efeito de tunel) com alunos aqui da universidade; não parecer ser assim tão difícil, embora também não seja fácil para um aluno do secundário sem conhecimentos de electrónica. Mas com ajuda pode ser um projecto, muito, mesmo muito interessante! :D
Se estiveres interessado ponho-te em contacto com esse professor aqui do nosso departamento - ele é o coordenador do curso de engenharia física. Já agora, qual é a tua escola? É daqui perto, ou longe de Coimbra? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor kanixe em Quarta Set 19, 2007 1:38 pm

...é longe de coimbra. Fica em torres vedras. Parece que vou ter mesmo que fazer a turbina eolica :(
última vez editado por kanixe s Quinta Fev 28, 2008 4:38 pm, editado 1 vez no total
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor RicardoCampos em Quarta Set 19, 2007 3:07 pm

Alguem sugere ideias de coisas que se possam fazer com electronica? Estou com a esperança que consiga impressionar alguem na aula com isso :)

Mas mais importante do que sugerir coisas para fazer seria se calhar um sitio onde eu pudesse retirar informaçao para efectivamente as conseguir fazer :P
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor kanixe em Quarta Set 19, 2007 5:33 pm

pois porque para nos, universitários-wannabe, com o curso de ciencias só conseguimos analizar poemas de camões.precisamos de contributos dos fisicos :)
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor FF em Segunda Set 24, 2007 3:21 pm

O microscópio de efeito tunel parece-me demasiado ambicioso – vai ser um projecto para uma cadeira do curso de Engenharia Física, mas ânimem-se que há imensas experiências adequadas à àrea projecto que envolvem electrónica e computadores.
Alguns exemplos
Acústica – a entrada e saída da placa de som de um computador permite fazer imensos estudos que ainda há pouco tempo necessitavam de equipamento especializado.
Electricidade e economia - e que tal fazer um sistema para estudar as características das pilhas? Quais são as melhores e mais baratas? Será que a Proteste não se engana?
Por fim (por agora) a robótica - quem conhece os Mindstorms da Lego?
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor kanixe em Segunda Set 24, 2007 4:59 pm

bem vou fazer uma turbina eolica e falar da energia eolica. Alguem tem por ai um manual ou algo sobre motores electricos, ou montagem de turbina
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Segunda Set 24, 2007 5:51 pm

nos ainda estamos indecisos entre armas de cerco mediavais à escala (grandes o suficiente para partir qualquer coisa... O IMPORTANTE É CONSEGUIR PARTIR QUALQUER COISA!!!) ou então tentar desenvolver um projecto sobre a criação de um novo sistema para produzir energia de uma forma ecológica e barata... tou a pensar em brincar com bobinas e campos magnéticos... indução e tal... vai ser dificil mas vai ter piada :D
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Próximo

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes