Livro recebido por correio

Actividades do projecto Quark!

Livro recebido por correio

Mensagempor joaofrme em Terça Dez 17, 2013 5:59 pm

Olá a todos,

Eu recebi hoje um livro por correio vindo da Universidade de Coimbra, o título é: "Physics for Scientists & Engineers with Modern Physics" e o autor é Douglas C. Giancoli, e queria saber o que é que é suposto ser? É o manual que que iremos usar nas sessões? Ou é um auxiliar de estudo? Eu, por iniciativa própria, ao ver os posts antigos aqui neste fórum percebi que era bom começar já a ver a matéria do 12º ano de Física antes das sessões para não me espantar com os conceitos lá abordados, mas em relação a este livro é necessário começar já a vê-lo ou posso esperar pelo começo das sessões?

Para além disso, o livro está em Inglês. Para mim não é um problema mas isso levanta outra questão: será que nas Olimpíadas Internacionais (se lá chegar) poderei escrever em português ou tenho de escrever em Inglês? E nas Ibero-Americanas?

Se me pudessem responder era uma grande ajuda para eu perceber o que esperar e desde já agradeço a quem o faça.
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Re: Livro recebido por correio

Mensagempor e_samarta em Terça Dez 17, 2013 6:25 pm

Eu também já o recebi! :D

Acho que não o vamos utilizar obrigatoriamente nas sessões, pelo que sim, deve ser uma espécie de auxiliar. Pessoalmente, ainda não o comecei a ver... E duvido seriamente que alguma vez consiga ler metade, eheheh...

Penso que nas provas internacionais (IPhO e Ibero-americanas) os estudantes escrevem tudo na língua materna (português para nós, portanto... :) ). Não tenho 100% de certeza, mas podes perguntar isso a um dos professores na primeira sessão.
e_samarta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Abr 20, 2013 7:52 pm

Mensagempor joaofrme em Terça Dez 17, 2013 10:35 pm

Eu calculei que fosse algo do género, mas realmente, o melhor mesmo é perguntar na primeira semana. Mas obrigado na mesma pela resposta
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Mensagempor jap em Terça Dez 17, 2013 11:04 pm

Olá,

O livro que receberam é um (excelente) auxiliar para estudo, não precisam de o trazer para as sessões do Quark!, até porque ele é bastante pesado...

Quanto à questão colocada sobre o idioma em que podem responder nas provas da IPhO, podem usar o inglês ou o português, mas é um bocado irrelevante, porque vão ter mesmo é de apresentar cálculos, esquemas e gráficos - apesar de tudo a linguagem da Física é a Matemática, que é universal... :lol:

Na OIbF podem, evidentemente, responder em português, mas aplica-se o comentário acima.

Até breve, em Coimbra.

jap
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor joaofrme em Sexta Dez 20, 2013 11:41 am

Obrigado pelo esclarecimento
joaofrme