Energia Eólica

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Energia Eólica

Mensagempor ferreirinha em Quinta Nov 12, 2009 9:52 pm

Bom dia

Eu sou um aluno do 12ºano da escola secundária Dr.Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz e precisava de ajuda no Âmbito da disciplina de Área de Projecto.
Como suponho que saibam, nós este ano temos que fazer um projecto. E o meu grupo escolheu desnvolver um projecto para tentar colocar aerogeradores na Serra da Boa Viagem, entre outras coisas.
Mas o que realmente pretendia era que me ajudassem a perceber o que devo fazer para saber se a implementação de um parque eólico naquela zona seria rentável ou não. Para isso precisaria de preços dos aerogeradores e das condiçôes ambientais e geográficas necessárias para um bom rendimento.

Agradecia a vossa ajuda
Pois já pesquisei e enviem vários mail´s para várias empresas e sempre sem sucesso
Obrigado
ferreirinha
gluão
gluão

Registado: Terça Nov 10, 2009 10:03 pm

Re: Energia Eólica

Mensagempor jap em Quinta Nov 12, 2009 11:40 pm

Hum, preço de aerogeradores? :roll:

Não tenho ideia, mas não encontras por aí (googlando) empresas que forneçam este equipamento? :roll:

Os aerogeradores grandes, aqueles que populam pelas serras portuguesas, são *muito* caros. Na realidade a energia eólica produzida por esses aerogeradores só é rentável (ao que me consta) pelos subsídios (fundos europeus, etc...) ao investimento. Se um pequeno investidador fosse adquirir um aerogerador desses e tivesse que amortizar a despesa, os juros, pagar a instalação e a manutenção possivelmente ficaria muito desmotivado quando fizesse as contas...mesmo atendendo a que a energia do vento, em si mesmo, é gratuita... :?
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor jcarlos em Sexta Nov 13, 2009 9:06 am

Uma das empresas portuguesas que mais torres eólicas tem colocado é a Martifer (http://www.martifer.pt/). Relativamente às condições de vento penso que terá de ser feito um estudo dedicado, que se calhar vocês podem fazer já que há anemómetros relativamente baratos (por exemplo em http://www1.shopping.com/xDN-weather_st ... nemometers ), com preços abaixo dos 30 euros. E depois têm de ter em conta com o impacto visual numa zona protegida :evil: Boa sorte! :)
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Out 29, 2009 12:20 pm

Mensagempor ferreirinha em Terça Nov 17, 2009 5:05 pm

Obrigado desde já pela informação disponibilizada!

Ao tentarmos entrar em contacto com a empresa, estes não nos deram qualquer tipo de resposta, estando ainda à espera já que estes podem não ter tido até agora oportunidade.

Ao fazermos pesquisas acerca deste tema deparámos-nos com grandes dificuldades na recolha de informações, já que toda a informação que encontramos é relativamente escassa.

Pedimos assim que se tivessem mais algum tipo de informação relativamente a este tema, mesmo que por muito reduzida que seja, a disponibilizassem já que toda a ajuda será bem vinda.

Espero noticias.
ferreirinha
gluão
gluão

Mensagempor jcarlos em Terça Nov 17, 2009 10:20 pm

Se calhar temos de balizar um pouco o vosso projecto, e tentar focá-lo em algo que seja simultaneamente interessante e pedagógico. :?
A vossa proposta inicial acaba por ser mais um projecto de engenharia, na sua vertente económica, quase um projecto de viabilidade de investimento. O que está um pouco afastado do que me parece ser o objectivo da área-projecto. :oops:
Penso que seria mais aliciante tentar fazer um modelo de aerogerador, um modelo à escala de uma torre eólica, ligada a um dínamo, que permitisse gerar uma pequena quantidade de corrente, a suficiente para alimentar um LED ou uma pequena lâmpada. Também era interessante fazer um conjunto de medidas da velocidade e direcção do vento, na Serra da Boa Viagem e/ou junto ao mar. Tentar fazer essas medidas durante albgumas semanas, ou até meses, daria uma ideia do potencial de prdução de energia eólica nessa zona. É apenas uma sugestão prática :inocent:
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor FF em Quarta Nov 18, 2009 1:43 am

Só hoje vi este tópico e vou-me permitir discordar um pouco da opinião do meu colega Jcarlos - é também para isso que o Quark é um forum :D !
Acho a vossa ideia original muito interessante - associar a vertente económica das energias alternativas à engenharia e à física pode ser um excelente trabalho de Área Projecto. É difícil, mas com apoio adequado acho que podem ter sucesso. Vão ver que é um tema "tabu" - o politicamente correcto é fazer uns protótipos para demonstrar as conversões entre formas de energia.
Mas há muitos critérios objectivos para seleccionar a localização e o tipo de fontes de energia alternativas e têm muito a ver com a física.
Não desanimem por não ter conseguido apoio de imediato - podem tentar empresas mais pequenas, como a ISA ou a SINERGIAE, que têm departamentos de energias renováveis e com quem o Departamento de Física tem relações estabelecidas.
A ideia do prof. JCarlos do aerogerador é interessante - podem fazer mais que um e usá-lo para carregar uma pilha recarregável durante um tempo pré-determinado em sítios diferentes e depois descarregar a pilha monitorizando a corrente para ver qual a quantidade de carga acumulada em diferentes localizações.

Sabem que o maior pico de produção de energia eléctrica em Espanha foi a energia eléctrica eólica? :shock: Porque será?
Francisco Fraga
Departamento de Física da FCTUC
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor ferreirinha em Sexta Nov 20, 2009 11:01 am

Obrigado, vamos contactar algumas empresas, algumas as que vocês nos aconselharam, e vamos falar com o nosso professor de física.
Na terça-feira daremos noticias.
ferreirinha
gluão
gluão

Mensagempor ferreirinha em Terça Jan 05, 2010 5:59 pm

Boa Tarde!

Estamos de volta depois das férias de Natal. E por isso, temos que pôr em prática o nosso projecto. Já apresentámos o anteprojecto e agora vamos recolher dados na Serra da Boa Viagem sobre a velocidade dos ventos com a ajuda de anemómetros.
Como sabem vamos recolher esses dados para saber se poderemos implementar ou não, o parque eólico na Serra da Boa Viagem. Mas temos um pequeno problema e fundamental que é saber a velocidade necessária para o parque ser viável.
Será que nos podem ajudar??
ferreirinha
gluão
gluão

Mensagempor jcarlos em Terça Jan 05, 2010 10:07 pm

Espero que tenham um bom ano, produtivo e cheio de novos projectos :D
A questão não é apenas a velocidade do vento, mas ainda mais importante o número de dias por ano com vento acima do limiar para a produção de energia eólica. Desconheço qual o valor de limiar mas não me parece que tenha de ser muito elevada. É necessário alguma pesquisa :wink:
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ferreirinha em Terça Jan 12, 2010 4:44 pm

Confesso que estamos a ter alguma dificuldade em encontrar esse limiar. De certa forma, é uma parte fundamental para o avanço do nosso trabalho já que depois precisamos de avaliar se as condições no local são favoráveis à implementação do parque eólico.

Se nos pudessem ajudar, por exemplo em sites que conheçam em que se fala desse limiar e de parques eólicos bem como empresas deste campo para nós podermos contactar.
Além disso, sei que é um pouco aborrecido, gostávamos que nos ajudassem a perceber o que é necessário para fabricar um mini-aerogerador.

Até lá continuaremos a pesquisar em busca de mais informações para o nosso trabalho.
ferreirinha
gluão
gluão

Mensagempor jcarlos em Quarta Jan 13, 2010 10:35 am

Eu também desconheço qual será esse limiar :? O único número que encontrei foi cerca de 5 m/s, no site
http://www.engineeringtoolbox.com/wind- ... _1214.html

Mas penso que as empresas que instalam e operam esses sistemas devem conhecer. Podem contactar a EDP em http://www.a-nossa-energia.edp.pt/centr ... ap_type=pe , a Iberdrola em
http://www.iberdrola.es/webibd/corporat ... LNEGGENEOL , a Endesa em
http://www.endesa.es/Portal/es/negocios ... efault.htm Pode ser que as pessoas da Martifer também saibam.

Podem ainda encontrar muita informação acerca de como construir um aerogerador no site http://www.portal-energia.com/category/ ... rogerador/
Este site contém muita informação útil e interessante :D

Boa sorte para o trabalho, qualquer dúvida é só colocar. Pode ser que eu ou outra pessoa saiba responder :wink:
jcarlos
down-Quark!
down-Quark!

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes