O que é o projecto Quark!?

Actividades do projecto Quark!

O que é o projecto Quark!?

Mensagempor jap em Domingo Out 28, 2007 2:20 am

O projecto Quark! é uma iniciativa do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra destinado a promover a Física junto dos jovens portugueses. Consiste numa escola de excelência combinando formação à distância (on-line, via este fórum) e presencial. As aulas presenciais decorrem aos fins de semana, com periodicidade mensal, no DF da FCTUC, para um total de 50 jovens dos 11º e 12º anos de escolaridade, oriundos de todos os pontos do país. A escola acolhe neste grupo de 50 quarkianos os 20 alunos pré-seleccionados para participar nas Olimpíadas Internacionais de Física, havendo sessões com enfoque particular na preparação da equipa olímpica portuguesa. O projecto Quark! é herdeiro de mais de 10 anos de tradição na preparação, no DF da FCTUC, das equipas de jovens que têm representado Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física e do fórum das olimpíadas de Física.

O projecto Quark! está aberto a todos os interessados, podendo financiar o deslocamento, alojamento e alimentação durante as sessões em Coimbra de um conjunto de jovens que demonstrem grande interesse pela Física e excelência académica. A candidatura, on-line, será feita durante o mês de Dezembro (o link para as candidaturas será aqui anunciado em breve). É necessário apresentar uma carta de interesse do aluno, uma recomendação de um professor e um histórico académico do secundário.

Este projecto tem o apoio da FCTUC e da Agência Nacional "Ciência Viva".

A página web do projecto Quark! onde poderá ser consultado o regulamento, procedimento de candidatura, e obter mais informações é:

http://quark.fis.uc.pt
última vez editado por jap s Domingo Dez 16, 2007 12:52 am, editado 6 vezes no total
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Domingo Out 28, 2007 10:16 am

só há 30 vagas??? :shock:

é por selecção ou sorteio? é que se for por sorteio dos seleccionados tou feito... eu nunca tive sorte em nada... se for por selecção as perspectivas também não são muito animadoras lol os alunos que se vão candidatar não serão propriamente burros... :?
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor RicardoCampos em Domingo Out 28, 2007 10:33 am

Eu diria que 50 alunos é demasiado para um trabalho decente...

Quanto a ti miguel, aposto contigo em como entras sem problemas nenhuns... As 30 vagas nem devem encher!

Nao deves ter propriamente a noçao de quantos alunos estao dispostos a perder um fim de semana para ir aprender fisica a coimbra...

Lembro-me que no 10º ano quando recebi uma carta a convidar para o delfos (o equivalente em matematica), tambem falavam de um limite de incriçoes de 30 ou 50, mas para todo o secundario! diga-se de passagem que nao me lembro de ver la mais do que 20 alunos simultaneamente. Tirando quando por vezes recebiamos vizitas dos "fisicos" :P
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Domingo Out 28, 2007 10:37 am

ahhhh tao já tou mais descansado... :D

tu que já tens experiências nestas andanças... o que é que se costuma fazer nestes fins-de-semana?

já agora e esta é para o professor... já estou a ter umas ideias pra mascote... já tou no paintshop pro a inventar... eu depois peço ajuda a colegas meus de artes
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor jap em Domingo Out 28, 2007 10:39 am

MiguelReisOrcinha Escreveu:só há 30 vagas??? :shock:

é por selecção ou sorteio? é que se for por sorteio dos seleccionados tou feito... eu nunca tive sorte em nada... se for por selecção as perspectivas também não são muito animadoras lol os alunos que se vão candidatar não serão propriamente burros... :?

São 50 alunos, 20 vagas são pré-preenchidas pelos olímpicos, sobram 30 vagas para alunos não olímpicos que serão atribuídas não por sorteio, mas por selecção tendo como elementos a carta de intenção do aluno, a carta de recomendação do professor, o seu currículo escolar...e o seu ranking quarkiano (Quark!-militante, no teu caso!) :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Domingo Out 28, 2007 11:01 am

haha já sou militante... nem reparei...

pois mas mesmo assim... não quero tomar o lugar como garantido... vou ver se falo co stor roger (o professor de física Rogério Nogueira... decerto que conhece um Miguel Nogueira filho dele...)... peço-lhe para escrever a carta de recomendação... se ele não quiser peço à professora de matemática... ela é muito bacana...
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor Zé Teixeira em Domingo Out 28, 2007 2:39 pm

MiguelReisOrcinha Escreveu:vou ver se falo co stor roger (o professor de física Rogério Nogueira... decerto que conhece um Miguel Nogueira filho dele...)

O Miguel! Foi olímpico do meu ano :D infelizmente agora vejo-o muito pouco, ele foi para o Porto. O pai dele também é porreiro, de certeza que te escreve a carta de recomendação.
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor kanixe em Segunda Nov 05, 2007 8:51 pm

fim de semana é fim e semana :lol:
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

Mensagempor Real em Sábado Dez 15, 2007 8:59 pm

Professor Paixão, se houver qualquer coisa que eu possa fazer para o ajudar com o projecto conte comigo :wink:
Diogo Fernandes
(IPhO 2005 - Salamanca)
Real
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 7:52 pm

Mensagempor jap em Sábado Dez 15, 2007 9:07 pm

Real Escreveu:Professor Paixão, se houver qualquer coisa que eu possa fazer para o ajudar com o projecto conte comigo :wink:

Claro, conto contigo para uma lição quarkiana em data a combinar! :D E, está bem visto, para continuar a motivar os homens (e as meninas?) do Norte a seguir Física e a participar neste projecto, como tão eloquentemente fizeste hoje na sessão.

Obrigadão, mais uma vez! :friends:

Abraço amigo do
jap
PS: E há um fausto almoço em dívida para me cobrares na primeira oportunidade - não te esqueças! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Real em Sábado Dez 15, 2007 9:18 pm

Por acaso em Janeiro vou iniciar uns módulos na minha escola antiga (Escola Secundária de Gondomar) com alguns alunos de lá. Talvez consiga convencer algum a participar no projecto :wink:
Quando termina o prazo de inscrição?

Quanto a almoços [e jantares] faustos, disso eu nunca me esqueço! :lol:

Agora que as aulas vão acabar já tenho mais tempo para participar no Quark!
Talvez surja alguma quântica, just "for something completely different" :twisted:

[PS: a sessão em coimbra soube-me bem, já tinha saudades desta malta]
Diogo Fernandes
(IPhO 2005 - Salamanca)
Real
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 7:52 pm

Mensagempor jap em Sábado Dez 15, 2007 9:26 pm

Real Escreveu:Por acaso em Janeiro vou iniciar uns módulos na minha escola antiga (Escola Secundária de Gondomar) com alguns alunos de lá. Talvez consiga convencer algum a participar no projecto :wink:
Quando termina o prazo de inscrição?

O prazo para inscrições termina a 12 de Janeiro.

Real Escreveu:Agora que as aulas vão acabar já tenho mais tempo para participar no Quark!
Talvez surja alguma quântica, just "for something completely different" :twisted:

Excelente! Ficamos ansiosamente à espera. :D
Obrigado!
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Terça Maio 20, 2008 8:32 am

Saiu uma entrevista minha sobre o projecto Quark na mais recente edição da revista da SPF "Gazeta de Física" - acabei de receber o meu exemplar! :D

Ainda não está online, logo que estiver disponível coloco aqui o link. :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quarta Maio 21, 2008 6:37 pm

Ora vejam aqui

Gazeta de Física

a minha entrevista à Gazeta de Física, sobre o projecto Quark! (páginas 50 e 51) :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor RicardoCampos em Quarta Maio 21, 2008 6:52 pm

Temos até mini-gente dos Açores, vejam lá!

Muito boa a entrevista ;)
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Próximo

Voltar para Projecto Quark!

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes