Holografia?

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Holografia?

Mensagempor angela.ferreira em Sexta Set 24, 2010 7:15 pm

Boa noite a todos!

Envio esta mensagem como um pedido de ajuda!
Nós andamos com azar, no que toca a AP. Passa-se o seguinte: não atinamos com um tema. A nossa ideia inicial foi abandonada visto que fugia um pouco à parte prática da Física (que é aquela em que gostariamos de apostar): pensámos em fazer um video-jogo cuja história e desenvolvimento era baseado na Física.
Depois pensámos em estudar o efeito de Coanda e fazer um objecto voador semelhante a um OVNI, mas... Houve um grupo mais rápido.
Já nos ocorreu a ideia do Maglev, mas já fizeram esse projecto o ano passado na escola e não correu lá muito bem.

As únicas exigências por parte do nosso professor são a inovação e ambição.

Portanto recorro a este forum na esperança que alguma alma caridosa surja e nos ilumine este caminho, que anda tão obscuro!

Muito obrigada!!
última vez editado por angela.ferreira s Sábado Set 25, 2010 4:20 pm, editado 1 vez no total
angela.ferreira
gluão
gluão

Registado: Quarta Set 22, 2010 6:45 pm

Re: SOS! :\

Mensagempor davidegil em Sexta Set 24, 2010 9:15 pm

Boas!
O nosso grupo por acaso nao teve mts dificuldades com o tema, que até parece sacado dum filme, mas deixo aqui umas ideias da minha turma que me lembro e vou tentar ver se consigo ir buscar as ourtas a um colega. As ideias que a gente teve foi a de construir um robo de busca e salvamento, a de fazer uma apresentação e estudo baseados nas novas tecnologias forenses, tb tivemos a ideia de um videojogo, ate nos lembramos de fazer um estudo cientifico em relacao aquelas pulseiras de equilibrio e fazer um modelo 3D da cidade de Angra do Heroismo modificada de forma a ser mais "verde". E umas que nem me deixaram referir porque nao era trabalho de ano inteiro, que foam construir um gerador Van de Graaf ou um escadote de Jacob, um foguete e um trabalho sobre as ondas e alguns efeitos destas( se quiseres ate posso postar aqui alguns videos cons experiencias fixes).
Boa Sorte! :D
"Imaginação é mais importante que conhecimento" - Albert Einstein
davidegil
gluão
gluão

Registado: Quarta Set 22, 2010 6:44 pm

Re: SOS! :\

Mensagempor angela.ferreira em Sábado Set 25, 2010 2:00 pm

Hey!
Obrigada pelas sugestões!
Já me tinha ocorrido a ideia de explorarmos a física forense, devo admitir, mas como fugia um pouco aos gostos do pessoal, nem considerei propor... E continuo sem muita vontade, visto que não me atrai lá grande coisa...

Eu há uns dias lembrei-me em explorar a holografia... Será muito dificil produzir um holograma "caseiro"? Eu já fiz uma pesquisazinha, assim, por alto, e não parece tão complicado quanto isso... Uma opinião é que era...
Eu entretanto vou passar o resto da tarde a sondar alguns sites, mas toda a ajuda era bem vinda!
Mais uma vez obrigada!!
angela.ferreira
gluão
gluão

Re: Holografia?

Mensagempor m_a_r_tix em Sábado Set 25, 2010 7:26 pm

Quanto a holografia não te posso ajudar... mas já tentaste falar com um professor de física? Pode pelo menos dar-te a noção de dificuldade do projecto...

Um professor falou-me num canhão de ímanes, em que estes batem uns nos outros e a "bomba" saí disparada, interessante perceber porque é que adquire tanta velocidade. :wink:
O meu grupo vai tentar fazer um Maglev.

Mais temas: casa ecológica, transportes (telecomandados ou não) dependentes da energia solar... outra ideia que dei noutro tópico foi uma maquina que transforma óleo de cozinha em velas, a dificuldade está em fazeres a máquina de raiz e sempre tens uma boa justificação para a fazer :!:

Espero ter ajudado
m_a_r_tix
gluão
gluão

Registado: Domingo Set 05, 2010 8:55 am

Mensagempor angela.ferreira em Domingo Set 26, 2010 4:24 pm

m_a_r_tix Escreveu:Outra ideia que dei noutro tópico foi uma maquina que transforma óleo de cozinha em velas, a dificuldade está em fazeres a máquina de raiz e sempre tens uma boa justificação para a fazer :!:

Uma máquina que transforma óleo de cozinha em velas?! :shock: :shock: Nunca tinha ouvido falar em tal coisa... É super criativo!
angela.ferreira
gluão
gluão

Mensagempor jcarlos em Domingo Set 26, 2010 6:37 pm

Felizmente (boas) ideias é coisa que não falta neste Fórum :D Podes começar por percorrer um pouco dele e ver o que já foi realizado, que pode ser inspirador, e o que não chegou a ser (para tudo há limites :? ). Se quiserem trabalhar em holografia, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra as pessoas que mais percebem do assunto são os Professores Francisco Gil (fgil@fis.uc.pt) e José Pinto da Cunha (jpinto@fis.uc.pt). Na Universidade de Aveiro também há um grupo que trabalha nesta área http://www.youtube.com/watch?v=PN-pWnPrN68 Que corra tudo bem, e com ousadia :F
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Out 29, 2009 12:20 pm

Mensagempor angela.ferreira em Segunda Set 27, 2010 5:01 pm

Muito obrigada pelos e-mails.
Eu já conhecia esse pequeno link da Universidade de Aveiro e foi precisamente por causa dele que fiquei de pé atrás em relação ao tema: pareceu-me muito complexo para reproduzirmos um holograma da nossa autoria...

Depois de um bocado de dificuldade em atinar com os temas :? lá acabámos por nos decidir em fazer uma feira carregadinha de experiências, curiosidades e "obras de arte" todas relacionadas com a Física. :D Estamos cheios de ideias e energia! :D

Muito obrigada a todos os que ajudaram!
angela.ferreira
gluão
gluão

Mensagempor jcarlos em Segunda Set 27, 2010 5:53 pm

Boa sorte para o trabalho! Para correr bem, geralmente não é preciso sorte, só trabalho :D Vão dando notícias :F
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Out 29, 2009 12:20 pm

Mensagempor angela.ferreira em Segunda Set 27, 2010 5:56 pm

Com certeza :D

Obrigada pelo apoio :D
angela.ferreira
gluão
gluão

Mensagempor davidegil em Terça Set 28, 2010 10:58 pm

Uma feira de experiencias?? :shock: Txiii, neste forum não falta :D , e se precisares de algumas experiencias fixes e so dizeres que eu desenterro uma lista delas :F
E boa sorte com o projecto!
"Imaginação é mais importante que conhecimento" - Albert Einstein
davidegil
gluão
gluão

Registado: Quarta Set 22, 2010 6:44 pm

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes