gerador de van der graaf

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

gerador de van der graaf

Mensagempor Asofia em Quinta Nov 26, 2009 10:00 am

Ola a todos,

queria colocar uma questao à comunidade quarkiana:

Na disciplina de área de projecto o meu grupo esta a tentar, entre outras coisas, construir um gerador de van der graaf, mas ainda não conseguimos perceber muito bem como é que a correia é electrizada pois o que lemos (a maior parte em brasileiro :| ) diz uma coisa mas os nossos professores dizem outra...

No que li: através da fricção entre a correia e o cilindro inferior este fica electrizado positivamente atraindo os electroes da escova para o cilindro que ficam retidos na correia de borracha.

O que os meus professores me disseram é que a correia é electrizada por fricção com a escova.

Se alguem me pudesse ajudar....

muito obrigado :D
Asofia
gluão
gluão

Registado: Terça Jan 20, 2009 7:22 pm

Re: gerador de van der graaf

Mensagempor jcarlos em Sexta Nov 27, 2009 3:37 pm

Asofia Escreveu:Ola a todos,

Na disciplina de área de projecto o meu grupo esta a tentar, entre outras coisas, construir um gerador de van der graaf, mas ainda não conseguimos perceber muito bem como é que a correia é electrizada pois o que lemos (a maior parte em brasileiro :| ) diz uma coisa mas os nossos professores dizem outra...

No que li: através da fricção entre a correia e o cilindro inferior este fica electrizado positivamente atraindo os electroes da escova para o cilindro que ficam retidos na correia de borracha.

O que os meus professores me disseram é que a correia é electrizada por fricção com a escova.

Se alguem me pudesse ajudar....

muito obrigado :D

Olá podem encontrar informação clara, mas em inglês 8) , em
http://en.wikipedia.org/wiki/Van_de_Graaff_generator
O que lá diz é que a correia retira carga de uma escova e a depois a passa para outra escova, ligada à superfície que queremos carregar. Mas penso que existem vários desenhos possíveis. No Departamento de Física da Universidade de Coimbra temos pelo menos dois geradores que podem observar em funcionamento.
Na internet existem vários sites com informações acerca de como construir um. Um muito simples está em
http://www.youtube.com/watch?v=ml6GWVlPCPM
Não sei se funciona, nunca experimentei :oops: Parece um projecto chocante :D
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Out 29, 2009 12:20 pm

Mensagempor jap em Sexta Nov 27, 2009 9:15 pm

jcarlos Escreveu: Parece um projecto chocante :D

SIm, sem dúvida! :lol:

E o meu colega tem razão, existem algumas variantes nos geradores ditos de van der graaf. E há alguns detalhes giros. Espero ter tempo este fim de semana (que é muito busy) para vos contar aqui alguns deles. :wink:

Até breve,
jap
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Asofia em Domingo Nov 29, 2009 6:33 pm

Muito obrigado!
:inocent:
Asofia
gluão
gluão

Registado: Terça Jan 20, 2009 7:22 pm

Mensagempor jap em Domingo Nov 29, 2009 11:48 pm

Este site tem muita (e boa) informação, para além de uma animação do funcionamento do gerador de van der graff:

Gerador de van der Graff

Espero que ajude! :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes