Área de Projecto - Comboio MagLev

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Área de Projecto - Comboio MagLev

Mensagempor jonyzeljr em Sexta Out 22, 2010 11:36 am

Bom dia,
no evento: "Universidade de Verão" da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (na Física) em 2010 (ainda este ano) fiz o projecto dos supercondutores e agora em área de projecto tive a ideia de fazer um comboio maglev. Eu e o meu grupo estivemos a procurar onde comprar supercondutores e azoto líquido (os ímans não são muito difíceis de obter), mas sem sorte. Vimos, por isso, pedir colaboração à UC para nos ajudar a obter os materiais ou apenas onde os comprar,
obrigado.

João Ramos.
jonyzeljr
gluão
gluão

Registado: Terça Jul 20, 2010 10:03 pm

Re: Área de Projecto - Comboio MagLev

Mensagempor jcarlos em Sexta Out 22, 2010 12:31 pm

No Departamento de Física existem várias pessoas que podem dar uma ajuda, como o José António Paixão (jap@fis.uc.pt), a Helena Vieira Alberto (lena@fis.uc.pt) ou a Manuela Silva (manuela@fis.uc.pt). Eles sabem onde comprar materiais para fazer supercondutores (e sabem a receita :wink: ) e onde comprar magnetes muito poderosos. Força nisso :)
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Out 29, 2009 12:20 pm

Mensagempor m_a_r_tix em Sábado Out 23, 2010 7:23 pm

Eu estou a trabalhar no mesmo tema em A.P.
Já contactei o departamento de química da U.M. na perspectiva de conseguir o azoto líquido e disponibilizaram os laboratórios para realizar lá a experiência, não tinham forma de transportar o azoto até a minha escola, porque ele "perdia-se" pelo caminho, sem contar com a legalidade.
Há a possibilidade de o arranjares numa empresa como a airliquid, penso eu.
De qualquer forma, há outras opções de realizar o projecto sem recorrer ao azoto. Eu estou a tentar com ímanes permanentes, a taxa de sucesso é bem menor mas também se torna bastante interessante. :roll:

Espero ter ajudado e também estou aberta a sugestões :wink:
m_a_r_tix
gluão
gluão

Registado: Domingo Set 05, 2010 8:55 am

Mensagempor jonyzeljr em Segunda Out 25, 2010 7:16 am

Muito obrigado a todos pelo ajuda :mrgreen: . Não tive cá este fim-de-semana, por isso tenho que falar hoje com os meus colegas de grupo para ver como iremos fazer para solucionar os problemas.
jonyzeljr
gluão
gluão

Registado: Terça Jul 20, 2010 10:03 pm

Mensagempor m_a_r_tix em Terça Nov 09, 2010 11:54 am

Hallo!!

Alguém tem alguma ideia para os ímanes que podemos usar??
Eu queria de neodíminio, a pista em principio terá 3filas de imanes. E como a pista terá duas curvas é melhor não terem mais de 1,5cm de comprimento, ou será melhor ainda mais pequeno?

Já agora, será que não tornará o maglve pouco estável se usar imanes menores nas curvas?? :roll:

Aguardo respostas,

Obrigada
m_a_r_tix
gluão
gluão

Mensagempor jcarlos em Terça Nov 09, 2010 4:41 pm

A Professora Helena Alberto (lena@fis.uc.pt) tem experiência na compra de magnetes e de apoio à construção de maglevs :) Acho melhor entrar em contacto com ela. Ela sabe onde os comprar e quais as dimensões mais adequadas (e económicas!). Bom trabalho :wink:
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Segunda Nov 15, 2010 11:17 pm

Caros,

O melhor sítio que conheço para comprar magnetes fortes é na loja on-line

http://www.supermagnete.de/por/

que até tem página e catálogo em português!

A empresa é muito eficiente, os magnetes são excelentes e os preços acessíveis. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor m_a_r_tix em Terça Nov 16, 2010 10:52 am

Bom, o meu grupo pensou melhor, a conselho de um professor, e decidimos fazer fileiras para a pista com 4ímanes para a pista não ficar estreita de mais(imanes 10x10 mm), mas estou com dúvidas se deverei colocar sul-norte-norte-sul ou sul-norte-sul-norte. Será que me podem dar alguma dica sobre isso?

A propósito, enviei um mail a alguns dias para a professora Helena Alberto sobre os supercondutores mas não obtive ainda resposta, será que a poderei contactar através dos tópicos do quark? :roll:

Obrigada :D
m_a_r_tix
gluão
gluão

Mensagempor jcarlos em Terça Nov 16, 2010 1:08 pm

Relativamente à colocação dos magnetes existe alguma informação em http://www.prufrock.com/client/client_p ... udents.cfm e em http://www.bnl.gov/education/contests/magLev/rules.asp Se lerem isso com cuidado acho que chegam a uma solução :) E podem/devem sempre experimentar diferentes opções e ver o que dá :wink: Depois contem-nos os vossos resultados 8)
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Terça Nov 16, 2010 8:56 pm

Ainda sobre os supercondutores espero poder colocar aqui um método de preparação de um supercondutor de alta temperatura. Mas desde já aviso que os reagentes químicos envolvidos são caros e que também é necessário acesso a um forno que vá um pouco acima dos 1000º C... :?

Stay tuned.
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante