Motor de Stirling

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Motor de Stirling

Mensagempor diabus_70 em Quinta Set 23, 2010 3:52 pm

Boas, eu e o meu grupo de AP estamos em pensar em fazer um motor de stirling como projecto e gostávamos de saber se alguém tem dicas para fazer, os melhores tipos de materiais a utilizar, a melhor maneira de o fazer, como esboçar o relatório, etc.

Qualquer ajuda será bem-vinda, desde já um obrigado

Cumprimentos
diabus_70

Registado: Sábado Set 18, 2010 11:49 am

Re: Motor de Stirling

Mensagempor hexphreak em Quinta Set 23, 2010 6:21 pm

Com relatórios é difícil ajudarmos, mas já há muita coisa neste fórum sobre motores de Stirling. Procura nos outros tópicos desta secção.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor jcarlos em Sexta Set 24, 2010 3:25 pm

Mais abaixo há um tópico dedicado aos motores de Stirling. Vejam primeiro lá e depois coloquem as vossas dúvidas e planos :)
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Out 29, 2009 12:20 pm

Mensagempor jap em Sexta Set 24, 2010 6:43 pm

Os motores de Stirling são muito interessantes e construir um e investigar os princípios físicos do seu funcionamento darão um bom projecto! :D

Convém primeiro investigar as várias possibilidades e fazer um motor simples, não muito ambicioso. Avançar depois para algo mais sofisticado!

Bom trabalho! :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor diabus_70 em Sexta Set 24, 2010 10:58 pm

Desde já peço desculpa por estar a criar mais um tópico sobre este tema, ainda não tive tempo para explorar melhor isto mas do que já vi adorei :D.

De inicio estamos a pensar em fazer um em pequena escala, com materiais baratos para vermos como funciona e ver maneiras de o depois melhorar para fazer em "grande" escala.
Eu e o meu grupo já pesquisamos sobre o motor, como funciona e isso tudo e gostávamos de saber de alguém que o tenha feito se nos podias ajudar com que tipos de materiais utilizou, para que depois quando aquilo começar a trabalhar não se desmontar tudo xD, dos vários motores o mais energético e isso.

A nossa ideia como projecto era utilizar este motor como uma nova forma de energia renovável que passo a explicar: A minha ideia era fazer com que este motor aproveitasse o calor proveniente do interior da terra, como é utilizado na energia geotérmica, perto de vulcões e isso. A partir disso iria-se produzir energia eléctrica de uma forma "grátis" :D mas como é óbvio nós não vamos andar a esburacar a nossa escola xD, mas foi uma ideia que me veio à cabeça esta nova "energia renovável" e gostava de saber o que vocês acham da nossa ideia.

Não sei se alguém já teve esta ideia, se já peço desculpa mas eu não copiei de ninguém nem vi em nenhum lado.

Cumprimentos Tiago
diabus_70

Mensagempor jcarlos em Domingo Set 26, 2010 6:40 pm

Sim, o motor de Stirling "só" precisa de uma fonte de calor. Para começar o projecto pode ser uma vela ou lamparina a aquecer o tudo onde está colocado o gás (ar), que irá fazer mover os êmbolos do motor. Força nisso! :F
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor diabus_70 em Quinta Abr 28, 2011 3:50 pm

Boas,

Alguém me sabe dizer onde é que eu posso comprar um motor de Stirling em Portugal, ou um modelo para montar?
Caso não saibam em Portugal se souberem de um sitio de confiança onde possamos mandar vir para Portugal também serve.

Ficarei aguardar respostas :) (o mais rápido possível)

Desde já um obrigado
diabus_70

Mensagempor jcarlos em Sábado Abr 30, 2011 7:19 am

Neste site vendem muitos kits diferentes. Vai depender do vosso orçamento :?
http://www.ministeam.com/acatalog/Bohm_ ... _Kits.html
Outro site que tem kits é http://www.stirlingengine.com/ Um site mais barato será http://www.newenergyshop.com/htm.Stirli ... _en_pt.htm
Espero que sirva, senão podemos ver outras hipóteses :)
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante