Cortes na matéria do 12º

Actividades do projecto Quark!

Cortes na matéria do 12º

Mensagempor cdmfernandes em Sábado Nov 24, 2012 10:16 pm

Olá.

Como devem saber o tempo de aulas dedicado a Física no 12º segundo ano foi diminuido para este ano letivo.
Por isso é inevitável que a minha professora (e as de todos so meus colegas do 12º ano) não dê parte da matéria que faz parte do programa do 12ºano.
Sou um dos olímpicos, estive a pensar um bocado e de certeza que essa parte da matéria vai fazer me falta.
A minha dúvida é de como é que o Quark! vai lidar com esta situação. Acham que já devo arranjar maneira de me "adiantar" na matéria, ou posso estar descançado por enquanto?
cdmfernandes
gluão
gluão

Registado: Quinta Out 18, 2012 6:53 pm

Re: Cortes na matéria do 12º

Mensagempor filipematos em Terça Nov 27, 2012 8:53 pm

Olá, como tu também sou olímpico. Já frequentei o Quark! o ano passado e como tal posso dizer que o que vais aprender no Quark! vai muito para além do que dás nas aulas. O que eu quero dizer é que não te preocupes, porque visto o que vias ter que estudar POR TI , acho que não é por não dares nas aulas que não vais conseguir estudar por ti, visto que o que dás nas aulas é muito facilitado, falo por experiência própria quando hoje dei o MHS na aula e lembrei-me da primeira aula de mecância do Quark!, onde enquanto na escola estava a a começar o MHS no quark! com aquele tempo de aula já estávamos no MHF (forçado) :)

Em breve nos veremos :)

Ps: O que te aconselho é pega no livro do 12º e lê-o, depois pegas no segway e pronto.. Mesmo que não leias pelo do 12º no serway eles explicam tudo do ínico por isso don't worry
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Mensagempor cdmfernandes em Terça Nov 27, 2012 10:41 pm

Só fiz coloquei este post para saber se valeria a pena ir me adiantando e já começar a estudar algo mais para a frente no livro.
Não tenho quaisquer problemas em estudar por mim pelo livro (até seria uma boa maneira de ocupar os tempos livres), só gostaria de o ver para ir vendo aquilo que não vai ser dado e aquilo em que me teria de adiantar. Achei que quanto mais cedo definisse isso, melhor.

Edit: Já recebi o Serway e ,no momento que o vi, obtive a resposta um número de perguntas. :o
Certamente vão surgir outras, mas talvez vá estar um bocado ocupado. :lol:
cdmfernandes
gluão
gluão

Mensagempor smeneses em Domingo Dez 30, 2012 1:46 am

Ainda vão cortar mais no horário de Física de 12º? :O Estão a dar demasiado valor aos exames, não ao que os alunos aprendem... isso está mal.

Quanto à matéria de Física, convém veres o que é o momento linear, movimento harmónico simples e começares a ver electromagnetismo... embora isso só te vá servir para os primeiros 5 minutos do Quark :mock:. Jokes aside, o Filipe tem razão, tens de estudar por ti, e quanto mais cedo melhor. É muita matéria.
E=mc^2
Energy equals Milk Chocolate square
smeneses
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Nov 05, 2011 5:21 pm

Mensagempor jap em Segunda Dez 31, 2012 12:14 am

É verdade que com a redução do horário da Física do 12º ano, os professores vão ter dificuldade em cumprir o programa... No entanto, não houve qualquer instrução (que eu saiba) por parte do ministério em relação a "cortes" no programa. Contudo, o programa "olímpico" vai bem além do programa do 12º ano o que exigirá, com a redução do horário, um esforço individual de preparação um pouco maior aos olímpicos deste ano. Mas podes sempre contar com a ajuda do Quark! :lol:
De qualquer forma, o Simão tem razão: talvez possas avançar desde já um pouco no estudo da matéria. começando pelos temas que ele sugere.

Abraço,
jap
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor cdmfernandes em Segunda Dez 31, 2012 1:56 am

Nenhum professor me disse que houve cortes por parte do ministério no programa de Física.
Eu disse cortes porque, devido à redução do horário, é impossível aos professores leccionar a totalidade do programa e por isso, falando no caso da minha professora, parte da matéria que consta do programa não vai ser abordada.
Pelo que eu percebo,(eu sou apenas um aluno, mas posso esclarecer as coisas com minha professora) não houve oficialmente "cortes" (por ex: os livros são os mesmos e tem o mesmo conteúdo que nos anos anteriores) mas, na prática, é impossível dar a totalidade da matéria incluida no programa.
Na minha escola os professores estão a escolher as partes da matéria mais importantes e vão deixar para trás a matéria restante.
Em suma, o programa é o mesmo, mas o tempo para cumpri-lo é menor e não permite que este seja cumprido na totalidade.

Quanto à preparação, não tenho tido muitos problemas.
Estou a estudar pelo Serway e tenho acompanhado bem(fora alguma dificuldade em compreender algumas demonstrações que recorrem a cálculo avançado, mas tenho de modo geral ultrapassado essas dificuldades).
Tenho lido-o "todo seguido"(quero dizer sem saltar partes) e estou a acabar o capítulo sobre o equlibrio estático e os módulos de elasticidade e vou começar a ler o capítulo sobre a gravidade.
Depois de ler isto, talvez passe à frente a parte sobre a dinâmica dos fluidos (visto que vou dar isso na escola) e a Termodinâmica e comece a estudar o movimento oscilatório e os primeiros capítulos sobre Eletromagnetismo.
cdmfernandes
gluão
gluão

Mensagempor smeneses em Terça Jan 15, 2013 6:36 pm

Visto que só vão começar com funções e com Cálculo propriamente dito a partir de agora no 2º período, convinha deitares os olhos a um livro de Cálculo Infinitesimal para te ires adiantando na matéria das derivadas e também das integrais, elas vão ser usadas e abusadas já a partir da primeira sessão (bem me lembro da 1ª sessão e da dedução do movimento harmónico amortecido :lol: )
E=mc^2
Energy equals Milk Chocolate square
smeneses
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Nov 05, 2011 5:21 pm

Voltar para Projecto Quark!

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes