1ª Sessão do projecto Quark!- 2012

Actividades do projecto Quark!

Re: 1ª Sessão do projecto Quark!- 2012

Mensagempor jap em Quinta Jan 26, 2012 1:02 am

rafaelsantos Escreveu:Boa Noite!

jap Escreveu:Amanhã será divulgada aqui a lista dos alojamentos, bem como alguns indicações logísticas.

Alguma informação relativa a isto? :)

Sim, ver aqui:

Informação logística
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor jap em Domingo Jan 29, 2012 11:05 pm

E pronto, já terminou a 1ª sessão da edição 2012 do projecto Quark! :D

Espero que tenham gostado e que tenham tido um bom regresso a casa. :wink:

BTW, foram deixados alguns objectos na sala... :huh: Eu guardo para entregar na próxima sessão.

Até lá, bom estudo e good luck na senda do :BW: ! :P
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor afpg1 em Segunda Jan 30, 2012 12:07 am

A 1ª sessão foi fantástica!! :hands: (Assim como serão as próximas)

Prof, acha que era possível colocar algum material como uma introdução às derivadas? É que acho que os alunos de 11º (não sei se todos) ficaram algo confusos :wall: com esta "onda" de nova informação. E algum do material na internet não muito fiável...

Muito obrigado, e que este mês passe a correr.
afpg1
gluão
gluão

Registado: Sexta Jan 13, 2012 10:35 pm

Mensagempor smeneses em Segunda Jan 30, 2012 2:21 am

Adorei a sessão deste fim-de-semana! Admito que não percebi tudo o que foi leccionado pois não estava preparado para este ritmo, mas é para isso que servirá este tempo até à próxima sessão :)

Foi excelente conhecer todas estas pessoas novas e finalmente por um rosto e uma voz a estas personagens do fórum!

P.S.: Professor, como não estava a conseguir acompanhar o ritmo de escrita no quadro e nos slides de powerpoint do sábado (devido a problemas de visão derivados das minhas alergias), eu recorri ao meu telemóvel no domingo para tirar fotos para então conseguir passar todo o essencial. Espero que não haja problema se eu fizer isto :| pois dá-me imenso jeito.

P.P.S.; Aguardo ansiosamente a próxima sessão! :D
E=mc^2
Energy equals Milk Chocolate square
smeneses
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Nov 05, 2011 5:21 pm

Mensagempor marianafns29 em Segunda Jan 30, 2012 2:59 pm

Eu também adorei esta sessão!!!

Estou a aguardar pela próxima e a processar a informação adquirida. Espero que a próxima sessão seja ainda melhor.
marianafns29

Registado: Quinta Jan 12, 2012 11:54 pm

Mensagempor rafaelsantos em Segunda Jan 30, 2012 5:50 pm

smeneses Escreveu:Adorei a sessão deste fim-de-semana!
(...)
Foi excelente conhecer todas estas pessoas novas e finalmente por um rosto e uma voz a estas personagens do fórum!

Concordo Inteiramente! Aguardo a próxima sessão :)

jap Escreveu:good luck na senda do :BW: ! :P

A procura de 2012 começou!
To confine our attention to terrestrial matters would be to limit the human spirit. - Stephen Hawking

rafaelsantos
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Out 09, 2010 5:04 pm

Mensagempor jorgelaranjeira em Segunda Jan 30, 2012 7:34 pm

a Primeira sessão foi altamente
jorgelaranjeira
gluão
gluão

Registado: Quinta Jan 12, 2012 11:21 pm

Mensagempor adrianac em Segunda Jan 30, 2012 10:10 pm

Gostei imenso desta primeira sessão e correspondeu inteiramente às minhas expectativas :D

O ritmo das aulas é diferente, mas é muito bom mesmo!!

Até Fevereiro!!!
adrianac
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Jan 12, 2012 11:11 pm

Mensagempor ruifm em Segunda Jan 30, 2012 10:23 pm

Até Fevereiro para todos os quarkianos! Que passe a correr porque gostei mesmo do ambiente e do ritmo. Acima das expectativas devo dizer. Se for sempre assim vao ser 6 fins de semana espetaculares.
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Mensagempor gnmandrade em Segunda Jan 30, 2012 10:48 pm

afpg1 Escreveu:A 1ª sessão foi fantástica!! :hands: (Assim como serão as próximas)

Prof, acha que era possível colocar algum material como uma introdução às derivadas? É que acho que os alunos de 11º (não sei se todos) ficaram algo confusos :wall: com esta "onda" de nova informação. E algum do material na internet não muito fiável...

Também já passei por isso. Em principio o problema não é só as derivadas mas o cálculo em geral...
Vais dar derivadas ainda este ano, não me lembro é se é a tempo da 2ª sessão.
O conselho que te dou é a pedires ao teu professor de matemática ou de físico-química para te ensinar as bases das derivadas e dos integrais. O que custa mais é entrar no ritmo, acredita... depois de perceberes como aquilo funciona torna-se tudo muito mais fácil :F

O que eu fiz na altura foi falar com a minha professora de FQ e ela falou com a professora que dava Física de 12º na minha escola para me dar umas bases de derivadas e integrais. Bastou-me uma aula de menos de hora e meia para perceber os conceitos, o resto é prática :)
Tive sorte porque, mais ou menos na mesma altura, o meu pai andava a fazer umas mudanças no escritório dele e encontrou um livro de Cálculo do tempo da faculdade. Ainda hoje o uso, chama-se "Cálculo Diferencial e Integral Volume 1" de N. Piskunov. Dizem que o livro do Apostol ou o Spivak são melhores, acredito que sejam, mas como tinha este à disposição foi o que acabei por usar. Tenho um colega que tem o Apostol e ele tem dimensão semelhante aos livros dos Olímpicos, não sei se os viste. O Piskunov em contra partida é mais pequeno (talvez o tamanho da letra tenha influência...), deve ter muito menos coisas mas acho que fala no essencial e de uma forma mais compacta. Também tem alguns exemplos com resolução. O defeito é que às vezes recorre a relações trigonométricas que provavelmente não irás reconhecer se o utilizares, mas nesses casos a solução é ir à wikipédia ver a lista de operações com funções trigonométricas :mock:

Se conseguires fala com outros Quarkianos mais velhos, eles provavelmente vão conseguir ajudar-te melhor que eu :XD
Antes da 2ª sessão aconselho-te vivamente é a falares com um professor para te ensinar aquelas coisas como te disse. Tenho a certeza que vão estar disponíveis para todas as tuas dúvidas :D
Qualquer coisa, eu também estou disponível para tentar ajudar. Posso é demorar um bocado a responder porque também estou ocupado neste momento com os exames... Mas se me pedirem ajuda não a nego a ninguém. Na pior das hipóteses encaminho para outra pessoa que consiga ajudar :P
Gonçalo Andrade
IPhO 2011 Thailand
"O papa guardanapos da Tailândia" :P
gnmandrade
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Jan 22, 2010 12:30 am

Mensagempor jap em Segunda Jan 30, 2012 11:21 pm

smeneses Escreveu:Adorei a sessão deste fim-de-semana! Admito que não percebi tudo o que foi leccionado pois não estava preparado para este ritmo, mas é para isso que servirá este tempo até à próxima sessão :)

P.S.: Professor, como não estava a conseguir acompanhar o ritmo de escrita no quadro e nos slides de powerpoint do sábado (devido a problemas de visão derivados das minhas alergias), eu recorri ao meu telemóvel no domingo para tirar fotos para então conseguir passar todo o essencial. Espero que não haja problema se eu fizer isto :| pois dá-me imenso jeito.

P.P.S.; Aguardo ansiosamente a próxima sessão! :D

Ainda bem que gostaste da sessão! :confident:

Quanto às fotos, no problem, desde que sejam para uso privado.
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Segunda Jan 30, 2012 11:23 pm

afpg1 Escreveu:A 1ª sessão foi fantástica!! :hands: (Assim como serão as próximas)

É natural que o pessoal do 11º ano tenha tido algumas dificuldades com o formalismo matemática - é muito informação nova, que vos é transmitida a um ritmo muito elevado! :lol:

Vou pedir ao prof. fnog para disponibilzar algum material - espero que tenha tempo para isso, ele é uma pessoa muito atarefada, e vai em breve viajar para fora do país...
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor afpg1 em Terça Jan 31, 2012 12:29 am

gnmandrade Escreveu:
Também já passei por isso. Em principio o problema não é só as derivadas mas o cálculo em geral...
Vais dar derivadas ainda este ano, não me lembro é se é a tempo da 2ª sessão.
O conselho que te dou é a pedires ao teu professor de matemática ou de físico-química para te ensinar as bases das derivadas e dos integrais. O que custa mais é entrar no ritmo, acredita... depois de perceberes como aquilo funciona torna-se tudo muito mais fácil :F

O que eu fiz na altura foi falar com a minha professora de FQ e ela falou com a professora que dava Física de 12º na minha escola para me dar umas bases de derivadas e integrais. Bastou-me uma aula de menos de hora e meia para perceber os conceitos, o resto é prática :)
Tive sorte porque, mais ou menos na mesma altura, o meu pai andava a fazer umas mudanças no escritório dele e encontrou um livro de Cálculo do tempo da faculdade. Ainda hoje o uso, chama-se "Cálculo Diferencial e Integral Volume 1" de N. Piskunov. Dizem que o livro do Apostol ou o Spivak são melhores, acredito que sejam, mas como tinha este à disposição foi o que acabei por usar. Tenho um colega que tem o Apostol e ele tem dimensão semelhante aos livros dos Olímpicos, não sei se os viste. O Piskunov em contra partida é mais pequeno (talvez o tamanho da letra tenha influência...), deve ter muito menos coisas mas acho que fala no essencial e de uma forma mais compacta. Também tem alguns exemplos com resolução. O defeito é que às vezes recorre a relações trigonométricas que provavelmente não irás reconhecer se o utilizares, mas nesses casos a solução é ir à wikipédia ver a lista de operações com funções trigonométricas :mock:

Se conseguires fala com outros Quarkianos mais velhos, eles provavelmente vão conseguir ajudar-te melhor que eu :XD
Antes da 2ª sessão aconselho-te vivamente é a falares com um professor para te ensinar aquelas coisas como te disse. Tenho a certeza que vão estar disponíveis para todas as tuas dúvidas :D
Qualquer coisa, eu também estou disponível para tentar ajudar. Posso é demorar um bocado a responder porque também estou ocupado neste momento com os exames... Mas se me pedirem ajuda não a nego a ninguém. Na pior das hipóteses encaminho para outra pessoa que consiga ajudar :P

Já falei com a minha professora e ela vai dar-me umas luzes sobre o assunto.
Também já encontrei em pdf o livro que recomendaste, bem como o livro que deram aos olimpicos embora seja uma versão diferente.
Obrigada pela ajuda, :D
afpg1
gluão
gluão

Registado: Sexta Jan 13, 2012 10:35 pm

Mensagempor gnmandrade em Terça Jan 31, 2012 1:21 am

afpg1 Escreveu:Já falei com a minha professora e ela vai dar-me umas luzes sobre o assunto.
Também já encontrei em pdf o livro que recomendaste, bem como o livro que deram aos olimpicos embora seja uma versão diferente.
Obrigada pela ajuda, :D

Um conselho, tem cuidado com algumas notações mais antigas que o livro usa. Se não me engano usa Log como o actual ln, por exemplo.
Como estás no 11º ainda tens tempo... começa a ler o livro do inicio, embora seja um pouco chato introduz alguns conceitos importantes que ajudam a compensar o facto de ainda não teres a matemática do 12º.
Outro sitio engraçado onde vou muitas vezes e que penso que já foi referido aqui no fórum é este canal

http://www.youtube.com/user/matmania1

Foi-me muito útil quando ainda estava no secundário para aprender técnicas de integração e coisas assim, mas tenho quase a certeza que explica a matéria do início :)
Gonçalo Andrade
IPhO 2011 Thailand
"O papa guardanapos da Tailândia" :P
gnmandrade
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Jan 22, 2010 12:30 am

Mensagempor pedromiguel-s em Terça Jan 31, 2012 7:53 pm

Sim, eu também gostei muito, apesar do ritmo estonteante. :shock:

gnmandrade Escreveu:O conselho que te dou é a pedires ao teu professor de matemática ou de físico-química para te ensinar as bases das derivadas e dos integrais. O que custa mais é entrar no ritmo, acredita... depois de perceberes como aquilo funciona torna-se tudo muito mais fácil :F

Parece-me uma excelente ideia. Vou ver o que consigo fazer. :wink:
pedromiguel-s
gluão
gluão

Registado: Quarta Jan 18, 2012 10:32 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Projecto Quark!

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes