O que é um quark? O que simboliza o logo deste fórum?

Actividades do projecto Quark!

O que é um quark? O que simboliza o logo deste fórum?

Mensagempor jap em Sexta Nov 10, 2006 11:33 pm

Os "quarks" e os leptões são os constituintes elementares da matéria.

Uma das propriedades mais importante dos quarks é o chamado "confinamento". Por esta razão, nunca foram vistos quarks individuais :shock: — eles estão sempre confinados dentro dos hadrões, partículas subatómicas que incluem os protões, neutrões e os mesões.

Os quarks ocorrem em seis "sabores" na natureza: "top", "bottom", "charm", "strange", "up" e "down". Os dois últimos formam os protões e os neutrões, enquanto os quatro primeiros existem em hadrões instáveis criados em aceleradores de partículas.

Os quarks têm uma unidade de "carga hadrónica", que aparece em três tipos distintos ("cores"). O campo associado a esta "carga" origina a força nuclear forte, responsável pela coesão dos hadrões. A teoria que estuda a dinâmica de quarks tem o nome de "Cromodinâmica Quântica". Segundo esta teoria, os quarks podem formar estados ligados aos pares (nesta caso quark e anti-quark) e em grupos de três (neste caso ou três quarks ou três anti-quarks) . Os pares de quarks são chamados mesões; um grupo de três quarks é um hadrão. O protão é formado por dois quarks "up" e um quark "down". O neutrão é outro estado ligado de três quarks, dois deles "down" e um "up".

Os quarks têm carga eléctrica -1/3 ou 2/3, tomando como unidade o módulo da carga do electrão. As antipartículas dos quarks têm carga oposta.

O logo deste fórum representa genéricamente um mesão, que é um par quark (q) -antiquark (q-barra).
Avatar do utilizador
jap
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 6790
Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm
Localização: Univ. de Coimbra

Voltar para Projecto Quark!

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron