A musica e a fisica

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Re: A musica e a fisica

Mensagempor dfqpmf em Quarta Out 20, 2010 9:18 pm

Necessitamos de mais ideias para o nosso Projecto! Alguem ajuda? XD
dfqpmf
gluão
gluão

Registado: Quinta Set 30, 2010 1:57 pm

Mensagempor jcarlos em Sexta Out 22, 2010 12:33 pm

Já contactarm o Rui Vilão (ruivilao@fis.uc.pt)? Ele respondeu-vos?
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Out 29, 2009 12:20 pm

Mensagempor davidegil em Terça Out 26, 2010 4:53 pm

Queres mais ideias, então aqui vai uma muito fora do normal que me disseram a pouco tempo.
Ja alguma vez ouviste falar do i Doser?
"Imaginação é mais importante que conhecimento" - Albert Einstein
davidegil
gluão
gluão

Registado: Quarta Set 22, 2010 6:44 pm

Mensagempor jcarlos em Terça Out 26, 2010 5:27 pm

Sinceramente sou (muito) céptico relativamente a essa coisa do i Doser :evil: Parece-me treta. Para além de não me parecer adequado a um trabalho de Área Projecto :? Claro que sons de intensidade muito elevada interferem com o funcionamento do cérebro (e danificam os ouvidos) tais como sons muito repetitivos (dão sono :) ). Mais do que isso... As ondas cerebrais que se registam num electroencefalograma não são ondas sonoras! http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletroencefalografia
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor davidegil em Terça Out 26, 2010 10:04 pm

É verdade, eu tambem não acredito nisso porque ate ja experimentei e não serviu de nada :( , para alem do facto de não ter cido cientificamente comprovado o seu efeito, mas o mais estranho é que resultou com uma amiga minha :shock: , se calhar é algo na area de um placebo. Mas foi a unica coisa que eu me lembrei que tivesse a haver com som, sem ser por um liquido não-newtonico em cima de uma coluna :mock:
davidegil
gluão
gluão

Mensagempor dfqpmf em Quinta Out 28, 2010 2:39 pm

Jcarlos ja contactamos o prof Rui Vilão e iremos fazer uma visita a coimbra possivelmente de hoje a oito dias. Só estamos a tentar calcular o tempo de viagem de autocarro de Famalicão a Coimbra. A minha irmã esta aí a fazer um mestrado e diz que as viagens são de 2 horas mais ou menos. Temos que falar com a escola e ver se podemos nos ausentar o dia inteiro.
Vamos pesquisar entao o i Doser para ver se conseguimos ao menos tirar algo teorico para apresentar ou algo do genero xD
dfqpmf
gluão
gluão

Mensagempor dfqpmf em Quinta Out 28, 2010 3:13 pm

[quote="davidegil"]É verdade, eu tambem não acredito nisso porque ate ja experimentei e não serviu de nada :( , para alem do facto de não ter cido cientificamente comprovado o seu efeito, mas o mais estranho é que resultou com uma amiga minha :shock: , se calhar é algo na area de um placebo. Mas foi a unica coisa que eu me lembrei que tivesse a haver com som, sem ser por um liquido não-newtonico em cima de uma coluna :mock:

Gostei da ideia do fluido e da coluna :D Como conseguimos arranjar o fluido XD
dfqpmf
gluão
gluão

Mensagempor jcarlos em Quinta Out 28, 2010 6:11 pm

Parece que pode ser feito com farinha Maizena :D Podem ver isso em http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluido_n%C3%A3o_newtoniano e em http://insightopedia.wordpress.com/2008 ... garantida/ Divirtam-se! :wink:
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor dfqpmf em Sexta Nov 19, 2010 11:58 pm

Boas Noites!!! Peço desculpa pela resposta tardia......mas com os testes e assim nao tenho tido tempo! :P
E' para dizer que a nossa visita a coimbra foi efectuada com sucesso....obtivemos bastante informaçao com a ajuda do Professor Vilao! Agora e' so por as ideias em pratica! XD

Brigado pelas ideias......se puderem enviem mais! Quantas mais melhor! ;D

Hasta!
dfqpmf
gluão
gluão

Mensagempor davidegil em Terça Dez 07, 2010 12:19 am

Mais outra!! Esta é mt mais perigosa, porque envolve propano.
davidegil
gluão
gluão

Mensagempor jcarlos em Terça Dez 07, 2010 9:05 am

Sim, esta demonstração é espectacular :hands: Potencialmente perigosa mas impressionante. Deve ser realizada sob vigilância de um adulto responsável e deve ter-se um extintor sempre à mão :shock: Ninguém quer incendiar a escola pois não? :evil: Existem links com uma explicação simples em http://en.wikipedia.org/wiki/Rubens%27_tube e em http://www.thenakedscientists.com/HTML/ ... bens-tube/ É relativamente fácil de construir, como se pode ver em http://www.instructables.com/id/The-Rub ... -in-Fire!/ e em http://www.physics.isu.edu/physdemos/waves/flamtube.htm Mas nunca menosprezem o risco de se trabalhar com um gás inflamável!
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor rigillescherrer em Terça Dez 07, 2010 4:36 pm

essa experiência é mui to legal mesmo :D
o meu professor de matemática (que faz física) fez um tubo de rubens também para uma amostra de física da UFES (universidade federal do Espírito Santo) e hoje mesmo ele levou para a escola para mostrar para minha sala.
aqui tem alguns videos:

além de für elise eu acho que essa música também ficaria bem legal no tubo (infelizmente eu ainda não consegui testar):

última vez editado por rigillescherrer s Quinta Dez 09, 2010 2:24 pm, editado 1 vez no total
Imagem \huge = \int
rigillescherrer
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Set 05, 2010 8:56 am

Mensagempor jap em Quarta Dez 08, 2010 8:46 pm

Este tubo de Rubens já tinha aparecido aqui no fórum... :wink:

Tubo de Ruben

É um clássico.
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor dfqpmf em Domingo Dez 26, 2010 1:22 pm

Amei o Tubo de Rubens *.* Parece ser uma experiência fantástica para se realizar....claro que temos olhar para o lado perigoso da coisa....mas temos a sorte de na nossa escola haver professores de cursos como serralharia e assim que nos poderão ajudar a realizar esta experiência em segurança! ;D

Obrigado pela ideia!!

Ah e posso dizer desde já que com a apresentação do projecto este período onde explicamos as experiências que iremos realizar (em que algumas foram dadas ideias aqui) e tudo mais, conseguimos como nota um 18 XD Ou seja a partir de agora e' sempre a subir ate ao 20!!
dfqpmf
gluão
gluão

Anterior

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes