Bola que cai sempre no carrinho

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Bola que cai sempre no carrinho

Mensagempor pferreira em Sábado Nov 05, 2011 7:46 pm

Ola,

eu sei que área de projeto já terminou nas escolas mas eu tenho de realizar dois projetos na disciplina de física. Para tal o meu grupo decidiu fazer uma experiência para comprovar que um dado objeto lançado de um carro tem a velocidade do carro no eixo dos xx.

Para realizarmos este projeto pensamos em fazer um carro (pequena escala) que tivesse um furo na forma de cone (em que a parte mais estreita seja a parte inferior do carro) e no fundo desse cone teríamos uma bola (estávamos a pensar numa bola de ping-pong). Essa bola teria parte da sua área fora do carro. Depois na pista iríamos ter uma coisa parecida com o esquema seguinte:

Imagem

(Na imagem o numero 1 é a "estrada" vista de perfil e o numero 2 é a bola)

Ora o carrinho desloca-se e bate na superfície com o numero 3 (que esta no meio do carrinho, logo as rodas não tocam aqui). Depois a superfície com o numero 4 sobe e lança a bola. Depois disto o carrinho passa num túnel e recolhe a bola no final do túnel.

Esta é a nossa ideia. Agora agradecia que me dessem sugestões ou se acham que isto não vai funcionar.

Muito obrigado :)

P.S.: desculpem a imagem ser tão má, mas eu não sou muito bom em desenhos e este foi feito no paint :wink:
Imagem
pferreira
gluão
gluão

Registado: Sábado Nov 05, 2011 4:40 pm

Re: Bola que cai sempre no carrinho

Mensagempor jap em Sábado Nov 05, 2011 9:36 pm

Acho que pode funcionar, sim. :wink:

Temos aqui no DF da UC uma versão um bocadinho mais sofisticada dessa experiência, para demonstração. Vou ver se faço um pequeno vídeo dessa demonstração na próxima semana, para colocar aqui.
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Bola que cai sempre no carrinho

Mensagempor pferreira em Domingo Nov 06, 2011 1:46 am

É bom saber que pode funcionar...

Agradecia imenso se pudesse fazer isso

Muito obrigado
Imagem